Mas freia igualzinho um jipe, hehehehCitação:
Postado originalmente por ojaneri
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Mas freia igualzinho um jipe, hehehehCitação:
Postado originalmente por ojaneri
Osvaldo você envia os links mas não leu?
Não pode fazer manobra nenhuma com a direção... pode deixar ela retinha que é o meio mais rápido de retomar o contato como o solo.
Tirar o pé do acelerador ou do freio também ajuda muito.
Olha, isso q relatei é o q senti por experiencia propria.
Salvo as devidas proporçoes carro x jipe. Achei q o mud vai muito bem na agua.
No carro de passeio usando pneu Yokohama, andava mais rapido (120), logicamente. Porem am poças o carro perdia aderencia saindo de frente.
Eu uma situação igual, o jipe, andando mais devagar (80) passa nas poças e nem treme, mesmo dando gas no acelerador e saido um pouco de traseira achei muito firme. Alem dos gomos altos o composto é bem mais macio...
Quanto a freios o mínimno q se espera de um bom motorista é q saiba não atochar o pe no freio. Logico q no desespero é o q a maioria faz.
Sempre aprendi q se freia em linha reta e se faz curva acelerando.
Nas minhas experiancias com pista molhada, sempre preferi freiar com o volante reto. Se começar a deslisar alivia, e em algumas situações ate acelera...
Mas isso é muito de cada um.
Eu, por mais doido q poareça, continuo adorando o comportamento dos mud no asfalto molhado.
Abraços,
Citação:
Postado originalmente por Wallace
Ihh, Wallace, acho que não foi eu que não li tudo ! :-)
"Para retomar o controle do carro, tire o pé do acelerador imediatamente. Rode suavemente o volante para a esquerda e para a direita, procurando corrigir os deslocamentos laterais.
Não faça movimentos bruscos, nem trave a fundo. O bloqueamento das rodas pode fazer perder o controlo do veículo e este poderá entrar em pião ou até mesmo capotar. "
Todos dizem pra não fazer movimentos bruscos. O site portugues ate recomenda rodar o volante suavemente para corrigir deslocamentos, e você pode fazer isso também para sair da aquaplanagem.
[]s brincando bastante no asfalto molhado
Nada como viver perigosamente hein Rafael ! :-)
Citação:
Postado originalmente por Rafael_Reis
Mauricio e turma,
estou rodando com BSG195/R15 ha pouco mais de um ano - quase 30 mil km. Pegue muita estrada com eles, rodando a 100-120km/h.
Meus comentarios:
- os pneus comem bastante, acho que nao vao durar mais de 40-50 mil km
- na estrada (e mesmo na cidade), o barulho acima de 60km/h é considerável
- a frenagem é razoável, mas um pouco pior que o pneu original dele (que para comecar era 205)
- nunca tive problemas na chuva com eles, nem de aquaplanagem. Obviamente reduzo a velocidade nestas condicoes
- na lama e erosao, o pneu é muito bom, faz a diferenca sobre os mistos
Estou agora buscando 2 novos pneus para completar um jogo, nao vou voltar para pneus lama light ou cidade, estou bastante satisfeito com os BSGs.
[]s
Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"
Oi Osvaldo,
Não.
Qualquer movimento vai dificultar o termino da aquaplanagem. E quanto maior o movimento pior.
Não é porque alguém escreveu algo é que é verdade.
O maior centro de excelência de pneus no Brasil é o da Pirelli que é um dos melhores do mundo.
Acho que eles ainda têm visitas instrutivas lá.
Eu trabalhei em montadora e autopeças com assuntos diretamente ligados a pneus (suspensões, freios e eixos)... antão acho que conheço alguma coisa!
Wallace,
Faça o teste. Não estou falando de movimentos rapidos ou ainda que girem bastante a roda, apenas que façam girar poucos centimetros do volante em movimentos suaves.
Com isso, voce tende a quebrar a lamina de água que se formou entre o pneu e o asfalto conseguindo tração novamente.
[]s
A função deste pequeno movimento de volante é mais sentir quando os pneus retomam o contato com o asfalto. Desde que se faça um movimento muito suave, não chega a comprometer a trajetória
Valeu por corroborar a minha tese. Eu acho que o Wallace não gosta de acatar opiniões de quem tem é novo, como eu :-)Citação:
Postado originalmente por Mauricio Martins
[]s
Obrigado pelo "novo como eu", heehehehCitação:
Postado originalmente por ojaneri
Osvaldo,
Já fiz e vi testes como este, incluído testes com veiculo instrumentado e pista também instrumentada; ou seja, de forma cientifica.
E garanto que quanto mais movimentar a direção por menor que seja, pior é.
Não precisa virar a direção para sentir a aderência.
Quando retoma a aderência a velocidade diminui e uma leve resistência na direção é sentida.
Virar a direção como vocês sugerem só diminui a capacidade de vazão dos sulcos do pneu dificultando a retomada da aderência. A Pirelli tem como fotografar isso com câmeras de alta velocidade onde fica clara a menor drenagem.
Mas se você não aceitam a opinião de quem tem mais experiência e talvez mais conhecimento; gostaria de saber como virar a direção ajudaria a quebrar a lamina de água.