Powered by vBulletin

Amortecedor Samurai 97 - Dianteiro

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567
  • 26/11/2012, 17:55
    Neilson
    2 Anexo(s)
    Meu computador que tem o SolidWorks instalado está zuado, então não tem como fazer um desenho detalhado.

Lá vai só um esboço mesmo, com a qualidade das fotos completamente discutíveis:

Anexo 382549Anexo 382550

Todas medidas em milimetros.

Percebam que a prato da mola só é encaixado no corpo do amortecedor.

Não coloquei as medidas aberto e nem fechado pois fiquei em dúvida quanto à referência na haste pra medida. Pra saber a medida dele aberto, é só somar as medidas de onde for a referência. Fechado é só subtrair do valor encontrado 154mm, que é o quanto a haste desce.

Vou tirar as medidas das molas e fazer um comparativo de rigidez entre as molas originais e as molas da receita que o Revs mencionou alguns posts atrás, que eu uso no meu carro. Daqui posto os resultados.
  • 26/11/2012, 18:36
    Neilson
    Aqui o comparativo da rigidez da molas.

Pra encontrar esses valores, medi a diâmetro externo da mola, o diâmetro do fio e contei o número de voltas. Usei a fórmula pra calcular a constante de rigidez de moldas helicoidais, considerando que todas as molas comparadas são feitas do mesmo material:

Original traseira vs original dianteira: a traseira é 6,7% mais rígida.
    Original dianteira vs traseira do Voyage gás: a do Voyage é 2,7% mais rígida.
    Original traseira vs traseira do Voyage gás: a original é 3,8% mais rígida.
    Original traseira vs traseira do Versailles gás: a original é 12,1% mais rígida.

Se tivesse feito esses cálculos antes de fazer as trocas, teria optado por colocar todas as molas traseiras do Voyage gás, pra deixar tudo com um comportamento mais próximo do original, apesar da troca do amortecedor traseiro original pelo traseiro da pick-up corsa ter deixado sabe-se lá como o comportamento geral do carro, apenas a impressão de uma melhora no conforto.
  • 02/12/2012, 16:39
    rogeriomasih
    algum dos colegas já pensou no amortecedor traseiro do civic para a dianteira do samurai?

aqui tem uma foto dele:

Amortecedor Traseiro Original Honda Civic 2001 À 2005 - R$ 229,00 no MercadoLivre
  • 02/12/2012, 21:48
    Neilson
    Citação:

Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    algum dos colegas já pensou no amortecedor traseiro do civic para a dianteira do samurai?

aqui tem uma foto dele:

Amortecedor Traseiro Original Honda Civic 2001 À 2005 - R$ 229,00 no MercadoLivre

Eu cheguei a cogitar o amortecedor traseiro do corolla, mas achei ele grande demais e com o prato da mola muito alto.
  • 03/12/2012, 00:23
    RevS
    Citação:

aqui tem uma foto dele:

tem ideia do tamanho do amortecedor!?
  • 03/12/2012, 09:01
    rogeriomasih
    o do corcel/pampa também tem o prato alto -não sei se tão alto quanto o de civic. No meu caso, ficou bom pq levantou o carro mesmo com as molas originais.

eu não sabia que o de corolla tem um formato similar:

Amortecedor Traseiro Toyota Corolla - R$ 120,00 no MercadoLivre
  • 03/12/2012, 13:54
    Neilson
    Citação:

o do corcel/pampa também tem o prato alto -não sei se tão alto quanto o de civic. No meu caso, ficou bom pq levantou o carro mesmo com as molas originais.

eu não sabia que o de corolla tem um formato similar:

Amortecedor Traseiro Toyota Corolla - R$ 120,00 no MercadoLivre

Olhe nesse fórum gringo um cara que colocou o do corolla... também tem uma foto dos amortecedores lado a lado.

auszookers.com • View topic - pics of my SJ80 after the lift kit

Observem que o olhal do amortecedor do corolla é bem maior.

Imagino que, resolvido o problema com a altura do prato, o problema maior seria com fim de curso no fechamento. Uma solução talvez fosse colocar um espaçador no batente ou um subsituir o batente por um mais alto.

Quanto ao amortecedor da Pampa, o problema seria com a fixação inferior, que é parafuso ao invés de olhal. Tava vendo na internet que vendem pra esse mesmo carro um tal de Flutobloc (bucha) que talvez possa servir pra adaptar.

BUCHA DO AMORTECEDOR (FLUTOBLOC) DIANTEIRO - 25MM BELINA / CORCEL / DEL REY / PAMPA TDS (2pçs)
  • 03/03/2018, 18:23
    GuilhermeGomes
    Dando up:

pesquisando encontrei esse vendedor. Parece que o amortecedor serve em Samurais de 1996 a 1998.
    2 Front Gas Struts Suzuki Sierra SJ80 Coily 1996 1997 1998 4x4 Shock Absorbers | eBay

Alguém sabe se serve?
  • 04/03/2018, 12:07
    GuilhermeGomes
    Citação:

Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Antes:

Citação:

Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Anexo 381639

Depois:
    Anexo 381638

Acabei de voltar da busca pelo amortecedor substituto pra dianteira...sem sucesso

Neilson,

Não conheço esse sistema de fixação do seu bageiro. No meu samuca o que prende o bagageiro é uma chapade metal com parafuso. O problema é que com o uso vai danificando a lataria. Você comprou ele assim ou mandou fazer?

abraço
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:24.