Fiz o lift no meu GV3D tem umas 2 semanas e após isso não fiz nenhum trilha com ele. Foi instalado o kit da RC4x4 e trocados os amortecedores traseiros. Na oportunidade troquei tb as 2 barras axiais que estavam com folgas e as 4 coifas, 2 das homocinéticas e 2 das trizetas. Todo o sistema dianteiro foi desmontado para troca dessas peças, até pq estava com problema no pistão de das pinças de freio que estava travado fazendo com que a pinça ficasse raspando no disco mesmo sem frear.
Hoje passando por uma estrada de terra com alguns barrancos leves, resolvi testar a 4x4 justamente pra ver se não havia alguma anormalidade, que até então nao tive oportunidade nem tempo de testar.
Para minha surpresa engatei a 4x4H e ao rodar um pouco percebi uns estalos (tipo clec-clec-clec) vindo da tração dianteira mesmo andando em linha reta. Não é muito forte parecendo que vai moer tudo, mas dá pra perceber que há alguma anormalidade. Engatei e desengatei algumas vezes, manobrei, rodei um pouco e mesmo assim ouvia esses estalos, tanto de frente, quanto de ré e tanto da 4x4 normal quanto na reduzida. Pude ver que estava tracionando as rodas dianteiras perfeitamente, mas sempre com os estalos. Ao voltar para a 4x2 não se percebia nenhuma anormalidade. Parei o teste imediatamente para evitar danos maiores e na 4x2 está tudo normal.
Antes do lift nunca dava nenhum estalo, mesmo em algumas trilhas pesadas que fiz com ele, nunca tive este tipo de problema.
A princípio suspeito das homocinéticas que pelo que já pesquisei é comum dar problemas após lift;. Porém vem algumas dúvidas em minha cabeça. Primeiro pq não fiz nenhuma trilha após instalar o lift (sequer tinha engatado a 4x4), acho estranho ela ter estragado "do nada" sem sequer ter usado a 4x4. Segundo pq antes da montagem o meca verificou todas as peças e se houvesse algum problema com as homocinéticas, provavelmente seria visivelmente percebido. Terceiro pq antes do lift, como falei, nunca apresentou este tipo de problema. (teoricamente, se já estivessem quebradas isso seria percebido ao usar a tração antes do lift).
Outra hipótese poderia ser algum erro na montagem das peças, falta de regulagem, aperto, lubrificação etc., ou por fim algum problema com o acionamento das rodas livres. Ainda não voltei no meca para fazer um diagnóstico.
Os colegas aqui mais entendidos imaginam o que possa ser?