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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de Samurai_MOA
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    Verifique a bomba de combustivel, ela pode estar "colando"...
    Alguma vez ele engasgou e nao quis mais pegar?

  • #26
    Usuário Avatar de lg_gustavo
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    Verifique a bomba de combustivel, ela pode estar "colando"...
    Alguma vez ele engasgou e nao quis mais pegar?
    Não, Marcelo...isso ainda não aconteceu. A única coisa que estou notando é que ele está perdendo potência. Se eu piso no acelerador de uma vez, ele "hesita" em responder...dá tipo uma engasgada.

    []

  • #27
    Usuário Avatar de Fabil
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    testar sonda lambda é molesa.. no seu samurai se nao me engano ela é de 1 fio, certo ?
    basta pegar um multimetro e aterra-lo ao chassis e por a ponta de prova no fio que sai da sonda e observar a leitura que deve variar de 0 a 900mV.. se nao variar dessa maneira, a sonda está com problema (( ahhh é melhor fazer isso com o carro em movimento... dê um jeito de colar o multimetro no parabrisa e vá lendo..)

    se o seu for sonda de 4 fios, nao lembro as cores, mas os 4 sao = sinal ( é esse que interessa), 2 deles sao negativos ( provavelmente os pretos)e 1 é alimentacao de 12v

    T+
    Fabiano
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #28
    Usuário Avatar de lg_gustavo
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    M&*#@......

    .....não acho meu multimetro.

    Valeu pela dica, Fabiano...

  • #29
    Citação Postado originalmente por dptucunduva
    Foi só regular o sensor de posição da borboleta que ficou blz. O sensor é uma peça preta, cilíndrica, presa por dois parafusos, que permite regulagem de ângulo. Fica presa ao lado da TBI.
    Como é feita essa regulagem?

  • #30
    Citação Postado originalmente por Mephisto
    Caro emc,

    O problema que você relatou provavelmente seja falha np TPS, que é o sensor de posição do acelerador. Esse sensor recebe os movimentos do acelerador, enviando sinais elétricos (variações de amperagem) para módulo central e posteriormente para o sistema de injeção de combustível.
    Se esse sensor está solto, mal regulado=mal posicionado (angulação, conferida com ohmômetro e seguindo as especificações do carro), ou realmente estragado, ele não é capaz de detectar a posição do acelerador, ou detecta-a de forma errática.

    Eu tive o mesmo problema, os mesmos sintomas, resolvi tudo trocando o TPS por um novo, original (há dois anos aproximadamente, paguei cerca de R$ 800,00).

    Espero ter colaborado.

    Um abraço,

    Mephisto
    Teria como explicar melhor essa regulagem?

    Grato

  • #31
    Fala Galera!

    Isso parece um problema de série no vitara. Pelo que ví muitos suzukeiros sofrem com esses TBI, TPS, TVS e SBT .

    Sou meio leigo no assunto e os mecânicos aqui de Sorocaba muito mais.

    Pelo que entendí até agora o problema pode ser tanto no MAP quanto no sensor da borboleta. Certo?

    Se alguém conhece algum mecânico que entenda do motor do vitara na Zona Oeste de SP, por favor, me dêem um toque.

    paulo.pedrosa@br.ina.com

    Abraços,
    Paulo

  • #32
    Usuário Avatar de tecnica
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    Paulo,

    Não exatamente. Qdo há problema no MAP, a coisa fica feia, o motor fica um lixo mesmo. Já o problema aqui parece ser mesmo o sensor de posição da borboleta.

    O TPS têm um potenciometro (na verdade, é um potênciometro) e deve indicar cerca de 0,5V na posição fechada (marcha-lenta). Com um multimetro, deve-se verificar se ele sobe linearmente até os 4,5 ou 5V, conforme vai abrindo a borboleta.

    O TPS é um sensor que tem certa fragilidade frente à água, justamente por ser um potenciometro. Ao lavar o motor, é bom não jogar água com pressão nele, para não infiltrar.
    PicapesGM Website: http://www.picapesgm.com.br
    Engesa FII - GM 151 turbo megasquirted

  • #33
    Valeu Alexandre!

    VOu desmontar hoje mesmo pra ver o estado dele.

    É só ligar a bateria e acelerar que ele já dá a leitura. Certo?

    Abraço,
    Paulo

  • #34
    Só mais uma observação,
    No meu caso o Motor está Ok (pelo menos acho) quanto a potência e consumo (11/L). O que incomoda mesmo é a lentidão pra desacelerar e o solavancos que isso provoca no cardân/transmissão, além de muitas vezes ser difícil de passar a marcha.

    Espero que tenha algo parecido.

    Obrigado,
    Paulo

  • #35
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por tecnica
    Paulo,

    Não exatamente. Qdo há problema no MAP, a coisa fica feia, o motor fixo um lixo mesmo. Já o problema aqui parece ser mesmo o sensor de posição da borboleta.

    O TPS têm um potenciometro (na verdade, é um potênciometro) e deve indicar cerca de 0,5V na posição fechada (marcha-lenta). Com um multimetro, deve-se verificar se ele sobe linearmente até os 4,5 ou 5V, conforme vai abrindo a borboleta.

    O TPS é um sensor que tem certa fragilidade frente à água, justamente por ser um potenciometro. Ao lavar o motor, é bom não jogar água com pressão nele, para não infiltrar.
    TPS suzuki não tem medo de água; não quebra e permite regulagem. Foi feito para durar. O problema é quando se remove o bico para limpeza (o socket é solidário), e se instala sem as devidas regulagens, aparecem problemas.
    O TPS está diretamente ligado a borboleta de aceleração e se alterarmos qualquer regulagem da borboleta, influencia no TPS. Portanto qulaquer desregulagem muda o modo que o motor opera em lenta e o tempo de resposta a aceleração dada.

    Em Resumo, o TPS não dará problema até que o manipule. Quando dá defeito se tem um código de erro específico no Check engine.

  • #36
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por nepomuk
    Valeu Alexandre!

    VOu desmontar hoje mesmo pra ver o estado dele.

    É só ligar a bateria e acelerar que ele já dá a leitura. Certo?

    Abraço,
    Paulo
    Se abre a capa plástica mas o potenciômetro é blindado, não faça isso (jádeve ter feito)

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