fhilipe,
No compartimento traseiro fiz enchimento entre o autofalante, o teto e espaços vazios com uma espuma mais densa. Ficou muito bom a qualidade do som agora... parou de ficar se perdendo dentro do teto.....rsrsr.
Versão Imprimível
fhilipe,
No compartimento traseiro fiz enchimento entre o autofalante, o teto e espaços vazios com uma espuma mais densa. Ficou muito bom a qualidade do som agora... parou de ficar se perdendo dentro do teto.....rsrsr.
Caros colegas,
depois de muito ensaiar e ler os relatos dos colegas, resolvi me mexer e troquei o radio da Tracker. Como sou adepto do do it yourself (se é para fazer malfeito, pelo menos vai ser de graça - se for para ser caprichoso, deixa comigo!), pesquisei bastante sobre como remover o radio original.
Como notei que há colegas que também fazem a mesma pergunta, resolvi postar aqui a minha aventura.
Nas próximas mensagens, irei detalhar a remoção do radio original, escolha do radio novo, instalação elétrica do radio novo e instalação mecânica.
Abraços a todos,
Marcelo Gomes
A parte mais difícil foi descobrir como remover o radio original. Depois de ver alguns tutoriais na internet, ficou óbvio: o radio possui 4 furos frontais que servem para destravar o radio do alojamento. Em teoria, seria necessário inserir um pino em cada furo, simultaneamente (imagino que deva haver alguma ferramenta apropriada para isso, mas quem não tem cão...), porém é possível fazer por partes.
Inicie inserindo um objeto longo por um dos orifícios inferiores. Enquanto isso, puxe levemente o radio para fora do alojamento. Isso irá destravar a parte inferior, do lado do orifício onde inseriu o objeto.
Repita o procedimento para cada orifício, até soltar as 4 travas.
Agora, remova a moldura. Para isso, remova o parafuso na parte superior da moldura.
Em seguida, retire o cinzeiro e retire os 2 parafusos.
Apesar de tudo estar solto, é necessário algum jeitinho para passar a moldura pela frente do rádio, mas sai fácil.
Sem a moldura, é possível ver os 4 parafusos que prendem o suporte do radio e do porta-trecos. Solte os 4 parafusos que todo o conjunto se solta.
Como o chicote do radio está preso à estrutura, há pouco espaço para colocar a mão e soltar o chicote. Sugiro retirar o porta-treco e soltar a trava do chicote, que fica bem no fundo do alojamento.
Pronto! A primeira parte já foi! :concordo:
Procurei bastante antes de comprar um radio, e optei pelo Pioneer DVH-3180UB, que é na verdade um leitor de DVD sem tela. Gastei R$ 530,00 no www.pontofrio.com.br à vista no boleto.
A escolha se baseou nos seguintes parâmetros:
- marca de minha confiança
- boa potência de saída (gosto de som puro, não necessariamente alto)
- iluminação verde (o DVH-3180UB tem iluminação âmbar ou verde, selecionável pelo usuário)
- entradas USB e auxilixar frontais
- lê músicas de DVD (o que permite gravar um DVD-DL de 8.5 GB de músicas!)
- possibilidade de, no futuro, instalar uma tela no quebra-sol, para disfarçar!
Link para o aparelho: http://www.pioneer.com.br/produtos/a...dvd/dvh-3180ub
O DVH-3180UB vem com um chicote com um conector padrão ISO em uma ponta e um conector no formato apropriado para o radio na outra (acho que é padrão da Pioneer). Aí veio a surpresa agradável: o radio original da Tracker vem com conexão no padrão ISO (direto no radio)!! Ele vem dividido em duas partes, uma parte parte preta e outra marrom.
Daí, não foi necessária nenhuma modificação, adaptação, corte, emenda, nada! Foi só plugar o conector original do chicote da Tracker direto no conector do chicote do Pioneer. Só alegria!:dance:
O primeiro teste com tudo ligado foi surpreendente! A qualidade de som melhorou 1000%.:palmas:
Só um porém. :stop: No chicote do Pioneer, há dois fios, um vermelho e outro amarelo (ambos 12V, só que um vem direto da bateria e o outro da ignição). Na Tracker, não ligue vermelho com vermelho e amarelo com amarelo, ligue vermelho com amarelo e amarelo com vermelho... :parede:
Ao contrário da parte elétrica, que foi surpreendentemente simples, a fixação do radio deu algum trabalho, porque a fixação original não pode ser usada. A solução foi furar o suporte de alumínio que sustenta o radio e o porta-trecos. Um furo de cada lado foi suficiente.
http://img13.imageshack.us/img13/2179/dsc05044pp.jpg
http://img696.imageshack.us/img696/1201/dsc05045j.jpg
Além disso, a profundidade do suporte complica a ligação do chicote e da antena na parte traseira do radio. A minha solução foi recortar o suporte na direção do conector do DVH-3180UB. Deve ter uma solução mais simples, mas a dremel deu conta do recado.:mrgreen:
Assim pude primeiro parafusar o radio no suporte e depois fazer as conexões. Para proteger o chicote, forrei os recortes com espuma autocolante.
Aí está o resultado final.
No começo, tinha receio de que ficasse feio, muito diferente do resto do painel, mas não ficou. O som ficou mesmo muito bom, ainda com os falantes originais. Vou esperar esses falantes abrirem o bico e depois parto para uma solução mais completa, mas por enquanto está ótimo.
Só fico pensando... por que eu não fiz isso antes??? :-D :-D :-D
Abraços a todos,
Marcelo Gomes
A minha TK já veio com um tocador da Sony com USB. Mas, comparando com meu outro carro que tem um modulo Alpine e um sub de 12 JBL... q lixo ta o som.
Coloquei 2 coaxiais da Bravos de 6 pol nas portas, mas para ficar ruinzinho precisa melhorar muito!
Olá Pessoal,
Os colegas que instalaram esses kits 2 vias poderiam postar fotos do sistema montado, para eu ver onde instalaram os tweeter. Pelo que observei nas mgs, existem várias opções de lugar para instala-los.
Abs
R. Bôto