x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 31

Citação Postado originalmente por ojaneri

E o Grand Vitara ta mais pra carro do que jipe IMHO.
    Mas freia igualzinho um jipe, heheheh

Osvaldo você envia os links mas não leu?
    Não pode fazer manobra nenhuma com a direção... pode deixar ela retinha que é o meio mais rápido de retomar o contato como o solo.
    Tirar o pé do acelerador ou do freio também ajuda muito.

Olha, isso q relatei é o q senti por experiencia propria.
    Salvo as devidas proporçoes carro x jipe. Achei q o mud vai muito bem na agua.

No carro de passeio usando pneu Yokohama, andava mais rapido (120), logicamente. Porem am poças o carro perdia aderencia saindo de frente.

Eu uma situação igual, o jipe, andando mais devagar (80) passa nas poças e nem treme, mesmo dando gas no acelerador e saido um pouco de traseira achei muito firme. Alem dos gomos altos o composto é bem mais macio...

Quanto a freios o mínimno q se espera de um bom motorista é q saiba não atochar o pe no freio. Logico q no desespero é o q a maioria faz.
    Sempre aprendi q se freia em linha reta e se faz curva acelerando.
    Nas minhas experiancias com pista molhada, sempre preferi freiar com o volante reto. Se começar a deslisar alivia, e em algumas situações ate acelera...

Mas isso é muito de cada um.
    Eu, por mais doido q poareça, continuo adorando o comportamento dos mud no asfalto molhado.

Abraços,

Visitante
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Osvaldo você envia os links mas não leu?
    Não pode fazer manobra nenhuma com a direção... pode deixar ela retinha que é o meio mais rápido de retomar o contato como o solo.
    Tirar o pé do acelerador ou do freio também ajuda muito.

Ihh, Wallace, acho que não foi eu que não li tudo !

"Para retomar o controle do carro, tire o pé do acelerador imediatamente. Rode suavemente o volante para a esquerda e para a direita, procurando corrigir os deslocamentos laterais.
    Não faça movimentos bruscos, nem trave a fundo. O bloqueamento das rodas pode fazer perder o controlo do veículo e este poderá entrar em pião ou até mesmo capotar. "

Todos dizem pra não fazer movimentos bruscos. O site portugues ate recomenda rodar o volante suavemente para corrigir deslocamentos, e você pode fazer isso também para sair da aquaplanagem.

[]s brincando bastante no asfalto molhado

Visitante
    Nada como viver perigosamente hein Rafael !

Citação Postado originalmente por Rafael_Reis
    Olha, isso q relatei é o q senti por experiencia propria.
    Salvo as devidas proporçoes carro x jipe. Achei q o mud vai muito bem na agua.

No carro de passeio usando pneu Yokohama, andava mais rapido (120), logicamente. Porem am poças o carro perdia aderencia saindo de frente.

Eu uma situação igual, o jipe, andando mais devagar (80) passa nas poças e nem treme, mesmo dando gas no acelerador e saido um pouco de traseira achei muito firme. Alem dos gomos altos o composto é bem mais macio...

Quanto a freios o mínimno q se espera de um bom motorista é q saiba não atochar o pe no freio. Logico q no desespero é o q a maioria faz.
    Sempre aprendi q se freia em linha reta e se faz curva acelerando.
    Nas minhas experiancias com pista molhada, sempre preferi freiar com o volante reto. Se começar a deslisar alivia, e em algumas situações ate acelera...

Mas isso é muito de cada um.
    Eu, por mais doido q poareça, continuo adorando o comportamento dos mud no asfalto molhado.

Abraços,

Mauricio e turma,

estou rodando com BSG195/R15 ha pouco mais de um ano - quase 30 mil km. Pegue muita estrada com eles, rodando a 100-120km/h.
    Meus comentarios:
    - os pneus comem bastante, acho que nao vao durar mais de 40-50 mil km
    - na estrada (e mesmo na cidade), o barulho acima de 60km/h é considerável
    - a frenagem é razoável, mas um pouco pior que o pneu original dele (que para comecar era 205)
    - nunca tive problemas na chuva com eles, nem de aquaplanagem. Obviamente reduzo a velocidade nestas condicoes
    - na lama e erosao, o pneu é muito bom, faz a diferenca sobre os mistos

Estou agora buscando 2 novos pneus para completar um jogo, nao vou voltar para pneus lama light ou cidade, estou bastante satisfeito com os BSGs.

[]s

Joao Paulo
    Jimny "Formiguinha"

Oi Osvaldo,

Não.
    Qualquer movimento vai dificultar o termino da aquaplanagem. E quanto maior o movimento pior.
    Não é porque alguém escreveu algo é que é verdade.
    O maior centro de excelência de pneus no Brasil é o da Pirelli que é um dos melhores do mundo.
    Acho que eles ainda têm visitas instrutivas lá.
    Eu trabalhei em montadora e autopeças com assuntos diretamente ligados a pneus (suspensões, freios e eixos)... antão acho que conheço alguma coisa!

Visitante
    Wallace,

Faça o teste. Não estou falando de movimentos rapidos ou ainda que girem bastante a roda, apenas que façam girar poucos centimetros do volante em movimentos suaves.

Com isso, voce tende a quebrar a lamina de água que se formou entre o pneu e o asfalto conseguindo tração novamente.

[]s

A função deste pequeno movimento de volante é mais sentir quando os pneus retomam o contato com o asfalto. Desde que se faça um movimento muito suave, não chega a comprometer a trajetória

Visitante
    Citação Postado originalmente por Mauricio Martins
    A função deste pequeno movimento de volante é mais sentir quando os pneus retomam o contato com o asfalto. Desde que se faça um movimento muito suave, não chega a comprometer a trajetória
    Valeu por corroborar a minha tese. Eu acho que o Wallace não gosta de acatar opiniões de quem tem é novo, como eu

[]s

Citação Postado originalmente por ojaneri
    [Eu acho que o Wallace não gosta de acatar opiniões de quem tem é novo, como eu

[]s
    Obrigado pelo "novo como eu", heeheheh

Osvaldo,

Já fiz e vi testes como este, incluído testes com veiculo instrumentado e pista também instrumentada; ou seja, de forma cientifica.
    E garanto que quanto mais movimentar a direção por menor que seja, pior é.
    Não precisa virar a direção para sentir a aderência.
    Quando retoma a aderência a velocidade diminui e uma leve resistência na direção é sentida.
    Virar a direção como vocês sugerem só diminui a capacidade de vazão dos sulcos do pneu dificultando a retomada da aderência. A Pirelli tem como fotografar isso com câmeras de alta velocidade onde fica clara a menor drenagem.

Mas se você não aceitam a opinião de quem tem mais experiência e talvez mais conhecimento; gostaria de saber como virar a direção ajudaria a quebrar a lamina de água.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45
    2. Pneus Botta - Troque o 1º T por um S
      Por Cotrim no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 50
      Última resposta: 17/11/2009, 16:18
    3. Pneus Eterna Dúvida.....
      Por Evandro Toyoteiro no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16