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Convex Datacenter
  • #1249



    Bem, troquei os pneus. coloquei os Yokohama 235/60R16. Minha única "preparação para trilha" a curto prazo (só pra dizer que é uma modificaçãozinha hehe). Vamos ver se noto alguma diferença.. o pouco que usei me parece que a viatura escorrega menos. Veremos

    Tenho 3 Pneus originais com 16 mil km cada. Se alguém souber de interessados, estou vendendo.

    Abraço

    James

  • #1250
    Usuário Avatar de Murillus
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    André,

    Pelo que o Fábio Rosa fala a mola é a do Opala 6cc, ou seja, MC.ECHE37.

    Ah, e o batente do Opala vai dentro do batente original da Tracker (um encaixa dentro do outro).
    Mário,

    Fiz esta modificacao e to achando a trazeira bastante dura...
    acho isso vantajoso pois dificilmente vai dar fim de curso do amortecedor...
    mas fica dura pracas... e pra quem nao usa muito o porta malas pode achar desconfortalvel...

    Talves as molas do opala 4 cilindros fossem melhores...

    []s
    4X4 Brasil
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #1251
    Usuário Avatar de Pedrinha
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    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    André,

    Pelo que o Fábio Rosa fala a mola é a do Opala 6cc, ou seja, MC.ECHE37.

    Ah, e o batente do Opala vai dentro do batente original da Tracker (um encaixa dentro do outro).

    []
    Mário.
    Mário,

    A mola do 6 CC deve deixar o carro muito duro. O Carlos TA usou as molas do 4 CC (foto postada com as especificações) e ainda assim, ficou bem dura. Basta comparar na foto onde estão as molas original e a do Opala 4 CC...a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker. Imagine a do 6CC.

    []s.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

  • #1252
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    Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Mário,

    A mola do 6 CC deve deixar o carro muito duro. O Carlos TA usou as molas do 4 CC (foto postada com as especificações) e ainda assim, ficou bem dura. Basta comparar na foto onde estão as molas original e a do Opala 4 CC...a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker. Imagine a do 6CC.

    []s.
    Pedrinha,

    As molas do Carlos são do Opala 4cc com ar ou transmissão e as que o Fábio usa são as do 6cc sem ar ou transmissão. Então, acho que elas mais ou menos se equivaleriam na dureza.

    Murillus,

    Põe a sogra no porta-malas pra fazer peso que o carro vai pular menos!

    []
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #1253
    Usuário Avatar de Murillus
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    Pedrinha e Mário,

    A mola do 6 CC é praticamente igual as molas do 4 CC... a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker, mas na vi diferenca entre a do 4 e a do 6...

    a do 6 CC parecem um poucio mais reforçadas que as do 4 CC... mas no geral sao iguais em tamanho e diametro...

    []s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #1254
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Mário,

    Fiz esta modificacao e to achando a trazeira bastante dura...
    acho isso vantajoso pois dificilmente vai dar fim de curso do amortecedor...
    mas fica dura pracas... e pra quem nao usa muito o porta malas pode achar desconfortalvel...

    Talves as molas do opala 4 cilindros fossem melhores...

    []s
    Ô povo, fico um pouco fora do fórum e perco umas 30 mensagens!

    No meu ex-GV coloquei as molas teoricamente mais macias do Opala: 4 cilindros sem ar e câmbio manual. Achei que ficou muito bom, mesmo assim um pouco mais duro e firme que o original.

    Se alguém aqui de Sampa quiser testar, não vou usar as molas tão cedo. Acho que vou instalar no Tracker só depois dos 10.000 km, se não pintar nenhuma viagem legal antes. A traseira é fácil de instalar.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
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  • #1255
    Usuário Avatar de Carlos TA
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    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Pedrinha e Mário,

    A mola do 6 CC é praticamente igual as molas do 4 CC... a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker, mas na vi diferenca entre a do 4 e a do 6...

    a do 6 CC parecem um poucio mais reforçadas que as do 4 CC... mas no geral sao iguais em tamanho e diametro...

    []s
    Murillus,

    A mola do 6cil, é 0,25 de volta mais longa que a do 4cil , e além da bitola a têmpera também conta.
    A mola é dimensionada para para o peso que vai suportar , na ordem .
    1 -6cil sem ar MCECHE37
    2 -6cil com ar MCECHE 38
    3 -6cil ar +TA MCECHE 43
    4 -4cil c/ ar ou TA MCECHE 41

    Eu "acho" que a mola 1 e a 4 devem suportar um peso próximo mas ainda com uma diferença significativa , só acho.

    []"s

    Carlos
    Vitara SAS - MIGUILIM http://migre.me/cmPhl
    GV 00 4P , Manuel o Audaz, com alguma preparação .

  • #1256
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Ô povo, fico um pouco fora do fórum e perco umas 30 mensagens!

    No meu ex-GV coloquei as molas teoricamente mais macias do Opala: 4 cilindros sem ar e câmbio manual. Achei que ficou muito bom, mesmo assim um pouco mais duro e firme que o original.

    Se alguém aqui de Sampa quiser testar, não vou usar as molas tão cedo. Acho que vou instalar no Tracker só depois dos 10.000 km, se não pintar nenhuma viagem legal antes. A traseira é fácil de instalar.

    Abraços
    Valeu Newton. Quando você for instalar as molas do opala, futuramente, conte para nós como ficou, por gentileza.Eu instalei apenas os amortecedores da Suprema e achei que o carro ficou mais duro. Se com a mola do opala ficar mais duro ainda, acho que é "pauleira" principalmente no meu caso que ando com o carro quase sempre com pouco , ou nenhum peso na traseira. Abçs e boa noite. Válter
    4X4 Brasil

  • #1257
    Usuário Avatar de Pedrinha
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    ...No meu ex-GV coloquei as molas teoricamente mais macias do Opala: 4 cilindros sem ar e câmbio manual. Achei que ficou muito bom, mesmo assim um pouco mais duro e firme que o original...
    Caro Mário,

    Eu quis dizer exatamente isto! Continuo achando que mola de Opala 6CC ou 4CC com Ar Cond. e DH devem endurecer ainda mais a suspensão traseira do Tracker, que já fica mais firme com amortecedores Turbogas de Suprema. Entendo que a opção do Newton Guerra é a mais acertada para dar mais firmeza na traseira do Tracker, sem endurecer demais o carro. Já estou começando a achar que o amortecedor convencional de Suprema tb seria mais interessante, em termos de firmeza. Pode ser que o conjunto mola e amortecedor mais macios deixem o carro mais confortável, sem deixá-lo molenga como na versão original.
    É só palpite, tá?!?!

    Abraço,

    Alexandre.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

  • #1258
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    Bom dia . . . bom dia . . . bom dia . . . to feliz pra caramba, perdidinho mas feliz pra caranba, o pessoal aqui do forum é fera, tem mujita informação sobre suspensão, o bastante pra me perder, teria como os amigos tentarem resumir em qual configuração se aplica a "dura" e "muito dura", pelo que li existem essas possibilidades, determinado amortecedor com determinada mola = a "dura"; determinado amortecedor2 com determinada mola2 = a "muito dura" . . . e sobre o amortecedor da F1000 alguma resposta ? ? ? Grande abraço a todos . . .

  • #1259
    Usuário Avatar de iwakura
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    Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Caro Mário,

    Eu quis dizer exatamente isto! Continuo achando que mola de Opala 6CC ou 4CC com Ar Cond. e DH devem endurecer ainda mais a suspensão traseira do Tracker, que já fica mais firme com amortecedores Turbogas de Suprema. Entendo que a opção do Newton Guerra é a mais acertada para dar mais firmeza na traseira do Tracker, sem endurecer demais o carro. Já estou começando a achar que o amortecedor convencional de Suprema tb seria mais interessante, em termos de firmeza. Pode ser que o conjunto mola e amortecedor mais macios deixem o carro mais confortável, sem deixá-lo molenga como na versão original.
    É só palpite, tá?!?!

    Abraço,

    Alexandre.
    Caro Alexandre,

    Praticamente todas as opiniões aqui expressadas são só palpite de amadores que acham que entendem alguma coisa! Ou, de outros, como eu, que não entendem praticamente nada, mas não se furtam de dar opinião!

    Eu, particularmente, ainda estou com as molas e amortecedores originais com o prolongador e não tenho muito o que reclamar não! Porém, como o Valter, ando quase sempre vazio. E também tenho o pé um pouco menos pesado que o Newton ...

    A única coisa que vou colocar é o amortecedor a óleo Cofap do Suprema, único que consegui comprar.

    Quanto às molas, não pretendo trocá-las, mesmo porque estou com um kit AirLift para ser instalado dentro das molas originais da Tracker e se trocá-las vou inviabilizar essa instalação, que considero importante para manter a altura traseira quando faço viagens longas com o carro carregado.

    Entretanto, dado o recente problema de obtenção dos amortecedores do Suprema, me inquieta o fato de colocar peças de carros já fora de produção há muito tempo, e que, inevitavelmente, vão dar problemas de obtenção num futuro próximo, principalmente se considerarmos peças confiáveis de 1ª linha. Isso fora o fato de como conseguir uma mola de Opala no meio de uma viagem pela Argentina ou Chile (isso sem falar no Perú ou Bolívia), por exemplo??

    Apenas considerações em uma manhã friorenta e ventosa!

    []
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #1260
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    Praticamente todas as opiniões aqui expressadas são só palpite de amadores que acham que entendem alguma coisa! Ou, de outros, como eu, que não entendem praticamente nada, mas não se furtam de dar opinião!...este é o meu caso...eheheheh

    Eu, particularmente, ainda estou com as molas e amortecedores originais com o prolongador e não tenho muito o que reclamar não! Porém, como o Valter, ando quase sempre vazio. E também tenho o pé um pouco menos pesado que o Newton ... Tb tenho o pé leve...aliás, bem leve...prefiro a contemplação da viagem do que duelar nas estradas...no entanto, estou sempre com o carro pesado...principalmente qd vou para o sítio...daí minha preocupação/atenção qt às opções de molas/amortecedores.

    A única coisa que vou colocar é o amortecedor a óleo Cofap do Suprema, único que consegui comprar. ...entendo que é uma excelente opção tb...além de ser mais barato...pois, se a Suprema é aquela banheirona, pesadona, seus amortecedores são calibrados p/ aguentar peso, certo? Logo penso que eles, mesmo sendo convencionais, atenderão nossa demanda.

    Quanto às molas, não pretendo trocá-las, mesmo porque estou com um kit AirLift para ser instalado dentro das molas originais da Tracker e se trocá-las vou inviabilizar essa instalação, que considero importante para manter a altura traseira quando faço viagens longas com o carro carregado. ...acho muito interessante esta opção...pois vc pode andar com as bolsas de ar cheias e com isso deixar a suspensão mais firme...sem ter que modificar nada.

    Entretanto, dado o recente problema de obtenção dos amortecedores do Suprema, me inquieta o fato de colocar peças de carros já fora de produção há muito tempo, e que, inevitavelmente, vão dar problemas de obtenção num futuro próximo, principalmente se considerarmos peças confiáveis de 1ª linha. Isso fora o fato de como conseguir uma mola de Opala no meio de uma viagem pela Argentina ou Chile (isso sem falar no Perú ou Bolívia), por exemplo??...este problema sempre rondará quem optou pela substituição das molas e amortecedores traseiros. Penso que será um risco calculado...uma opção mesmo.

    Apenas considerações em uma manhã friorenta e ventosa! ...remédio p/ este clima? ...um Chimarrão quentinho...eheheheheh

    []s

    Alexandre.
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