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Convex Datacenter
  • #1837
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    Concluída a reforma (pintura personalizada, pneus novos e interior em couro), não pude esperar mais. Levantei o Jimny para não raspar mais. Segue a fórmula que usei:

    - Pneus BF AT 235/75 R15.
    - Calços de 19mm (3/4") na frente e atrás (RC4x4).
    - Molas dianteiras de Chevete, com isoladores de borracha próprios, e amortecedores da Chevy (Cofap B.47464) na frente; foi necessário trocar o pino (parafuso) inferior por um de bitola menor, para utilizar uma bucha comum no olhal inferior do amortecedor.
    - Molas dianteiras do próprio Jimny e amortecedores de Kombi (a óleo Cofap 0200208) atrás; foi necessário desbastar um pouco a bucha superior, para que entrasse no encaixe existente.

    Resultado:
    - Ergueu umas 2" (suficiente para não raspar mais).
    - Dianteira e Traseira niveladas.
    - A suspensão ficou muito dura para o meu gosto, e ainda estou ouvindo estalos das molas dianteiras, imagino que em acomodação.
    - Caster que originalmente seria de em torno de +0,5(mínimo) a +1,5, ficou com -2,3; ainda não dá para dizer o resultado prático.
    - Curso da suspensão na frente deve ter aumentado uns 60mm, pois os amortecedores da Chevy têm isso a mais de curso que os originais; talvez a barra estabilizadora passe a ser a limitante.
    - Curso na traseira deve ter aumentado um pouco menos que isso.

    Outros comentários:
    - Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.
    - O mesmo para as molas Traseiras do Chevete - precisariam de adaptação (não encaixam), e desisti delas.
    - Gostei da aparência do carro. Vamos ver na trilha.

    Fotos:
    -img_20120301_171202.jpg
    -img_20120301_171122.jpg
    -img_20120301_171059.jpg
    4X4 Brasil
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  • #1838
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    Foto antes de levantar (estava só com os calços de 19mm):
    -img_20120227_175125.jpg
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  • #1839
    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Outros comentários:
    - Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.
    Se tivesse lido o tópico com cuidado veria que consta que o amortecedor é do tipo olhal-olhal e outra, é ÓBVIO que se você tem um amortecedor olhal-olhal e vai comprar outro, só sendo muito alheio ao assunto para comprar um pino-olhal....

    O mais engraçado foi que postei inclusive a referência:
    Besta12 lugares, Cofap Super Ref. B.47070

    Por aqui que aqui na minha terra tem expressão conhecida:
    Tem gente que quer o (*) e ainda quer raspado, mais facilidade que isso impossível. Kkkkkkkkk!

    PS: Não dou 3 trilhas pro amortecedor da Chevy e da Komny estourarem, eles são indicado pra samurai e não para Jimny, a localização e altura dos suportes de ambos são diferentes. Dá final de curso fácil. Digo isso pois já cometi essa burrada.

    Abraços!
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #1840
    Citação Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    PS: Não dou 3 trilhas pro amortecedor da Chevy e da Komny estourarem, eles são indicado pra samurai e não para Jimny, a localização e altura dos suportes de ambos são diferentes. Dá final de curso fácil. Digo isso pois já cometi essa burrada.
    Abraços!
    Leia-se Kombi, não sei como foi sair isso, deve ser um misto de Kombi com Jimny... Kkkkkk
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #1841
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    Caro Álvaro

    Também é óbvio para mim que tem que ser olhal.
    O que eu quis dizer, é que ninguém falou, nem vc, foi que existia a opção com pino. Com isso minha encomenda chegou errada, e não tive outra alternativa, a não ser colocar o que eles tinham na loja.

    A propósito, aí está o que vc escreveu em 2008:

    "Fica aí a dica para o pessoal, amortecedor para os Jimnys com Lift > 4" o da Besta é uma boa pedida. A única "adaptação" foi o olhal do amortecedor que foi substituido por um de 12mm, mas isso é baba de fazer, não precisa reabrir o furo, basta trocar.

    Uma outra opção é o da Asia Topic, vou postar uma tabela que achei no Camaradas do Niva.

    Asia Topic - Todos - Traseiro FABRICANTE MODELO NAKATA ?????? MONROE 38112 COFAP SUPER L.12129 Dimensional Aberto 520,00 mm Fechado 315,00 mm Para suspensão levantada, ganho de 50 mm a mais de curso
    Kia Amortecedor Traseiro Besta 1-1994 -> 12-1997 FABRICANTE MODELO NAKATA AC 30767 MONROE 38111 COFAP SUPER B.47070 COFAP TURBOGÁS Dimensional Aberto 550,00 mm Fechado 330,00 mm"

    Vc. Fala em >4" e em substituição de olhal...
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  • #1842
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    fala galera,

    estou precisando de uma ajuda, comprei 4 hellas FF75 para instalar no teto do meu Jimny, mas como nada é perfeito, eu não acho por onde passar a fiação. Alguém tem alguma ideia, já viu, já fez??

    Abraços.

  • #1843
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    Saudações, seguem valores de revisão do JIMNY
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    JIMNY HR 11/11 Chumbo - "CAROÇO"
    https://www.flickr.com/photos/fabioerosegeo/sets/

  • #1844
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    Também tenho curiosidade de saber como fica a relação com os 235/75/15. Sem esquecer que os Jimny antigos já eram naturalmente mais reduzidos que o atual, inclusive com 5a marcha overdrive (o,83 se não me engano) e 1:1 na quarta. O Jimny novo é 1:1 em quinta e kits de redução pra ele só importados. Entrei em contato com a empresa que faz e são caríssimos. Reduzem em alta e baixa na mesma porcentagem (tem 3 opções disponíveis: 20%, 27% e 35%). Tem da Apio também, mas só reduz em Low (58%). Finíssimo e também uma fortuna.

    abs,

    Thiago

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Interessante Álvaro.

    Se a relação ficar boa, os 235 parecem uma nova opção.

    Sobre raspar... foi exatamente o que li. Vai raspar na polaina.

    Você pode ajustá-la ou pode extender um pouco o batente da suspensão. Das duas formas resolve!!!

    Concordo contigo. Não fossem os preços do custo Brasil, eu certamente pensaria em adiantar a instalação do lift. Mas por enquanto, vamos "esgotar" o original mesmo.

    Molas do Chevette traseiras. Tem as referências delas? Chegou a medir o cáster depois de instalar o "kit"?

    Como resolveu os amortecedores?

    Abraço!

  • #1845
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    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Também tenho curiosidade de saber como fica a relação com os 235/75/15. Sem esquecer que os Jimny antigos já eram naturalmente mais reduzidos que o atual, inclusive com 5a marcha overdrive (o,83 se não me engano) e 1:1 na quarta. O Jimny novo é 1:1 em quinta e kits de redução pra ele só importados. Entrei em contato com a empresa que faz e são caríssimos. Reduzem em alta e baixa na mesma porcentagem (tem 3 opções disponíveis: 20%, 27% e 35%). Tem da Apio também, mas só reduz em Low (58%). Finíssimo e também uma fortuna.

    abs,

    Thiago
    A relação parece estar boa. Ficou bem melhor para estrada; só não se pode esquecer que o velocímetro agora tem um erro de 10%. Acompanhe o histórico no tópico Jimny: Levantando a Suspensão.
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  • #1846
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    Pessoal,

    Peguei um Jimny agora. Tentei comprar as velas de ignição na Eletrocar, mas não tinham. Me indicam alguma lugar, ou se tem alguma outra que possa usar. me disseram que a de Palio dá.
    Abraço
    LAND ROVER 110, 1997
    JIMNY 2003 - In Memorian
    JPX 1995, 2.0 AP - In Memorian

  • #1847
    Blza? Uma pergunta ao Álvaro, Loras e Mauro B, estou querendo colocar pneus 225/75 e estva vendo um kit na SOB composto por molas OME e amortecedores Doetsch Tech dando um lift de 4cm, segundo o vendedor. Gostaria de saber se esse kit é suficiente para não raspar.

  • #1848
    Usuário Avatar de Mauro B
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    Citação Postado originalmente por julianospz Ver Post
    Blza? Uma pergunta ao Álvaro, Loras e Mauro B, estou querendo colocar pneus 225/75 e estva vendo um kit na SOB composto por molas OME e amortecedores Doetsch Tech dando um lift de 4cm, segundo o vendedor. Gostaria de saber se esse kit é suficiente para não raspar.
    Essa medida não é comum. 215/75 R15 cabe sem modificar nada e 235/75 é o que estou tentando acertar, mas não é fácil. Este lit da OME é excelente, mas acho muito caro para somente 4 cm. Os 235 raspariam.
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