Fernando, beleza? Compraste a caixa superior na Incaplas? Teria como me passar o modelo?
Versão Imprimível
Galera, conforme dito acima, comprei a caixa superior do radiador, e já foi instalada.
Mas agora o carro apresentou um problema que nunca ocorreu. A tubulação de cima do radiador, está ficando dilatada. No que poderia apostar primeiro? Na tampa do radiador que ainda é a original?
Cara não é normal essa mangueira dilatar, tome cuidado ao mexer ali. Duas perguntas:
1- essa mangueira é adaptada ou original? A original tem uma malha interna pra suportar pressão.
2- vc verificou se o rafiador apresenta alguma restrição de fluxo?
Normalmente o alívio do radiador para o reservatório de expansão é na tampa, se ela estiver travada a pressão excedente ficara no sistema. Retire a tampa e verifique as molas.
Antes ficava dilatada essa mangueira?
Quando você trocou a caixa superior provavelmente mexeu na tampa, que possui uma válvula de alivio para soltar a pressão excedente, cada veiculo trabalha com uma pressão, isto aconteceu comigo quando troque a tampa do radiador por uma nova (0,9 bar) o seja a tampa anterior estava com menos pressão que o recomendado, e ai que veio o problema, o aumento da pressão nada mais era do que a Junta do cabeçote indo para o espaço (no meu caso) e o meXanio porcão do antigo proprietário desbastou a borracha da tampa para camuflar o problema.
Cuidado...
A mangueira é a original ainda. Nunca tinha dado qualquer problema. Até que, apareceu a trinca na caixa superior do radiador, curiosamente no mesmo lugar que duas fotos da página anterior deste tópico tem. Pois então, feita a troca, agora a manguera dilata. Carro está parado, não estou usando!
Ai me pergunto, e cheguei numa possível conclusão que, esta trinca pode ter acontecido devido ao aumento da pressão no sistema! E não porque ela trincou por tempo de uso.
Aparentemente o radiador não tem nenhuma restrição de fluxo. Mas, posso pedir para mecânico olhar isto novamente!
Como falei para ele, "começa pela tampa do radiador, é barata, faz esta substituição e depois vai para o resto".
Ele disse que tampa não causa isto (do meu modo de ver causa) e que o sintoma é de junta queimada ou termostática presa.
Não, nunca ficava dilatada! Na real a TK nunca me deixou na mão durante todo este tempo. Dá uma lida acima do que falei a respeito da trinca da caixa superior, acho que faz sentido o que escrevi.
Então acho que é isto que escrevi acima, vou olhar a tampa, ou comprar logo uma nova de civic 2000 (conforme lista de peças alternativas), e depois passar para a junta! Faz sentido isto?
Faz sentido sim, se a pressão aumentou pode ter forçado o radiador e o mesmo veio romper por dois fatores: fadiga e pressão extra.
Mas, se a mangueira super está "inchada" não adianta trocar a tampa, porque a tampa fica depois dela, ou seja, uma tampa nova vai segurar mais pressão no bocal, mas, a mangueira vai continuar dilatando, qual é a pressão de uso deste radiador (aposto que são 0,9bar)? Se for isto a mangueira trabalha quase que livre de pressão, lembro que da minha vivia estufada, até achava normal, mas quando vi outras funcionando normalmente percebi que a minha estava ruim (quase não havia pressão na mangueira), então, no meu caso não teve jeito era junta ruim e aperto do cabeçote incorreto.
No seu caso comece pelo mais barato, faça o teste da junta simples em casa mesmo.
amigos, tampa de 1,1 bar.
troca a tampa, pra começar a reavaliar os sintomas
Agora com mais calma (casei sábado, tava sem tempo arrumando as coisas), dei uma olhada.
Funcionei o carro, ao chegar na temperatura normal notei duas coisas. A mangueira superior estava como falei, "inchada", quente, e dura. A de baixo, fria e mole. Ok, deixei o motor esfriar, removi a termostática, e tudo voltou ao normal.
Coloquei a válvula numa panela depois de a água ferver, e para minha surpresa ela abriu. Ou seja, será que ela estava travada no local, e ao remover o defeito se foi, ou, pode ser outra coisa, como a junta.
Pergunto então, qual seria o teste da junta?
Agradecido deste já,
Thomas
Thomas, primeiramente parabéns e felicidades. Vejo que já esta usando um dos presentes de casamento (panela para cozinhar termostática).
Bom, vc usa aditivo e água desmineralizada? Se sim eh difícil que a termostática tenha dado problemas, mas não eh impossível, eu comprei uma da MT Thompson uma vez e ela estava travada dentro da caixa, por isto agora soh compro wahler, eh muito melhor.
Bom, uma das coisas que poucos sabe eh que a termostática não soh regula a entrada e saída de água do bloco, mas também ela segura a pressão interna das galerias. Veja que ao abrir o radiador de um carro sem termostática escuta-se um "arroto" mais forte do que com a termostática instalada.
Eu verificaria a termostática (troca) e verifica a vazão do radiador, se ele estiver semi obstruído pode segurar a pressão que deveria circular retornado ao motor.
Parabéns pelo casorio amigo, felicidades ae.
1- Se a termostática estivesse travada não teria pressão na mangueira de entrada do radiador. É justamente essa a função dela, segurar a água quente dentro das galerias do motor para aquecer o óleo. Se ela abriu na panela ta td certo.
2- Se a mola da tampa estiver boa, ou seja, vc consegue comprimi-la com o dedo, ela tmb não está restringindo o alívio da pressão acima de 0.9 bar.
3- Eu começaria pelo mais fácil, checar a vazão do radiador.
4- Junta queimada. Vai dar trabalho, a patroa já vai pegar nojo da viatura rsrs bricadeira. Nesse caso procure um meca bom de verdade, provavelmente vai precisar plainar o cabeçote. Se for o caso use junta de boa qualidade, se não é retrabalho.
abraço,