Meti um 2.0 no meu Samurai e é só felicidade. se vai quebrar tudo amanhã? só o tempo dirá. até lá ... o muleque tá o bixo!!!!
Tô na maior dúvida se coloco a X-crawler 4.16 ou não.
Estou sem parâmetros de comparação se vai melhorar ou piorar na areia e na cidade.
Troller 2015 - BF 265/70, p.choques Offroad, Protetores, Warn Zeon.
Samurai 92, AP 2.0i, 2 bloq. Kaiser, Goodloko 31, Cap Fibra, Work 9000, Snorkel.
Meti um 2.0 no meu Samurai e é só felicidade. se vai quebrar tudo amanhã? só o tempo dirá. até lá ... o muleque tá o bixo!!!!
Tô na maior dúvida se coloco a X-crawler 4.16 ou não.
Estou sem parâmetros de comparação se vai melhorar ou piorar na areia e na cidade.
Se só instalar a XCrawler, vai sentir um pouco na estrada e muito na trilha. Se instalar a 4,16 e colocar pneus maiores, vai ficar o bicho.....
Cacá, acontece o seguinte:
Meu motor está zero, foi refeito integralmente (totalmente desmontado), retificado tudo, sendo a unica modificação o encamisamento do bloco pois este estava com vão maior que o maior pistão para o samurai (0,5) e a solução seria ou encamisamento ou troca do bloco. Com o encamisamento voltei a usar a medida standard. poderia colocar o pistão original do samurai standard (novos), porem como são identicos ao do fiesta endura, e o fiesta possui bloco com camisa (o samurai não), decidiram colocar o do fiesta para ficar um conjunto uniforme (pistão e camisa do mesmo carro).
o motor foi testado em dinamometro e está perto dos 71CV.
Acontece, que atualmente este motor está tocando um par de eixos de rural (canela grossa), com bloquios 75% nos dois eixos, com cardãs com juntas CV (beeem mais pesadas), fora os pneus 33" x12,5" aro 15.
Assim o peso do conjunto ficou beeem maior que o original. Colocar a redução de 25% no samurai "original" é perfeito, pois o unico aumento de peso é o pneu maior (do 205 para o 235), insiginificante para a redução.
Assim, mesmo estando 36% reduzido em relação ao original, só os 33" alongam 25%, resultando em 11% de redução final comparado ao original, porem estes 11% não estão compensando o maior peso do conjunto, e o carro acaba ficando fraco em determinadas situaçãos, principalmente erosões e pedras.Preciso de pouca coisa a mais de 10 a 15% de força, apenas para compensar o maior peso do conjunto.
Tenho a ideia de troca de motor como ultima solução, pois para mim só seria viavel trocar tudo (motor+cambio+caixa de tração), ai sim colocaria um AP2.0+cambio chevette+Xcraw4.16, ou um conjunto inteiro de L200 98 (já achei aqui por 6k).
Preciso de pouca coisa a mais de 10 a 15% de força, apenas para compensar o maior peso do conjunto.
.
Diogo , é uma situação complicada , pois:
10% a 15% é pouco para se justificar a troca de um motor e conjunto todo e é muito para conseguir extrair de potência do motor atual.
No conjunto atual você até conseguiria extrair essa potência , mas todas as soluções só funcionariam em alto giro.No seu caso a potência tem que começar de cara logo em baixo giro.
Ai colega... só trocando tudo , pois não existe uma solução que compense em termos de trabalho , eficiência , custo e conservação da durabilidade do seu motor.
Mas é como tinha escrevido , só com a venda separada de componentes do seu motor , você já praticamente paga um motor AP.
O conjunto da L200 acredito ser bem mais pesado ( não lembro o peso dele ) , você sabe me informar?
Leo não sei ao certo o peso total do conjunto, mas sei que só o motor pesa uns 200kg.
de qualquer forma a prmeira providencia será uma caixa de tração por engrenagem com kit 4.16, os 12% de redução que ela dará servirão de "base" para averiguar quanto realmente preciso de força.
Ai quem sabe depois de recuperar do golpe (R$4k do kit + caixa) não troco o motor.
O F.... é que quando eu decidir trocar o motor, não vou querer um meia boca, ai seria um 2.0 para cima, quem sabe um CA + tcase de hilux com kit 4.7.... mas ae é coisa pra lá de 10k......
se vc socar um AP 2.0 num samurai com o resto da mecanica original, pode ter certesa de que vc vai moer o resto da transmissao, seja cambio, tcase ( aqui em BH todos os samurasi 2.0 que conheco já moeram tcase uma vez) e eixos..
o AP 2.0 tem perto dos 18kg de torque contra os miseros 11kg de torque do G13 original. se abusar no pé vai quebrar mesmo!!
p/ samurai original o casamento perfeito é AP 1.6MI
p/ o Diogo..
nao existe como vc deixar o carro "bom p/ tudo"... vc melhora uma caracteristica mas piora outra.. se vc precisa do carro bom de estrada, obrigatoriamente ele vai ficar ruim de trilha e vice-versa..
um detalhe.. vc já PESOU atualmente seu samurai?? pq um samurai original tem 960kg p/ o motorico de 69cv que já nao é muito esperto... eu chuto que seu carro tenha agora uns 1250kg p/ o motorico de 70cv, é obvio que os pangarés ae estao sofrendo p/ empurrar o peso extra
esta nitido que falta potencia p/ empurrar seu carro
minha opniao:
- Turbo = eu descartaria, pois alem do seu motor já ser mexido ( sei que foi tudo novo na retifica) o turbo p/ trilha nao é interessate por causa do lag..
- supercharger = até hj ninguem aqui montou um samurai com supercharger ( eu já ouvi dizer , mas nunca soube dos resultados) eu mesmo tenho vontade de colocar no meu, mas nao é minha prioridade, portanto se vc encarar a empreitada, o faça sabendo que vc pagará o preco do PIONEIRISMO.. vai ser muita enchecao de saco até tudo ficar 100%, nao só a instalacao fisica mas tb a parte eletronica da injecao etc... efim, praticamente ninguem aqui tem informacao de como a IE do samurai se comporta em fase pressurizada, gerenciamento de ponto etc... ou seja.. vc VAI ter problemas a resolver. isso vale p/ turbo tb..
o custo da brincadeira ( supercharger ou turbo) eu DUVIDO que fique por menos de 3mil reais p/ montar..
e mesmo montando seu motor sobrealimentado e o resto??? será que o cambio e principalmente a tcase de corrente vao aguentar??? pq um motor de 70cv com sobrealimentaçao a 0.8kg ( menos do que isso nao vale a pena o investimento) vai render perto de 50% a mais de potencia e torque.. entao vai ficar proximo dos numeros de um AP 1.8MI
- seus eixos sao 5.38 certo?? talvez reduzindo p/ 5.83 melhore a falta de forca, mas vc perderá a velocidade de cruzeiro de 100km/h é a solucao mais barata
- usar o kit xcrawl 2.65, vai reduzir a velocidade de cruzeiro e vai precisar reduzir o diferencial p/ 4.88, caso contrario vai ficar muito reduzido em 4x2 e 4x4H
- usar Tcase 4.16 vai cair no mesmo problema de reduzir os eixos, porem vc ganha MMUUIITTTOO no offroad..
- socar um motor AP 2.0 ( ou mesmo um 1.8) vai resolver o problema de falta de potencia e torque, mas e o cambio e Tcase? quanto tempo irao dura?
colocar um AP 1.6MI, o custo vai ser praticamente o mesmo de colocar AP1.8 ou 2.0 porem sem o risco de quebras , mas o ganho de potencia nao vai ser taannnnttto assim p/ que justifique o investimento no seu caso..
a troca de motor, pode estimar algo perto dos 4~5mil reais..
na boa????? pega uma tcase de engrenagem, mete a xcraw 4.16 e curta seu samurai p/ TRILHA... compra um golzim veio p/ usar no dia-a-dia.. é a melhor coisa.. esse lance de ter jipao preparado p/ trilha como unico carro é complicado..
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD
Fabil, minha intenção com o topico foi justamente esta discussão sobre o que fazer e o custo disso. Concordo com voce que minha grande preocupação em mecher no motor original é justamente não saber como fazer e ser pioneiro, e isso cu$$ta caro.
Se for trocar motor pode ter certeza que será junto com cambio e tcase.
Sei quem mecheu no escapamento e ganhou alguns pocotós, outros mecheram no cabeçote e ganharam mais alguns......mas sei que seria muita grana para pouco resultado.
A principio a ideia é colocar a caixa de engrenagem com o kit 4.16, ficar com um p.... carro de trilha e comprar uma motoca (economica) para a cidade e ai juntar a $$$$ para um AP e cambio de chevette, comprar tudo e só desmontar o meu com o outro conjunto já montado alinhado e pronto.
Mais ou menos isso. Aproveitando a viagem, voce ainda está com aquela caixa? aceita a minha como parte do pagamento?hehhehehe
Fabil, minha intenção com o topico foi justamente esta discussão sobre o que fazer e o custo disso. Concordo com voce que minha grande preocupação em mecher no motor original é justamente não saber como fazer e ser pioneiro, e isso cu$$ta caro.
Se for trocar motor pode ter certeza que será junto com cambio e tcase.
Sei quem mecheu no escapamento e ganhou alguns pocotós, outros mecheram no cabeçote e ganharam mais alguns......mas sei que seria muita grana para pouco resultado.
A principio a ideia é colocar a caixa de engrenagem com o kit 4.16, ficar com um p.... carro de trilha e comprar uma motoca (economica) para a cidade e ai juntar a $$$$ para um AP e cambio de chevette, comprar tudo e só desmontar o meu com o outro conjunto já montado alinhado e pronto.
Mais ou menos isso. Aproveitando a viagem, voce ainda está com aquela caixa? aceita a minha como parte do pagamento?hehhehehe
já que vc tá pensando em comprar a motoca, acho que essa é a melhor solucao mesmo.. coloca 4.16 e deixa sei motor original, p/ trilha nao vai precisar mais do que isso..
sobre a tcase de corrente, o problema é que nao vai dar p/ te pagar bem nela... tcase de corrente é foda.. ninguem quer
T+
Renegade Sport 2.0TD
Esse risco de quebra da tcase ( no caso do 2.0 + chevette) aumenta ou diminui com o uso de pneus pequenos (195 65 15 crossara) e sem bloqueios?
A minha é por engrenagem, e como já abrir pra trocar rolamentos e engrenagens, não tenho muito confiança nela, ela tem um roncado quando reduzido, bem de leve... Comprando uma de corrente(menor valor de mercado) boa toda, aguentaria o tranco? Ou será melhor esperar a minah quebrar e ajeita-la novamente?
Esse risco de quebra da tcase ( no caso do 2.0 + chevette) aumenta ou diminui com o uso de pneus pequenos (195 65 15 crossara) e sem bloqueios?
A minha é por engrenagem, e como já abrir pra trocar rolamentos e engrenagens, não tenho muito confiança nela, ela tem um roncado quando reduzido, bem de leve... Comprando uma de corrente(menor valor de mercado) boa toda, aguentaria o tranco? Ou será melhor esperar a minah quebrar e ajeita-la novamente?
abraços
quanto menor o pneu menor o risco de quebra..
um roncadinho bem de leve quanto tá reduzido é normal, mas o ideal seria só ouvindo mesmo.. o que pode ser um roncadinho de leve p/ vc pode ser alto p/ outra pessoa e vice-versa..heheheh
nao espere quebrar p/ revisar.. pois o estrago quase sempre é bem maior quando quebra alguma coisa dentro da tcase.. moe tudo.. abra e troque o que esta ruim
T+
Renegade Sport 2.0TD
eu acho que não é tão de leve para parecer original, pois as engrenagens tem "idades" diferentes e desgastes idem. Da outra vez que abri, troquei quase tudo ( de rolamento e as engrenagens que quebraram, só ficou sobrando um rolamento de um eixo lá ( acho que entrada), ai quando coloquei o novo ficou com folga, ou seja, o próprio eixo estava comprometido, como o mec disse que aguentava um pouco mais, e de fato aguentou uns 2 anos para começar um roncado...
Resumindo se parar acho que tenho que trocar esse eixo e todos os seus agregados... vou indentificá-los e comprar, aproveitando que o carro vai ficar parado para troca de motor...