Rogério, uma forma bem simples de você observar essas diferenças é andar com seus pneus com calibragem diferente...
Quando bem cheios, tanto a banda de rodagem tende a pegar menos no solo quanto a altura do pneu aumenta. Você nota, visivelmente, que seu carro cresce, fica mais elevado do solo, com centro de gravidade mais alto... ele fica mais leve e bem mais instavel tambem...
Andando com os pneus com calibragem abaixo das habituais, ele aumenta a aderencia por conta do contato maior com o solo e cai o centro de gravidade... Ele fica mais pesado, mais na mão, mas com respostas mais lentas....
Logicamente que esse teste que eu falei tem suas limitações, principalmente om os pneus mais vazios, pois a viatura vai jogar de lado, coisa que não faria com pneus maiores devidamente cheios...
Em um pneu maior e mais alto temos então tanto a aumento do diametro quanto o aumento da largura... fica portanto mais pesado e mais instavel...Tanto o aumento do raio do pneu quanto o aumento da banda vão pesar mais para o motor...
Uma duvida que tenho é:
O QUE PESA E PREJUDICA MAIS O MOTOR EM RELAÇÃO A FORÇAR MOTOR E PERDER POTENCIA.... ALTURA OU LARGURA?
Particularmente acho que em viaturas como o samurai e o jimny, necessitamos mais de altura que de largura... mas dependendo do uso que damos a mesma...
Altura para lama e erosões e largura para areia...
A grande dificuldade é você configurar uma viatura para TODO-O TERRENO, sem perder alguma coisa....