x
Convex Datacenter
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 77
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por Cleo Ver Post
    Suassugo veja se entendi bem. Voce quis dizer que não devemos trocar apenas 2 pneus e sim os quatro, dentro do possível, é isso?
    Exatamente!

Pneus iguais, mas com desgaste diferente, sobrecarregam a transmissão. Para evitar isso o ideal é fazer o rodízio o mais frequentemente possível.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

Usuário
    Entrada
    15/12/2015
    Local
    tres marias/MG
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Sassagudo. No meu jimny uso 215/75. Já vi que dei mancada. Não fiz rodizio.Economia de crise.Agora vamos tentar consertar ,mas trocar os 4 ,tá meio dificil($). Alias os dianteiros tão bem novos e os traseiros ainda não pedem troca ,mas posso fazê-lo.Então um paliativo:Troco os traseiros ,rodo com eles nessa posição até igualarem o desgaste dos dianteiros e passo a fazer o rodizio.Qual é a sua opinião?Por favor ,vejamos se entendi bem ;essa sobrecarga na transmissão é apenas em 4x4,não?
    Fica meu protesto em relação a css (via natsu) onde fiz todas as revisões (meu carro tem 50K) e ninguém me disse nada sobre esse problema na transmissão sem o rodízio.Seu tópico é que veio esclarecer...Valeu

Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por mario de paula pinto Ver Post
    Bom dia Sassagudo. No meu jimny uso 215/75. Já vi que dei mancada. Não fiz rodizio.Economia de crise.Agora vamos tentar consertar ,mas trocar os 4 ,tá meio dificil($). Alias os dianteiros tão bem novos e os traseiros ainda não pedem troca ,mas posso fazê-lo.Então um paliativo:Troco os traseiros ,rodo com eles nessa posição até igualarem o desgaste dos dianteiros e passo a fazer o rodizio.Qual é a sua opinião?Por favor ,vejamos se entendi bem ;essa sobrecarga na transmissão é apenas em 4x4,não?
    Fica meu protesto em relação a css (via natsu) onde fiz todas as revisões (meu carro tem 50K) e ninguém me disse nada sobre esse problema na transmissão sem o rodízio.Seu tópico é que veio esclarecer...Valeu
    Olá Mário.

Perfeita sua conclusão!

Se os traseiros ainda aguentam faça o rodízio se deseja aproveitá-los mais um pouco.
    Mas se for trocar coloque os novos na traseira e use assim até que se igualem.
    A partir daí faça o rodízio o mais frequentemente possível.

E sim! O esforço só acontece em 4x4, qualquer modo.
    Foi boa sua observação pois assim deixamos claro que o desgaste/esforço/consumo de combustível é só no 4x4.

Para poder usar a reduzida no asfalto sem esforço da transmissão fiz um módulo eletrônico que cria o modo 4x2 LOW.
    Tem um post aqui com vídeo.

Difícil encontrar alguém numa CSS que saiba um pouco da parte técnica. Só vendas.Depois...

Até...
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

Usuário
    Entrada
    15/12/2015
    Local
    tres marias/MG
    Valeu .Já li seus tópicos sobre 4x2 Low. Muito interessante .Abraço

Usuário
    Entrada
    20/09/2015
    Local
    cascavel/PR
    Boa noite. Pessoal sou novo em 4x4 eestou com algumas duvidas. Tenho feito prova de rally de regularidade e me recomendaram andar em 4x4 reduzida, os pisos são diversos as vezes pedras as vezes lama, não fico mudando ando sempre em reduzida. Pode ocasionar problema? meu jimny está com 19 mil km vou levar fazer revisão na CSS, o q pedir pra eles olharem nesse caso? Agradeço.

Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por junior_kgb Ver Post
    Boa noite. Pessoal sou novo em 4x4 eestou com algumas duvidas. Tenho feito prova de rally de regularidade e me recomendaram andar em 4x4 reduzida, os pisos são diversos as vezes pedras as vezes lama, não fico mudando ando sempre em reduzida. Pode ocasionar problema? meu jimny está com 19 mil km vou levar fazer revisão na CSS, o q pedir pra eles olharem nesse caso? Agradeço.
    Bom dia Junior.

No rally a preocupação é desempenho e o melhor para o percurso não é, necessariamente, o melhor para o carro.

O Jimny NÃO tem diferencial central, então não pode ser 4x4 permanente.

Por não ter diferencial central, em qualquer modo 4x4, reduzida ou não, o eixo dianteiro tem a mesma rotação do eixo traseiro. A caixa de transferência impõe isso.
    Se estiver em RETA e os pneus dianteiros tiverem exatamente o MESMO desgaste (diâmetro) dos traseiros, todos novos por exemplo, então não há, na teoria, esforço na transmissão nem nos pneus. Mesma rotação.

Mas como o desgaste nunca é o mesmo e, principalmente, numa CURVA as rodas dianteiras fazem um caminho diferente das traseiras, então as rodas dianteiras vão girar de modo diferente das traseiras.

Mas a transmissão em 4x4, sem diferencial central, não deixa esse giro diferente acontecer. O que acontece? Ou a transmissão quebra ou alguma roda patina, que é o que acontece na maior parte do tempo (até a quebra...).

No que uma roda patinou, se for na lama, baixo atrito, tudo bem. Pouco desgaste do pneu, pouco esforço da transmissão
    e pouco gasto de combustível a mais para vencer essa resistência. Mas no momento que vc sai da lama e pega um piso de boa aderência como pedras ou terra seca o que acontece? O atrito/esforço acontece de imediato. Desgaste dos pneus e aumento de consumo de gasolina. Repare que todos comentam sobre o desgaste e baixa durabilidade dos pneus. Claro que são pneus tem um projeto diferente mas MUITO do desgaste se deve ao uso do 4x4. Um pneu escorregando pelo que expliquei acima é quase como um pneu travado, queimando, numa freada. Na lama, só nela, tranquilo. Escorrega bem. Mas fora dela sempre se deixa um rastro de borracha...

Já reparou o quanto a direção fica progressivamente mais pesada e vc tem que acelerar mais para sair com o carro no 4x4 com a direção virada ao máximo? Experimente no asfalto: ligue o 4x4 reduzida, vire o volante ao máximo e tente sair, nem precisa se mover, apenas tente. Parece que vc está com o freio de mão puxado... Um pouco menos do que isso é o que acontece o tempo todo em 4x4, principalmente em reduzida, na terra seca ou pedras. Quanto mais vira o volante, percursos sinuosos, o tempo todo desviando de obstáculos etc, mais esforço. Esforço variável mas permanente.

Repare que o manual do Jimny diz claramente para NÃO utilizar o 4x4, menos ainda a reduzida, em pisos de boa aderência.

Por conta disso fiz um módulo eletrônico para ter o 4x2 LOW, ou seja 4x2 com reduzida. Veja um vídeo que postei aqui (procure por "4Jimny"). Na lama 4x4 direto, quando saio dela, terra seca ou pedras, um toque no botão 2WD e passo para 4x2 LOW e vou assim até nova necessidade de 4x4, com o carro muito mais ágil. Economizo pneus, combustível e, principalmente, esforço/desgaste da transmissão. Além de toda utilidade de modo 4x2 com reduzida, antes de uso proibido, em uso urbano, subida de rampas, transito lento em ladeiras, baliza, subida de serra na estrada congestionada etc.

Se vc não sente nada de diferente, acho que não há nada em específico para pedir para olhar na CSS. Até pq ninguém entende de nada... Só querem vender e vc irá pagar horas de serviço. Seu carro é novo e a transmissão deve estar em bom estado. Mas apenas minha opinião...

Uma dica fundamental da engenharia mecânica: faça o rodízio dos pneus o mais frequentemente possível. Quando o desgaste dos pneus é igual o esforço, e consequente o desgaste "doentio", passa a ser o menor possível nos modos 4x4. O desgaste desigual acaba causando ainda mais desgaste e assim os pneus vão embora num ciclo vicioso.

Uma conclusão de tudo que falamos acima: quanto mais largo o pneu, independente de ser de asfalto ou terra maior o desgaste dele e menor durabilidade. Pq? Imagine numa curva, o lado de dentro do pneu faz um trajeto e o lado de fora outro maior (lembra-se de corredores numa pista de atletismo?)... o mesmo pneu terá pontos de escorregamento e desgaste. Aqui restrito ao pneu. A transmissão nada sofre e isso acontece nas quatro rodas com ou sem 4x4.

Acho que escrevi demais...

Se tiver alguma dúvida, e eu puder ajudar, é só perguntar...

Até +.

Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Agradecimento: 1
    Explicações importantissimas, valeu.
    JIMNY HR 2012 JEGUINHO (Pequeno, Forte e Teimoso)
    Ex Land Rover Freelander 2, New S 10, X Terra, Troller T4.

Sassagudo,

Percebo que é bem detalhista, criterioso e zeloso ao extremo.

Sei és mais experiente que eu, poderia ser meu pai, mas também ando de Jeep desde 1998 e alguma coisa já aprendi.

Desculpa entrar aqui para tecer meus comentários, sem ofensa ou querer polemizar, apenas não traumatizar alguns menos experientes e podem ficar receosos...

1. o Jimny é calibrado para pneu 205/70-15 sim, tanto que o Velocímetro marca a mais e o Hodômetro correto, como em qualquer outro veículo. Eu tenho um HR 2011, que vem com Pirelli ATR 215/75-15, esse pneu aliás tem péssima construção é torto e difícil de balancear. Com o 215/75 meu hodômetro dá erro próximo do 4% a menos, e o velocímetro marca cravado com o GPS. - Veja a quantidade de informação que já existe a esse respeito. Já tirei essa prova de todos os métodos possíveis! O maior deles foi numa expedição de 10.500km junto com mais 2 veículos (TR4 e Discovery), todos com GPS e trocando informações sobre esses dados, ou seja pneu 215/75 marca errado no hodômetro.

2. O 4x4 alto, em estrada de terra, mesmo com alguma aderência, pode ser utilizado sim, obvio que o sistema de transmissão não vai trabalhar na "manteiga", mas ele tem folgas que permitem esse uso. As folgas nas engrenagens compensam em partes a diferença entre eixo dianteiro e traseiro. Digo e afirmo que é mais seguro andar em 4x4 numa estradinha de terra. Na minha expedição, só no trecho da Bolívia, foram quase 1.000 km de terra com muito pó, costela de vaca etc.., andávamos a 70~80Km/h e se não estivesse com 4x4 engatado, certamente eu teria passado reto em algumas curvas, ou perdido a traseira, como ocorreu em algumas situações onde eu queria "economizar o sistema e combustível".
    A saída de traseira é legal, mas quando se está afim de brincar, não a 3.000Km de casa!

3. Entendo também seu preciosismo com relação ao desgaste diferente entre os pneus dianteiros e traseiros. Mas, sendo eles mesmo fabricante, modelo e medidas, essa diferença tb é desprezível! Como disse as folgas originais do conjunto compensam essa diferença. Ainda mais em piso de média a pouca aderência.
    Do modo como coloca, me lembrou os professores nos ensinando: "... mas isso vale na CNTP (Condições normais de temperatura e pressão)..." ou seja só no mundo ideal.

Enfim, na minha humilde opinião, sua teoria está perfeita, (exceto o hodômetro que acho que houve alguma confusão de sua parte), mas na prática a teoria é outra, e do modo como colocou, parece que tudo vai quebrar, consumo vai nas nuvens, pneu vai acabar! Não é bem assim, sabemos disso.

Veja também que a antiga pampa 4x4 tinha relação de diferencial na frente diferente da relação da traseira, assim como em alguns tratores agrícolas 4x4. Existe uma teoria para isso... não vem ao caso, mas isso mostra que o sistema aceita algum desaforo (diferença entre dianteiro e traseiro, seja na relação ou no diâmetro do pneu), projetado pela fábrica!

Óbvio que não recomendo diâmetros de pneus diferentes nos eixos, mas só quis ilustrar um exemplo, de que um desgaste diferente dos pneus não causam prejuízos nem forçam o sistema. Demonstram apenas falta de zelo do proprietário!

Uma maneira muito simples de saber se está com muita aderência para o 4x4 a ponto dele forçar o sistema já foi dito: em primeira marcha, comece a andar com o veículo e esterce o volante com o veículo em movimento, se sentir o volante pesado, querendo voltar para linha reta, significa que a estrada está com bastante aderência, caso contrário, já está ocorrendo o arraste no solo, sem forçar o mecanismo do veículo.

Mais uma vez, sem querer polemizar, mas deixo aqui meu post para que demais iniciantes não fiquem com tanto receio, ou mesmo economizem o 4x4 achando que estão diminuindo a vida útil!
    O 4x4 foi feito para usar!

Abraço e vamos aprendendo juntos!

* depois vou ver seu post do 4x2 reduzido, isso pode ser legal...

Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    O meu HR também está com pneus 215/75 e as informações referentes ao velocimetro e ao odômetro (#3,5%) batem rigorosamente com as minhas aferições. No tocante ao uso do 4x4 alto também concordo com suas explicações. Os foruns servem para isso, dirimir dúvidas e suscitar saudáveis e respeitosas discussões.

Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Olá Paulo.

É sempre bom debater. Sempre aprendemos algo.

1. o Jimny é calibrado para pneu 205/70-15 sim, tanto que o Velocímetro marca a mais e o Hodômetro correto, como em qualquer outro veículo. Eu tenho um HR 2011, que vem com Pirelli ATR 215/75-15, esse pneu aliás tem péssima construção é torto e difícil de balancear. Com o 215/75 meu hodômetro dá erro próximo do 4% a menos, e o velocímetro marca cravado com o GPS. - Veja a quantidade de informação que já existe a esse respeito. Já tirei essa prova de todos os métodos possíveis! O maior deles foi numa expedição de 10.500km junto com mais 2 veículos (TR4 e Discovery), todos com GPS e trocando informações sobre esses dados, ou seja pneu 215/75 marca errado no hodômetro.

Discordo. Pelo menos no caso do meu 4Sport 2015. Não sei se é o caso do seu 2011. O painel pode ser calibrado pelo scanner Suzuki ScanTool. Privativo das concessionárias
    O painel mostra a velocidade de acordo com os pulsos recebidos de um sensor na caixa de transferência. Não há como, em nenhum veículo, o velocímetro estar correto e o hodômetro errado ou vice versa. Ou os dois estão certos, carro zero saindo com pneus novos de máximo diâmetro ou, a partir daí, ambos errados. A base de cálculo de ambos é o número de pulsos. O tempo, para cálculo de velocidade, é medido pela eletrônica do painel (oscilador a quartzo).
    Como o Jimny tem como opcional o 215/75, de maior diâmetro, o painel TEM que ser ajustado para esse pneu. Para o 205/70 (meu caso) menor diâmetro, para uma mesma distância percorrida o 205 dá mais voltas indicando uma velocidade e distâncias percorridas MAIORES.
    Aliás, se fosse o contrário, velocimetro correto com 205/70, quem usar o 215/75 estaria acima da velocidade indicada levando multas direto em radares.
    De dez/14 a mar/15 percorri sozinho mais de 11.000 km por RJ, ES, MG, BA, GO e TO. Tenho um GPS de precisão com antena externa captando no mínimo 6 satélites. Precisão de velocidade de 10 metros/hora. Pude confirmar e bate com os cálculos do diâmetro do pneu, o erro a MAIS do pneu 205/70. Repito: TEM que ser assim sob pena de multas e processos em caso de acidentes. E quando o pneu se desgasta a velocidade indicada é maior que a real. Taxista adora pneu careca, ou seja, menor diâmetro.
    Acho que a SZK oferece o 205 para motivar a opção pelo 215. Veja que existe o ATR Scorpion 215/75. Pq não o oferecem no lugar do 205? Na minha opinião para vender o MTR 215.

2. O 4x4 alto, em estrada de terra, mesmo com alguma aderência, pode ser utilizado sim, obvio que o sistema de transmissão não vai trabalhar na "manteiga", mas ele tem folgas que permitem esse uso. As folgas nas engrenagens compensam em partes a diferença entre eixo dianteiro e traseiro. Digo e afirmo que é mais seguro andar em 4x4 numa estradinha de terra. Na minha expedição, só no trecho da Bolívia, foram quase 1.000 km de terra com muito pó, costela de vaca etc.., andávamos a 70~80Km/h e se não estivesse com 4x4 engatado, certamente eu teria passado reto em algumas curvas, ou perdido a traseira, como ocorreu em algumas situações onde eu queria "economizar o sistema e combustível".
    A saída de traseira é legal, mas quando se está afim de brincar, não a 3.000Km de casa!

Concordo!
    Mas veja o seguinte: vc estava acompanhado de dois outros veículos diferentes, talvez o seu Jimny o menos potente deles. Todos vocês, provavelmente, bem mais jovens que eu. Alguém determinava o ritmo que poderia ser inadequado para "brincar" com saídas de traseira. Além de uma possível disputa, inconsciente que seja, de ver quem anda mais rápido. Já testemunhei isso em TODOS Jimny day que participei.
    No meu caso estou sozinho sempre e EU imponho o ritmo de acordo com minhas limitações e as da estrada.
    O 4x4 alto ajuda, e muito, muitas vezes uso como vc descreve.
    Mas concordo em ter cuidado ao brincar a 3000 km de casa.

3. Entendo também seu preciosismo com relação ao desgaste diferente entre os pneus dianteiros e traseiros. Mas, sendo eles mesmo fabricante, modelo e medidas, essa diferença tb é desprezível! Como disse as folgas originais do conjunto compensam essa diferença. Ainda mais em piso de média a pouca aderência.
    Do modo como coloca, me lembrou os professores nos ensinando: "... mas isso vale na CNTP (Condições normais de temperatura e pressão)..." ou seja só no mundo ideal.

Concordo com sua observação sobre meu preciosismo e conservadorismo.
    Infelizmente as folgas originais NÃO compensam a diferença. Elas existem por conta de possibilitar os diferentes engates e por conta de tolerâncias de processos produtivos (usinagem). Nos primeiros centímetros, ou metros, essas pequenas folgas já teriam sido "consumidas" e, a partir daí, esforço na transmissão e consumo. Mas, claro, tudo isso minimizado, ou mesmo desprezado, em pisos de baixa aderência. E mesmo em terra seca tudo aguenta por conta do projeto.
    Estou para medir um mesmo percurso, mesmo dia, mesma velocidade etc. em 4x4 e 4x2 com um scanner medindo a carga no motor e um osciloscópio medindo o consumo (bico injetor) para comparar o consumo.
    Na verdade a minha maior preocupação é a autonomia. O tanque do Jimny é pequeno e já passei sufocos no meio de lugar nenhum em TO e diversos outros lugares. Qualquer gota de combustível economizada valia lá.

Enfim, na minha humilde opinião, sua teoria está perfeita, (exceto o hodômetro que acho que houve alguma confusão de sua parte), mas na prática a teoria é outra, e do modo como colocou, parece que tudo vai quebrar, consumo vai nas nuvens, pneu vai acabar! Não é bem assim, sabemos disso.

Com certeza! Quebra improvável. Mais valem os comentários para minimizar desgaste de pneu e consumo de combustível.

Veja também que a antiga pampa 4x4 tinha relação de diferencial na frente diferente da relação da traseira, assim como em alguns tratores agrícolas 4x4. Existe uma teoria para isso... não vem ao caso, mas isso mostra que o sistema aceita algum desaforo (diferença entre dianteiro e traseiro, seja na relação ou no diâmetro do pneu), projetado pela fábrica!

Procurei bastante sobre a possibilidade de existir diferencial dianteiro e traseiro diferentes. Mas só encontrei isso em veículos ou com diferencial central SEM possibilidade de bloqueio e com pneus diferentes dianteiros e traseiros no caso de tratores.
    Até achei algo interessante sobre a Belina 4x4 (mesma plataforma e mecânica da Pampa 4x4).
    Da revista Quatro Rodas, março de 1985:
    "...Na edição de março de 1985, ela foi colocada à prova num percurso de 10 000 km: foi de São Paulo a Maceió e voltou, encarando lama, canaviais e muita areia. Cruzou o país com apenas um problema: o ronco no diferencial traseiro, considerado normal pela rede autorizada. Infelizmente, os técnicos estavam errados: integrada à frota de Longa Duração, a Belina 4x4 rodou 50 000 km em 18 meses, quando revelou sua principal fraqueza. O 4x4 funcionou bem até os 10 000 km e dali em diante só deu problema. Curiosamente, o defeito do sistema era sua própria simplicidade, já que não havia diferencial central para compensar a diferença entre os eixos nas curvas. Como resultado, o diferencial traseiro foi o primeiro a pular fora: destruído após os 10 000 km, foi substituído na garantia e quebrou mais algumas vezes até os 22 000 km, quando a revista decidiu não mais fazer uso da tração 4x4. Ao todo, foram 84 dias de oficina para resolver um problema sem solução.Para fazer justiça à Belina 4x4, vale dizer que suas limitações estavam previstas no manual do proprietário: deveria rodar só em pisos de baixa aderência, em linha reta e nunca acima dos 60 km/h. O fato é que após o teste de Longa Duração, a fábrica alterou o manual do proprietário, tornando mais clara a correta operação da tração 4x4. Minada a confiança do consumidor, não restou alternativa à Ford senão encerrar a sua produção em 1987: o sistema agora era exclusivo da Pampa, que se manteve em linha até 1995.
    Nosso Jimny é bem mais robusto. Felizmente...
    Óbvio que não recomendo diâmetros de pneus diferentes nos eixos, mas só quis ilustrar um exemplo, de que um desgaste diferente dos pneus não causam prejuízos nem forçam o sistema. Demonstram apenas falta de zelo do proprietário!

Uma maneira muito simples de saber se está com muita aderência para o 4x4 a ponto dele forçar o sistema já foi dito: em primeira marcha, comece a andar com o veículo e esterce o volante com o veículo em movimento, se sentir o volante pesado, querendo voltar para linha reta, significa que a estrada está com bastante aderência, caso contrário, já está ocorrendo o arraste no solo, sem forçar o mecanismo do veículo.

Perfeito! É o que sempre faço. O primeiro teste do módulo 4x2 reduzido e exatamente este.

Mais uma vez, sem querer polemizar, mas deixo aqui meu post para que demais iniciantes não fiquem com tanto receio, ou mesmo economizem o 4x4 achando que estão diminuindo a vida útil!
    O 4x4 foi feito para usar!

Concordo também. Posso até ser conservador no uso, e sou, mas motivado principalmente pela diversão e melhorar minha sensibilidade e habilidade (decadente...) de condução. Gosto do desafio, não quero ficar "viciado" no 4x4 e só uso o 4x4 em último caso. Mas concordo e repito: posição absolutamente pessoal. Desgaste e economia, aqui, em segundo plano.

Abraço e vamos aprendendo juntos!

Legal poder conversar!
    E vamos esclarecer a questão do velocimetro/hodometro.
    Quanto a eles mantenho minha opinião: painel ajustado para o 215/75.
    Pelo menos para o Jimny nacional, meu caso.

Grato, Paulo, e boas expedições!

Abs,

Zé.

* depois vou ver seu post do 4x2 reduzido, isso pode ser legal...[/QUOTE]

Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Brasília/DF
    Excelente discussão.

Então quem instalou os 215/75 fora das concessionárias deveria solicitar a recalibragem do hodômetro/velocímetro?

Abs

Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Sassagudo todos os carros que tive até hoje, com a configuração original de fábrica, marcavam correto no odômetro e +/- 5 km a menos no velocímetro. No meu atual um HR 2011/12 quando estava com os pneus 205/70 era da forma acima, depois que troquei pelos 215/75 15 com rodas originais ele passou a marcar a velocidade REAL, igual GPS e odômetro 3,567% a menos, bem exato né kkkkkkk. Uma RAM que eu tive, época boa, quando boteis uns BF 315 o velocimetro marcava a menos quase 10 km, tomei algumas multas até perceber,kkkkkkkk aí só passava nos radares pela velo do GPS, o odômetro também dava diferença mas não me recordo quanto. Um abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Curiosidade : BAT-UTV
      Por igorbambu no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 0
      Última resposta: 06/12/2013, 12:39
    2. CURIOSIDADE
      Por gbpereira no fórum Niva
      Respostas: 4
      Última resposta: 25/12/2004, 02:32
    3. Curiosidade!!
      Por Marisan no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2