
Postado originalmente por
Fábio

Postado originalmente por
samukanvas
Será? Vc acha que o conjunto será mais forçado numa estrada de terra que em areia, por exemplo?
LÓGICO!!!!
Acho que vocês não estão entendo o "porque" não se deve usar o 4x4 num piso com boa tração. Vamos falar um pouco dos componentes que sofrem com esse uso:
(Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)
Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles. São esses cardans que vão girar seu eixo diferencial que por sua vez vai transmitir a força para as rodas.
Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.
Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.
Se você estiver num terreno de baixa tração (lama ou areia, por exemplo), quem cede é a roda que está com menos aderencia: O pneu vai girar em falso até voltar a ter aderencia e dai por diante. Já no asfalto ou chão batido é mais provavel a hipótese que seu powertrain seja forçado do que a de que seus bolações MUD de 38 polegadas fiquem girando em falso.

Postado originalmente por
samukanvas
Estrada de terra é mole pro carrinho e o fabricante recomenda usar 4x4 até quando tá chovendo pra melhorar a tração...
e na 4x4&Cia também...

Essa é uma medida de segurança que nada tem de preocupação com a durabilidade do veículo. Da mesma forma que o manual sempre sugere pressão dos pneus mais baixas para evitar ruidos e bateção de plasticos no interior do carro. Vc acha que eles se preocupam se o pneu vai durar 30000km ao invés de 50000?!? Porque se preocupariam se a sua t-case vai durar mais ou menos?!?