x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 30 de 30
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por betosuzuki2001 Ver Post
    Bacana........

Coloquei calços na dianteira de borracha de 1" e o amortecedor as vezes dá final de curso, será que tem como fazer prolongador para os amortecedores dianteiros?????? Vale lembrar que fiz os prolongadores para os amortecedores traseiros e estão exelentes.

Obrigado.
    beto, eu tenho uns prolongadores do amortecdor original do jimny, mas eu acho que são uns 5cm esses prolongadores. é pino a fixação em cima os amortecedores do vitara? eu to com ele lá guardados( nem tirei pois troquei por amortecedores maiores)nos amortecedores velhos do jimny. derrepente te serve!

te mandei um mp pra você falar com seu amigo sobre esta config. que seu amigo tá usando no jimny dele. se puder consultar e me passar eu agradeço!

Usuário
    Entrada
    12/07/2009
    Local
    Parobé/RS
    Agradecimentos: 0
    Olá;
    Estou usando amortecedores da Suprema e ficou ótimo
    Um abraço.

Bolsa de ar (air lift)

Newton,
    Estou pensando em colocar essa bolsade ar no meu tracker , saberia dizer a medida delas ? Voce usa que molas no teu ? Ficou como ? Macio ou duro? Quero deixar a viatura com inicio de curso mais macia sem dar final de curso, deixar a suspensão mais progressiva: macia no inicio e aumentando a dureza no final, meu projeto é usar molas mais altas 2" porém mais macias e com essa bolsa de ar .
    Abração !!
    Toni

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Citação Postado originalmente por tonyPapaleguas Ver Post
    Newton,
    Estou pensando em colocar essa bolsade ar no meu tracker , saberia dizer a medida delas ? Voce usa que molas no teu ? Ficou como ? Macio ou duro? Quero deixar a viatura com inicio de curso mais macia sem dar final de curso, deixar a suspensão mais progressiva: macia no inicio e aumentando a dureza no final, meu projeto é usar molas mais altas 2" porém mais macias e com essa bolsa de ar .
    Abração !!
    Toni
    Tony, não tenho mais o Tracker, mas as molas traseiras eram originais, pois só fiz um lift de 1". O Air-lift que tinha instalado eu calibrava com 8 libras no dia-a-dia, ficava macio como o original. Para viajar com carga máxima, colocava 30 libras e o carro não "sentava", ficando nivelado e confortável. Se tirasse a carga e mantivesse as 30 libras pulava que nem um cabrito, rsrsrs.

Gosto muito do Air-lift, tenho hoje na Prado. Imagino que não tem como ser progressiva, deixa mais dura ou não. Você pode ir testando as calibragens para cada situação de uso.

SUZUKI VITARA Air Lift 1000 Load Assist Rear Spring Kits 60793 - Free Shipping on Orders Over $99 at Summit Racing
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Hafen
    Entrada
    23/01/2014
    Local
    Guaratinguetá/SP
    Agradecimentos: 4
    Prezados

Antes de mais nada quero agradecer a todos que participaram desta discussão sobre a substituição das molas traseiras do GV GII. Li e reli muitas vezes o material de vocês antes de decidir o que fazer, foi tudo muito útil. Obrigado.

Não sou muito favorável a adaptações nos carros aqui em casa, mas tenho que reconhecer que as vezes estas podem trazer melhorias significativas. Quando adquiri o GV, no início de 2012, fiquei deliciado com o comportamento da suspensão dele na cidade e nas estradas de terra. Entretanto, tinha uma coisa que me incomodava, que era a tendência dele de "girar" (rolagem) sobre o seu eixo longitudinal quando em curvas de maior velocidade, em rodovias. Isto me incomodava muito porque este movimento ocorria subitamente, no meio de uma curva, muitas vezes em situações de ultrapassagem, o que me fazia tirar automaticamente o pé do acelerador. Não gostava mesmo disso.

A solução que procurei então foi endurecer a suspensão, colocando uma mola mais rígida. A escolha recaiu sobre as molas dianteiras de opala 6 cilindros, encurtadas em 3 elos. O problema desapareceu, ficou ótimo na estrada, embora seja necessário reconhecer que ficou menos confortável nas estradas de terra ou em lombadas, em especial para o pessoal no banco de trás.

As molas estão instaladas sem calços, pois ela detona com os mesmos. Ainda não sei quais são as consequências disto, mas já são quase 25.000 assim sem problemas.

Na modificação, foi tentada a instalação cortando somente 2 elos conforme já vi recomendações, mas ficou com a traseira muito levantada e portanto com a estabilidade comprometida. Mas é bom não esquecer que as molas de Opala normalmente não são originais, são do mercado paralelo, e portanto pode haver diferenças entre fornecedores que justifiquem eu ser obrigado a ter cortado 3 elos para obter o mesmo resultado que outro chegou cortando somente 2.

Um mecânico de uma oficina especializada Suzuki me alertou que esta adaptação pode ser perigosa no caso de trilhas, quando uma das rodas pode descer bastante em relação à do outro lado. Neste caso, ele afirma que pode ocorrer o travamento da mola se ela sair um pouco do alojamento, o que poderia levar à quebra do eixo traseiro ou outros problemas sérios. Não sei se ele está certo, mas realmente a mola fica com o topo livre do alojamento quando o carro é levantado no macaco da oficina. Creio que a instalação do Air Lift mataria este potencial de risco, pois serviria de guia interna para a mola. Entretanto, isto é uma suposição minha. De qualquer forma, como meu carro não faz trilhas, não fiquei preocupado e ele vai seguir do jeito que está.

Em breve coloco fotos do GV com a modificação. E mais uma vez muito obrigado a todos!

Fernando

Grand Vitara 2.0 16v 2000/2000
    4p Gasolina
    235.000 km
    Pneus 235/70 R16

Usuário Avatar de Hafen
    Entrada
    23/01/2014
    Local
    Guaratinguetá/SP
    Agradecimentos: 4
    Prezados

Conforme prometi, seguem algumas fotos.

Molas Traseiras Grand Vitara 4p-img_4791.jpg
    A foto acima é o GV ainda com as molas traseiras originais; quem dirige é a Sra Dona Patroa... Observem a distância entre o topo do pneu traseiro e o para-lama.

Molas Traseiras Grand Vitara 4p-img_5274.jpg
    Nesta outra, o GV já está com as molas traseiras originais substituídas pelas molas dianteiras do Opala 6 cilindros, cortadas em 2 elos. Vejam bem como ficou a suspensão traseira!

Molas Traseiras Grand Vitara 4p-img_5275b.jpg
    Naquele mesmo dia, o carro recebeu uma carga de quase 300 kg de piso cerâmico. Viajei por mais de 600 km passando por estradas nem sempre boas, e por muitas lombadas, e em nenhum momento a traseira desceu a ponto de "encostar" ao fundo. Foi perfeito.

Entretanto, sem carga, a traseira alta comprometia um pouco a estabilidade, de modo que foi retirado mais um elo.

Molas Traseiras Grand Vitara 4p-img_6723.jpg
    Esta foto foi tirada com as molas na configuração final. O carro está totalmente vazio, e pode ser observado que o chassi está nivelado com a horizontal quase do mesmo modo em que estava quando eram usadas as molas originais.

Mas mesmo quando carregado, graças à maior rigidez das novas molas, a situação não muda muito.

Molas Traseiras Grand Vitara 4p-img_20150802_183458449.jpg
    Na ocasião desta foto, o carro estava razoavelmente carregado: uma esteira de ginástica, uma mesa desmontada, uma escada de alumínio de 2,5m de abrir, uns 100 livros, todas as minhas roupas, todos os apetrechos de cozinha... Não chegou a 300 kg como da outra vez, mas não deve ter sido muito menos também. Podem observar que a traseira não "arriou", e a estabilidade continuou ótima, afetada somente pela distorção aerodinâmica da carga superior, embalada horrivelmente por mim... mas que permaneceu firme a viagem toda sem problemas.

Aproveito a oportunidade para novamente recomendar a modificação. O carro ficou um pouco mais duro, mas o ganho em estabilidade compensa.

Saudações!

Fernando

Grand Vitara 2.0 16v 2000/2000
    4p Gasolina
    Pneus 235/70 R16

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem