x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 56

Desempenho do Jimny

Criei este tópico para tratarmos do desempenho dos nosso Jimny.
    Assim, poderemos ter referências de desempenho de nossas viaturas.

Abaixo, alguns temas que poderiam ser tratados neste tópico:

Meu Jimny está com a potência e o torque corretos?
    Devido a uma má regulagem ou problema, a potência está inferior?
    Como medir desempenho? Dinamômetro? Marcaçao de tempo de arrancadas?
    Comparações de desempenho entre os Jimny 98 a 2000 x Jimny 2001 a 2003 x Jimny 2009 e 2010.
    Meu Jimny está tinindo, com a potência e o torque normais, mas mesmo assim quero aumentar a potência, o que fazer? Turbinar? Chipar? Colocar o cabeçote do Jimny novo? Mexer na taxa de compressão? Trocar componentes? Botar nitro? Etc, etc, etc...

Colocando esta mensagem no seu devido tópico...
    --------------------------------------------------
    Pessoal,

Foi visto o Jimny do Jovi, modelo novo com comando variável de válvulas e pneus 215 75 15, andando super bem nas dunas dos cataventos, em Fortaleza.
    O meu modelo 2001 com pneus 205 70 15 andou igual aos Samurai não mexidos.
    Eu esperava que o modelo novo fosse ligeiramente melhor que o 2001 nas dunas, mas não tão melhor assim. O novo tem mais 4 CV, e possui torque maior nas rotações mais baixas.
    Por isso, acredito que algum ajuste pode ser feito para melhorar o desempenho da minha viatura.
    Para servir como informação importante para esses ajustes, decidi levar o Jimny a oficina Style, em Fortaleza, que possui um dinamômetro de rolo, e medi a potência e torque máximos da viatura.
    Infelizmente o equipamento dessa oficina não é certificado, e o erro das medidas é desconhecido. O próprio fornecedor do equipamento para a oficina não quis garantir o erro da medição.
    Ao valor medido, é acrescentado 10 HP e depois multiplicado 1,15 para carros com tração dianteira e 1,2 para carros com tração traseira. Com isso, a oficina fornece um valor aproximado de potência medida.
    Apesar dessa imprecisão, acho essa medida importante quando se considera o antes e o depois de algum ajuste, e também a comparação entre carros diferentes. Com isso, consegue-se trabalhar com uma meta, que pode ser ajustar o carro para o máximo de potência e torque, ou comparar desempenhos entre viaturas diferentes, e isso é muito bom.
    No meu caso, as medidas que fiz só teriam uma boa utilizade se comparadas com medidas em viaturas semelhantes, para verificar se o desempenho está dentro do esperado.

Portanto, conclamo os colegas de Fortaleza que possuem Jimny, principalmente Jovi, que tem um novo, e os colegas que têm Samurai não mexidos que façam o teste, para termos uma boa referência de potência e torque das nossas viaturas. Paguei 150 pilas no teste.
    A Style faz no mínimo por 120 pilas se forem pelo menos 6 viaturas no dia.

De acordo com o metodo descrito, deu 77 HP nas rodas traseiras.
    O objetivo do teste é conhecer melhor o carro e verificar se seu desempenho está dentro das condições nominais, e caso não esteja, avaliar o caminho para reverter a perda.
    No caso do meu Jimny, só falta eu comparar o teste com o teste de uma viatura similar para eu tirar minhas conclusões.

Um abraço,

Sandro

Usuário
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Criei este tópico para tratarmos do desempenho dos nosso Jimny.
    Assim, poderemos ter referências de desempenho de nossas viaturas.

Abaixo, alguns temas que poderiam ser tratados neste tópico:

Meu Jimny está com a potência e o torque corretos?
    Devido a uma má regulagem ou problema, a potência está inferior?
    Como medir desempenho? Dinamômetro? Marcaçao de tempo de arrancadas?
    Comparações de desempenho entre os Jimny 98 a 2000 x Jimny 2001 a 2003 x Jimny 2009 e 2010.
    Meu Jimny está tinindo, com a potência e o torque normais, mas mesmo assim quero aumentar a potência, o que fazer? Turbinar? Chipar? Colocar o cabeçote do Jimny novo? Mexer na taxa de compressão? Trocar componentes? Botar nitro? Etc, etc, etc...
    Sandro tenho um amigo que tinha um Suzuki jimny ano 2001 a alguns anos atrás, e no período que esteve com ele, ele mandou CHIPAR o carro e ficou uma águia!!!! Vou solicitar algumas informações sobre o que ele fez na viatura dele e posto aqui.
    Abs

Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Agradecimentos: 9
    Teste de dinamometro no RJ:
    Acho irei testar...

http://www.ambmotorsport.com.br/

- Passagem para medição de potência com impressão de gráfico - R$ 30,00
    - Aluguel de hora para acerto do carro - R$ 105,00

Ligue 21 3432-4124
    Marcelo->21 7893-6584 ou 32*4980

Rua Rodolfo Portugal Milward, 325 Jacarepaguá - RJ - Cep 22790-580... Proximo ao autódromo!

A marca do dinamometro é Dynotech e o modelo é o 720I, é o mesmo usado na Stock Car e na TC 2000 (competição na Argentina). O nosso intuito é de fazer o produto funcionar com preços bem acessíveis para que todos possam usar essa grande ferramenta de aferição e acerto dos carros.

4X4 Brasil
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 15
    Meu Jimny é igual ao seu Sandro..tudo ano..e ta original, segundo manual com 84.000 vou levar nessa oficina em Jacarepagua para fazer o teste assim q tiver tempo e posto o resultado aki. muito bom esse topico

Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    Meu Jimny é igual ao seu Sandro..tudo ano..e ta original, segundo manual com 84.000 vou levar nessa oficina em Jacarepagua para fazer o teste assim q tiver tempo e posto o resultado aki. muito bom esse topico
    Estou pensando em ir lá em Jpa.....
    Vamos combinar de ir para lá?
    Baeta's Off Road!

Show de bola! Vamos testar!

Só para ajudar:

Jimny 1.3 16V com duplo comando de válvulas (a partir do modelo 2001 até 2003 ).
    Potência máxima/rpm: 60 kW (80,4 HP)/5500 rpm
    Torque máximo/rpm: 110 N.m (11,2 kgf.m)/4500 rpm

Jimny 1.3 16V VVT com comando variável (a partir do modelo 2009).
    Potência máxima/rpm: 62,5 kW (83,8 HP)/6000 rpm
    Torque máximo/rpm: 110 N.m (11,2 kgf.m)/4100 rpm

Com relação ao desempenho, tenho os seguintes resultados de um teste de arrancada que fiz. Jipe não é carro de corrida, é lógico que sabemos disso, o teste é só uma maneira de termos uma referência do desempenho da viatura na ausência de testes mais refinados. Fiz isso antes de ir ao dinamômetro.

Medi com uma trena laser de alta precisão as distâncias de 100 metros e 200 metros de uma pista de asfalto, lisa, sem curvas e plana. Cronometrei a arrancada do Jimny, de 0 a 100 m e de 0 a 200 m. Fiz o teste com os pneus BF AT 215 75 15 e com os pneus Bridgestone Dueler AT 205 70 15. Eis os resultados:

Pneus BF 215 75 15:
    0 a 100 m: 9,25 s.
    0 a 200 m: 13,31 s.

Pneus Dueler 205 70 15:
    0 a 100 m: 8,13 s.
    0 a 200 m: não medido (havia tráfego na hora do teste, fiquei de concluir outro dia, quando não houver movimento. Segurança em primeiro lugar!).

Esses testes foram realizados em pista sem movimento, com o cuidado de que não existisse circulação de pessoas e veículos.

Enis, eu só vou querer fazer alguma coisa no Jimny, tipo chipar ou turbinar, se depois de deixar a viatura 100% regulada e com potência e torque nominais, eu sentir que a viatura precisa realmente de algo a mais para eu fazer o que gosto com ela...
    Pegue as informações com seu amigo, será bom conhecer isso. Além do ganho em desempenho, questione-o quanto ao consumo da viatura.

Abraços!
    4X4 Brasil

Abusou em Sandro. Parece teste da 4 rodas.

Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    Estou pensando em ir lá em Jpa.....
    Vamos combinar de ir para lá?

Vamos combinar sim. q dia é melhor? pra mim bom é quinta (manha), sexta (manha e tarde), sábado. Quero muito ver os valores do meu Jimny

Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Vamos combinar sim. q dia é melhor? pra mim bom é quinta (manha), sexta (manha e tarde), sábado. Quero muito ver os valores do meu Jimny
    Podemos ir na 6f a tarde mesmo!
    Baeta's Off Road!

Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Ok vamos la na sexta a tarde ver o que esses suzukis estão fazendo!

Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Ok vamos la na sexta a tarde ver o que esses suzukis estão fazendo!
    Mande o seu celular por MP!!!
    Baeta's Off Road!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Peças E Adaptações Para Jimny
      Por TMorais no fórum Suzuki
      Respostas: 2829
      Última resposta: 26/04/2023, 12:52

Permissões de Postagem