x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 4

Concluída a reforma (pintura personalizada, pneus novos e interior em couro), não pude esperar mais. Levantei o Jimny para não raspar mais. Segue a fórmula que usei:

- Pneus BF AT 235/75 R15.
    - Calços de 19mm (3/4") na frente e atrás (RC4x4).
    - Molas dianteiras de Chevete, com isoladores de borracha próprios, e amortecedores da Chevy (Cofap B.47464) na frente; foi necessário trocar o pino (parafuso) inferior por um de bitola menor, para utilizar uma bucha comum no olhal inferior do amortecedor.
    - Molas dianteiras do próprio Jimny e amortecedores de Kombi (a óleo Cofap 0200208) atrás; foi necessário desbastar um pouco a bucha superior, para que entrasse no encaixe existente.

Resultado:
    - Ergueu umas 2" (suficiente para não raspar mais).
    - Dianteira e Traseira niveladas.
    - A suspensão ficou muito dura para o meu gosto, e ainda estou ouvindo estalos das molas dianteiras, imagino que em acomodação.
    - Caster que originalmente seria de em torno de +0,5(mínimo) a +1,5, ficou com -2,3; ainda não dá para dizer o resultado prático.
    - Curso da suspensão na frente deve ter aumentado uns 60mm, pois os amortecedores da Chevy têm isso a mais de curso que os originais; talvez a barra estabilizadora passe a ser a limitante.
    - Curso na traseira deve ter aumentado um pouco menos que isso.

Outros comentários:
    - Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.
    - O mesmo para as molas Traseiras do Chevete - precisariam de adaptação (não encaixam), e desisti delas.
    - Gostei da aparência do carro. Vamos ver na trilha.

Fotos:
    -img_20120301_171202.jpg
    -img_20120301_171122.jpg
    -img_20120301_171059.jpg
    4X4 Brasil
    WRANGLER 07: BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    ex-JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Foto antes de levantar (estava só com os calços de 19mm):
    -img_20120227_175125.jpg

Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Outros comentários:
    - Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.
    Se tivesse lido o tópico com cuidado veria que consta que o amortecedor é do tipo olhal-olhal e outra, é ÓBVIO que se você tem um amortecedor olhal-olhal e vai comprar outro, só sendo muito alheio ao assunto para comprar um pino-olhal....

O mais engraçado foi que postei inclusive a referência:
    Besta12 lugares, Cofap Super Ref. B.47070

Por aqui que aqui na minha terra tem expressão conhecida:
    Tem gente que quer o (*) e ainda quer raspado, mais facilidade que isso impossível. Kkkkkkkkk!

PS: Não dou 3 trilhas pro amortecedor da Chevy e da Komny estourarem, eles são indicado pra samurai e não para Jimny, a localização e altura dos suportes de ambos são diferentes. Dá final de curso fácil. Digo isso pois já cometi essa burrada.

Abraços!
    TRITON HPE 3.5 V6

Citação Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    PS: Não dou 3 trilhas pro amortecedor da Chevy e da Komny estourarem, eles são indicado pra samurai e não para Jimny, a localização e altura dos suportes de ambos são diferentes. Dá final de curso fácil. Digo isso pois já cometi essa burrada.
    Abraços!
    Leia-se Kombi, não sei como foi sair isso, deve ser um misto de Kombi com Jimny... Kkkkkk
    TRITON HPE 3.5 V6

Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Caro Álvaro

Também é óbvio para mim que tem que ser olhal.
    O que eu quis dizer, é que ninguém falou, nem vc, foi que existia a opção com pino. Com isso minha encomenda chegou errada, e não tive outra alternativa, a não ser colocar o que eles tinham na loja.

A propósito, aí está o que vc escreveu em 2008:

"Fica aí a dica para o pessoal, amortecedor para os Jimnys com Lift > 4" o da Besta é uma boa pedida. A única "adaptação" foi o olhal do amortecedor que foi substituido por um de 12mm, mas isso é baba de fazer, não precisa reabrir o furo, basta trocar.

Uma outra opção é o da Asia Topic, vou postar uma tabela que achei no Camaradas do Niva.

Asia Topic - Todos - Traseiro FABRICANTE MODELO NAKATA ?????? MONROE 38112 COFAP SUPER L.12129 Dimensional Aberto 520,00 mm Fechado 315,00 mm Para suspensão levantada, ganho de 50 mm a mais de curso
    Kia Amortecedor Traseiro Besta 1-1994 -> 12-1997 FABRICANTE MODELO NAKATA AC 30767 MONROE 38111 COFAP SUPER B.47070 COFAP TURBOGÁS Dimensional Aberto 550,00 mm Fechado 330,00 mm"

Vc. Fala em >4" e em substituição de olhal...

Usuário Avatar de marcelopapel
    Entrada
    30/04/2011
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 0
    fala galera,

estou precisando de uma ajuda, comprei 4 hellas FF75 para instalar no teto do meu Jimny, mas como nada é perfeito, eu não acho por onde passar a fiação. Alguém tem alguma ideia, já viu, já fez??

Abraços.

Usuário
    Entrada
    14/08/2010
    Local
    Manaus/AM
    Saudações, seguem valores de revisão do JIMNY
    Suzuki - Entre e divirta-se.
    JIMNY HR 11/11 Chumbo - "CAROÇO"
    https://www.flickr.com/photos/fabioerosegeo/sets/

Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Agradecimento: 1
    Também tenho curiosidade de saber como fica a relação com os 235/75/15. Sem esquecer que os Jimny antigos já eram naturalmente mais reduzidos que o atual, inclusive com 5a marcha overdrive (o,83 se não me engano) e 1:1 na quarta. O Jimny novo é 1:1 em quinta e kits de redução pra ele só importados. Entrei em contato com a empresa que faz e são caríssimos. Reduzem em alta e baixa na mesma porcentagem (tem 3 opções disponíveis: 20%, 27% e 35%). Tem da Apio também, mas só reduz em Low (58%). Finíssimo e também uma fortuna.

abs,

Thiago

Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Interessante Álvaro.

Se a relação ficar boa, os 235 parecem uma nova opção.

Sobre raspar... foi exatamente o que li. Vai raspar na polaina.

Você pode ajustá-la ou pode extender um pouco o batente da suspensão. Das duas formas resolve!!!

Concordo contigo. Não fossem os preços do custo Brasil, eu certamente pensaria em adiantar a instalação do lift. Mas por enquanto, vamos "esgotar" o original mesmo.

Molas do Chevette traseiras. Tem as referências delas? Chegou a medir o cáster depois de instalar o "kit"?

Como resolveu os amortecedores?

Abraço!

Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Também tenho curiosidade de saber como fica a relação com os 235/75/15. Sem esquecer que os Jimny antigos já eram naturalmente mais reduzidos que o atual, inclusive com 5a marcha overdrive (o,83 se não me engano) e 1:1 na quarta. O Jimny novo é 1:1 em quinta e kits de redução pra ele só importados. Entrei em contato com a empresa que faz e são caríssimos. Reduzem em alta e baixa na mesma porcentagem (tem 3 opções disponíveis: 20%, 27% e 35%). Tem da Apio também, mas só reduz em Low (58%). Finíssimo e também uma fortuna.

abs,

Thiago
    A relação parece estar boa. Ficou bem melhor para estrada; só não se pode esquecer que o velocímetro agora tem um erro de 10%. Acompanhe o histórico no tópico Jimny: Levantando a Suspensão.

Usuário Avatar de alex-comex@hotmail.com
    Entrada
    21/12/2008
    Local
    Salvador/
    Pessoal,

Peguei um Jimny agora. Tentei comprar as velas de ignição na Eletrocar, mas não tinham. Me indicam alguma lugar, ou se tem alguma outra que possa usar. me disseram que a de Palio dá.
    Abraço
    LAND ROVER 110, 1997
    JIMNY 2003 - In Memorian
    JPX 1995, 2.0 AP - In Memorian

Blza? Uma pergunta ao Álvaro, Loras e Mauro B, estou querendo colocar pneus 225/75 e estva vendo um kit na SOB composto por molas OME e amortecedores Doetsch Tech dando um lift de 4cm, segundo o vendedor. Gostaria de saber se esse kit é suficiente para não raspar.

Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por julianospz Ver Post
    Blza? Uma pergunta ao Álvaro, Loras e Mauro B, estou querendo colocar pneus 225/75 e estva vendo um kit na SOB composto por molas OME e amortecedores Doetsch Tech dando um lift de 4cm, segundo o vendedor. Gostaria de saber se esse kit é suficiente para não raspar.
    Essa medida não é comum. 215/75 R15 cabe sem modificar nada e 235/75 é o que estou tentando acertar, mas não é fácil. Este lit da OME é excelente, mas acho muito caro para somente 4 cm. Os 235 raspariam.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17