Citação: Postado originalmente por martins132
Prezados:
Para mim o GVIII tem somente um calcanhar de Aquiles, já comentado aqui, que é a linha de alimentação de combustível. Ele tem a bomba de gasolina integrada a um filtro que fica dentro do tanque de combustível.
O problema é que não há janela de acesso à bomba de combustível e, por consequência, ao filtro.
Então, para fazer qualquer manutenção neste local torna-se necessário retirar parte do escapamento, desacoplar o cardã e retirar o tanque de combustível do carro, o que encarece a mão de obra e, para mim, é uma falha do projeto que não buscou uma solução menos onerosa para a manutenção, isso abstraído o fato de que este filtro de combustível dentro do tanque somente é substituído quando vai pro pau, ou seja, quando houver comprometimento dos bicos da injeção (luz acesa no painel) ou entupimento do sistema e, aí, a bomba de combustível já era (que é o meu caso).
Colocar filtro por fora não resolve (quem já viu o sistema desmontado ou o seu diagrama sabe do que estou falando - há vídeo no youtube mostrando o processo desta manutenção, no qual o mecânico tentou eliminar o filtro interno para colocar somente um filtro externo e não encontrou um meio de fazer isso).
Além da mão de obra tornar-se cara, na CCS somente trocam o conjunto inteiro do tanque, não fazem a troca do filtro ou somente da bomba e isso sai perto de módicos R$ 2600,00.
Pesquisei o conjunto do tanque (filtro e bomba de combustível) no ebay e, embora não tenha certeza a respeito da especificação, constatei que ele sai mais caro que comprar na CCS, ou seja, é uma peça cara.
Agora vem o golpe de misericórdia, a SUZUKI por "problemas operacionais" não está, por enquanto, importando esta peça e sabe-se lá quais mais. Além disso ela não está disponível em estoque.
Então, a SUZUKI autorizou a CCS a adquirir as peças necessárias (não a bomba completa) no mercado paralelo para realizar a manutenção e o GV voltar a andar, dando garantia idêntica à da peça original (o que vai baixar o custo, ainda não sei para quanto).
Eu venho relatar para os demais este problema que acometeu o meu GV com apenas 51milKM, embora há relatos de que ele somente vai aparecer após 100milkm.
Optei por fazer esta manutenção na CCS sabendo que iria pagar mais caro, este não é o problema. Fiz esta opção por ter receio de que algum mecânico, pelo menos aqui na minha região, vá saber realmente trabalhar com todos estes componentes que estão num local tão delicado (linha de combustível, cardã).
Mas fica o meu relato a título informativo a respeito deste problema que no meu ponto de vista foi o único grave que encontrei neste veículo.
Apesar disso o GVIII é um carro excelente e que requer pouca manutenção, pois este é o primeiro problema que tenho com o veículo após 04 anos e meio de uso (e muito bom uso).
Nesse filme abaixo que fiz tem as forma anatômicas do cj de bomba, copo, filtro e pre filtro para vc comparar.
Há os códigos tb de filtro comopativel corolla do exterior, como já te falei, e em duas fotos os codigos da bomba/motor da marca Denso usada em motos tb.
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GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17
esse chuva faz ate chover, é o cara, valeu
qto ao questionamento, essa bomba de combustivel que postei aci,am diz que é GVIII mas nao é, vou descobrir e tentar vender...mas é de carro suzuki
o cara montou com essa bomba da cb1000 e ta dando baixa pressao
, vai desmontar e montar d enovo, olhou vedação etc
resolvido, bom da rav 4 ou corolla ou cb1000rr serve no gvIII, troquei, velas, sensores de oxigenio, de 6.4 passou a fazer 8.4 vaelu a ajuda, s´nao descobri qyue bomba é essa acima kkkkk deve ser do gv III 6 cilindros me falaram