--------------------------------------------------
Pessoal,
Foi visto o Jimny do Jovi, modelo novo com comando variável de válvulas e pneus 215 75 15, andando super bem nas dunas dos cataventos, em Fortaleza.
O meu modelo 2001 com pneus 205 70 15 andou igual aos Samurai não mexidos.
Eu esperava que o modelo novo fosse ligeiramente melhor que o 2001 nas dunas, mas não tão melhor assim. O novo tem mais 4 CV, e possui torque maior nas rotações mais baixas.
Por isso, acredito que algum ajuste pode ser feito para melhorar o desempenho da minha viatura.
Para servir como informação importante para esses ajustes, decidi levar o Jimny a oficina Style, em Fortaleza, que possui um dinamômetro de rolo, e medi a potência e torque máximos da viatura.
Infelizmente o equipamento dessa oficina não é certificado, e o erro das medidas é desconhecido. O próprio fornecedor do equipamento para a oficina não quis garantir o erro da medição.
Ao valor medido, é acrescentado 10 HP e depois multiplicado 1,15 para carros com tração dianteira e 1,2 para carros com tração traseira. Com isso, a oficina fornece um valor aproximado de potência medida.
Apesar dessa imprecisão, acho essa medida importante quando se considera o antes e o depois de algum ajuste, e também a comparação entre carros diferentes. Com isso, consegue-se trabalhar com uma meta, que pode ser ajustar o carro para o máximo de potência e torque, ou comparar desempenhos entre viaturas diferentes, e isso é muito bom.
No meu caso, as medidas que fiz só teriam uma boa utilizade se comparadas com medidas em viaturas semelhantes, para verificar se o desempenho está dentro do esperado.
Portanto, conclamo os colegas de Fortaleza que possuem Jimny, principalmente Jovi, que tem um novo, e os colegas que têm Samurai não mexidos que façam o teste, para termos uma boa referência de potência e torque das nossas viaturas. Paguei 150 pilas no teste.
A Style faz no mínimo por 120 pilas se forem pelo menos 6 viaturas no dia.
De acordo com o metodo descrito, deu 77 HP nas rodas traseiras.
O objetivo do teste é conhecer melhor o carro e verificar se seu desempenho está dentro das condições nominais, e caso não esteja, avaliar o caminho para reverter a perda.
No caso do meu Jimny, só falta eu comparar o teste com o teste de uma viatura similar para eu tirar minhas conclusões.
Um abraço,
Sandro