Re: DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H
Citação:
Postado originalmente por Fábio
(Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)
Cuidado com generalizações, algumas Cherokee e Pajeros podem andar em 4x4 no asfalto (4x4 Full-time) mas não são 4x4 permamentes como Nivas e Lands.
Então essas Cherokee e Pajeros podem andar em 4x2 e tem que acionar algo para selecionar a 4x4 Full-time.
Outra coisa, todos estes tem 4x4 Part Time, justamente quando se bloqueia o diferencial central.
Voce deveria ter tido que iria falar dos que só tem 4x4 Part Time ou que não tem 4x4 Full-time ou 4x4 Integral.
Citação:
Postado originalmente por Fábio
Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles.
Não é a força que importa, mas sim a rotação. Já que é isso que o diferencial central faz quando ele existe, compensar a rotação.
A força depende basicamente da tração de cada roda.
Citação:
Postado originalmente por Fábio
Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.
Novamente o problema é a rotação e não a força.
Citação:
Postado originalmente por Fábio
Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.
Novamente o problema é a rotação e não a força.