Essa carcaça da homocinética é uma bagacinha verde que tem ali nas homo?! E essa cinta aí que vc colocou, é tipo uma abraçadeira?!
[]´s
Versão Imprimível
Davi, se partir mesmo pros 33" essa medida citada pelo X é interessante, por ser da mesma largura do 31".
Com 33" sem colocar rodas com off set mais negativo tu não vai conseguir virar nada a direção que vai esbarrar nas longarinas do chassis e rodas mais pra fora faz com que os pneus peguem na parte de trás dos paralamas dianteiros. Vai ter que levantar a carroceria e ainda cortar, ou deixar os pneus raspando.
Se as rodas do troller não fossem 6 furos eu já tinha testado o meu com os 33" que meu irmão usa, só que trocar os pneus de roda só pra ver como fica é muita mão..
Tenta achar uns 33" só pra testar, com certeza tu vai ter que reduzir os diferenciais, aquele cara que tinha ap 1.8 e 33" achava muito longo.
Sobre a corrente tu tem certeza que tão colocando o oleo certo?
Apesar de eu não estar tendo quebras das homocinéticas, onde conseguiu esta cinta ou vc mesmo fez?
nanito
eh isso mesmo como se fosse uma abraçadeira ela requer uma certa folga.
alemão
essa cinta foi o sagui da repecol que fez pra mim, ele acertou e fico beleza.
eles tão colocando o oleo certo o problema eh que a corrente não aguenta. o motor fica com muita força. pra voces terem uma ideia no tuia eu subo todas as dunas em 3ª e 4ª. se brincar eu ando em 5ª. nos barros ando em 3ª sem forçar.
Meus R$0,02:
Uso a redução da Tcase da Calmini, bloqueio LR traseiro, lift na suspensão de 2" na frente e 3" atrás e pneus MUD 30/9,5/15 com rodas modelo do Troller com off set -12 e tala 7,5. Não raspam em nada, mesmo onde articula a suspensão no máximo.
Vamos lá:
Homocinética=> quebrei 4 em 2,5 anos com o carro nessa configuração. Uma por puxar de ré um Troller atolado até a porta no barro... outra porque tentei sair de 1ª de um facão que prendeu a roda. Se tivesse esperado o guincho me pouparia desse prejuízo. As outras duas foi porque coloquei homocinéticas alternativas (apesar que duraram bastante). Em São Paulo consegui 2 homocinéticas usadas, porém originais. Até agora estão aguentando (KKKKK, instalei elas ontem). O que mais quebra homocinética é "encher o pé" com as rodas viradas. Se colocar em linha reta dificilmente vai ter problemas. Ou seja, tem que manobrar e tentar sair de frente dos enrôscos. Quando não dá, fazer o que? Faz parte do nosso "esporte".
Levantar a frente com a redução tracionando tbém é arriscado, mas no meu caso, nas trilhas que faço, isso acontece sempre e nunca quebrei nessas situações.
Corrente=> Tem algo errado aí... uso meu carro só em TRILHAS e nunca tive problemas com as correntes. Como vc disse, uso a 3ª 3 4ª 80% do tempo, e a 2ª e 1ª marchas apenas em descidas íngremes ou trechos com pedras, mas vou na maciota, praticamente na marcha lenta mesmo, quase sem encostar no acelerador. E nessas trilhas uso entre 12/15lbs nos pneus.
Resumo: Ganha-se muito e poupa-se mais ainda o carro e toda a transmissão com bloqueio + essa redução, mas tem que saber tocar senão vai viver na oficina. Em alguns momentos até acho que os pneus 30" me deixam usando menos que poderia da redução, mas prefiro assim.
A galera que tinha pneu 33" em Vitara aqui em BH voltou rapidinho pros 30" e 235. Só colocaria algo mais agressivo se mudasse para diferencial de F75 ou coisa do tipo. Mas aí EU ACHO que é descaracterizar muito o carrinho.
Para mim, do jeito que está, tá perfeito. Levei 3 anos para aprender, acertando e errando, e acho que para a minha utilização me atende super bem. E tem mais, faço as trilhas com minha esposa e 2 filhos, ou seja, carro pesadaço, e acho que quebrei muito pouco.
Lembro que não temos esses poções de lama que vcs tem aí no sul, nem dunas. Aqui a coisa é totalmente diferente, com muitas pedras, erosões monstras e lugares onde não tombar é difícil. Mas desafio e jipe são coisas inseparáveis.
Agarrou? Me puxa! E daí? Como diria César e Paulinho: Companheiro é companheiro, fia da puta é fia da puta...ehehehehehehehe...
Minha opnião HOJE é essa. Amanhã o dedo coça e só Deus sabe o que vai virar essa coisa.
Umbraçoproçeis.
eh que quando tu anda em dunas ele vai em 3ª mas se gruda o pe e puxar uma 4ª ela entra . o problema eh que a corrente não suporta a força de fazer a caixa girar tanto, pq na areia enterra de 1 a 2 quartos da roda. eu ja fiz trilha em eroção e fiquei facero pois força n falta
força. o problema mesmo eh no barro e na areia. outra vez eu fui puxar uma pajero trancada em um toco de arvore na re. as 4 patinaram, deram duas voltas e quebrou a corrente. tambem possuo o bloqueio.
É isso ai Davi!
Essa redução é conhecida como "rock crawler", ou seja, é p/ andar devagar, em trilhas técnicas com pedras e erosões. Não é "ideal" em areia e lama..cava mesmo. Pode andar em 3ª e 4ª nessas situações? Pode. Mas não é o ideal...
No site Pirate 4x4 os caras me falaram p/ evitar mesmo puxar outros carros com essa redução. Só na HI, senão a chance de quebrar, como aconteceu com vc é grande. Ainda mais de ré, onde a força de tração é igual ou próxima à 1ª...
Umbraçoproçê.
Não faz sentido uma coisa...
A corrente quebrar na ré tudo bem, pq a relação final como disse o Walter é igual a da 1ª reduzida, sendo assim tem muita força. Agora vc andando em 3ª e 4ª com a reduzida 4.24 é a mesma coisa que andar em 1ª e 2ª com a reduzida original, nessas marchas não poderia quebrar a corrente.
Pra rebocar alguém, usem a 3ª reduzida de vcs...
alemão
mas mesmo sendo parecido ainda a 3 e 4 reduzida são mais reduzidas que a primeira e segunda da original.
Os valores abaixo tirei de uma planilha excel que o X postou uma vez aqui no fórum, a 3ª 4,24:1 é uns 11% mais longa que a 1ª 1,8:1 e a 4ª 4,24:1 é 18% mais curta que a 2ª 1,8:1.
Ainda sou da opinião que não poderia estourar a corrente usando 3ª e 4ª..
Vitara com relação de difenrecial 5,125:1 e t-case 1,8:1 :
1ª LOW: 33,690
2ª LOW: 17,691
3ª LOW: 12,721
4ª LOW: 9,225
5ª LOW: 7,306
Vitara com relação de diferencial 5,125:1 e t-case 4,24:1 :
1ª LOW: 79,358
2ª LOW: 42,308
3ª LOW: 29,966
4ª LOW: 21,730
5ª LOW: 17,210
Sou novo no fórum. Ando de suzuki há vários anos e, atualmente, tenho um GV 06 cilindros, automático, 05 p. Rodo na cidade e em estrada de terrra a trabalho. Não faço trilhas, mas gostaria de um pneu de uso misto e, talvez aumentar a altura em 1". Faz alguma diferença aumentar em 1" ou em 2". Repito, não quero o carro para trilhas, mas acho o GV um pouco baixo. Dêem-me uma dica.
Pessoal,
Eu procurei na alternativa e na RC 4x4 e não encontrei essas peças (coroa e pinhão) para corrigir a relação de transmissão do vitara.
Procurei da calmini na ASKBY e tb não encontrei.
Alguém sabe outro site onde eu posso procurar, ou será que eu estou procurando errado?:parede:
Valeu,
Charles