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  • #1
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    Curiosidade com 4x4 jimny




    Pergunta de noobie q acabou de comprar um Jimny:

    o que acontece se ativar a 4x4H ou 4x4L no jimny com as rodas desalinhadas? não achei nada sobre isso em nenhum lugar... no manual tbm não fala...

    Abs!!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Rafael Maklon Ver Post
    Pergunta de noobie q acabou de comprar um Jimny:

    o que acontece se ativar a 4x4H ou 4x4L no jimny com as rodas desalinhadas? não achei nada sobre isso em nenhum lugar... no manual tbm não fala...

    Abs!!
    Olá.

    Também tive essa dúvida quando estava desenvolvendo um novo módulo eletrônico para ter o 4x2 L, ou seja, reduzida só com tração traseira. No meu caso era a passagem 4x4 H para 4x2 L e vice versa.

    Quando as rodas dianteiras não estão alinhadas o carro está fazendo uma curva. Então o caminho, espaço percorrido, pelas rodas dianteiras e traseiras não é igual, ou seja, rotação diferente entre rodas dianteiras e traseiras.

    Como o Jimny não tem diferencial central alguma parte da transmissão sofrerá esforço adicional para fazer uma das rodas, dianteira ou traseira, escorregar pois a transmissão impõe a mesma rotação nos dois eixos. Se estiver em piso escorregadio, lama por exemplo, tranquilo. Mas em terra seca ou areia o esforço já existe. Mas aí uso o novo 4x2 LOW.

    Tudo isso não ocorre com as rodas alinhadas, ou seja, andando em linha reta.

    Posto isso outra conclusão: nunca usar pneus de tamanho diferentes. Nunca trocar dois pneus novos num eixo. E fazer o rodízio com a maior frequência possível (eu faço religiosamente a cada 2500 km). Se vc demora muito para fazer o rodízio os pneus ficam de diâmetro ligeiramente diferente por conta do desgaste. E o esforço, ainda que leve, é permanente quando em algum modo 4x4.

    Boa sorte com o seu Jimny.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #3
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    Opa, Obrigado Sassagudo!

    Mas então se por algum motivo o individuo entrar em uma vala ou atolar em 2WD e decidir colocar 4x4H ou 4x4L para dar uma força, e ele não estiver com as rodas alinhadas por conta do atolamento, mas com o carro parado, isso não teria problema certo?

    Faço essa pergunta pq o Manual do carro diz para deixar as rodas "completamente" alinhadas...

    Grande Abraço!
    4X4 Brasil

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Rafael Maklon Ver Post
    Opa, Obrigado Sassagudo!

    Mas então se por algum o individuo entrar em uma vala ou atolar em 2WD e decidir colocar 4x4H ou 4x4L para dar uma força, e ele não estiver com as rodas alinhadas por conta do atolamento, mas com o carro parado, isso não teria problema certo?

    Faço essa pergunta pq o Manual do carro diz para deixar as rodas "completamente" alinhadas...

    Grande Abraço!
    Perfeito Rafael!

    Com o carro parado, rotação das rodas nula, não haverá esse esforço. O modo 4x4 será engatado, sem esforço, e quando começar a se mover aí sim uma roda necessariamente irá escorregar.

    Gostaria de reforçar a recomendação do rodizio. Pois se os pneus não tiverem desgaste igual, diâmetros diferentes, o esforço será permanente nos modos 4x4. Mesmo em linha reta!

    Eu só uso o 4x4 em casos extremos para evitar desgaste dos pneus e não forçar a transmissão. Mesmo em terra seca uso só 4x2 ou o 4x2 LOW em aclives e caminhos mais sinuosos. Acho divertido controlar o carro nas saídas de traseira. Também noto diferença no consumo de combustível.

    Abs,

    Zé.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #5
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    Esclareceu minha dúvida, obrigado Zé!

    Comprei o carro de segunda mão com 40.000 km na concessionária da suzuki semana passada e ainda estou descobrindo o carro... os pneus infelizmente não são novos e não faço idéia se foi feito algum rodizio, mas como são pneus para cidade e não para offroad, eu pretendo trocar os pneus assim q entrar uma graninha. Vou seguir com certeza essa recomendação do rodizio de 2500km, até pq mesmo usado, não é um carro barato...

    Mais uma vez Obrigado!

    Abs

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Rafael Maklon Ver Post
    Esclareceu minha dúvida, obrigado Zé!

    Comprei o carro de segunda mão com 40.000 km na concessionária da suzuki semana passada e ainda estou descobrindo o carro... os pneus infelizmente não são novos e não faço idéia se foi feito algum rodizio, mas como são pneus para cidade e não para offroad, eu pretendo trocar os pneus assim q entrar uma graninha. Vou seguir com certeza essa recomendação do rodizio de 2500km, até pq mesmo usado, não é um carro barato...

    Mais uma vez Obrigado!

    Abs
    Rafael,

    Dá prá ter idéia do desgaste desigual ou não, medindo a profundidade dos sulcos de cada pneu.

    Tipo com um palito de fósforo inserido no sulco e comparando com os outros pneus.

    Se os pneus forem os 205/70 então o velocímetro indicará uma velocidade maior que a real, uma distância percorrida também e o cálculo do consumo terá um erro. O velocímetro/odômetro é ajustado para o pneu 217/75.

    Também vale a pena pensar numa troca dos óleos. Principalmente motor. As vezes o pessoal troca o óleo, mas passa uma estopa com gasolina no filtro de óleo. O filtro fica com aparência de novo pela limpeza. Mas não é. Picaretagem comum em postos de gasolina quando o dono não está perto. Além de colocarem um óleo de qualidade inferior ao combinado. Sempre troco dos carros e moto em casa.

    Quando sou obrigado a fazer uma revisão na CSS para manter a garantia, faço uma marca no filtro. Alias as CSS sempre cobram um volume de óleo a mais. Eles usam óleo a granel, de tambores, mas cobram arredondando prá cima os diferenciais e caixa de transferência como se o óleo viesse em embalagem de um litro.

    Haja...

    Abs.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #7
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    Sassagudo;
    Boa noite!

    Essa questão do velocímetro e odômetro com as diferentes medidas de pneus sempre causa confusão.
    O pneu original do Jimny é o 205/70 e nesta condição o odômetro marca a quilometragem corretamente enquanto o velocímetro marca uma velocidade menor que a real, aliás como a grande maioria dos carros.
    Com o uso dos pneus 215/75 a velocidade indicada passa a ser a real sem margem de segurança, enquanto o odômetro passa a indicar uma quilometragem menor em cerca de 5%.
    Um abraço;
    Pedro Paulo.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Olá.



    Nunca trocar dois pneus novos num eixo.

    Boa sorte com o seu Jimny.
    Sassagudo, explique melhor por favor.
    JIMNY HR 2012 JEGUINHO (Pequeno, Forte e Teimoso)
    Ex Land Rover Freelander 2, New S 10, X Terra, Troller T4.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Rafael Maklon Ver Post
    Opa, Obrigado Sassagudo!

    Mas então se por algum motivo o individuo entrar em uma vala ou atolar em 2WD e decidir colocar 4x4H ou 4x4L para dar uma força, e ele não estiver com as rodas alinhadas por conta do atolamento, mas com o carro parado, isso não teria problema certo?

    Faço essa pergunta pq o Manual do carro diz para deixar as rodas "completamente" alinhadas...

    Grande Abraço!
    A dica é sempre entrar no obstáculo já com o recurso necessário para sair dele. Já entra traçado!!

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Cleo Ver Post
    Sassagudo, explique melhor por favor.
    Bom dia Cleo.

    É o seguinte: o Jimny não tem diferencial central, então a rotação do eixo dianteiro e traseiro é a mesma.

    Pode acontecer de alguém, por falta de $$, trocar apenas dois pneus mais desgastados, dianteiros ou traseiros. Neste caso os pneus novos tem o maior diâmetro possível, afinal são novos, os velhos estão com diâmetro menor, usados. Modelos de pneu diferentes então nem pensar...

    Como o carro imprime a mesma rotação em ambos eixos como fica? Alguém vai patinar ou a transmissão vai quebrar. Não é possível, mesmo em linha reta isso não acontecer. Pelo dimensionamento/robustez a transmissão GERALMENTE aguenta. Então o pneu será desgastado e o consumo de combustível aumenta pelo esforço em fazer a roda em questão patinar. Alem do esforço na transmissão.

    Esta é a razão de NUNCA usar 4x4 em pisos de boa aderência. Asfalto, concreto etc. Eu nem em terra seca uso. Só mesmo em lama etc. E isto nem é só caso do Jimny. QUALQUER 4x4 que NÃO tenha diferencial central tem o mesmo problema.

    Se tiver em dúvida escreva.

    Abs.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #11
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    Citação Postado originalmente por PPaulo Ver Post
    Sassagudo;
    Boa noite!

    Essa questão do velocímetro e odômetro com as diferentes medidas de pneus sempre causa confusão.
    O pneu original do Jimny é o 205/70 e nesta condição o odômetro marca a quilometragem corretamente enquanto o velocímetro marca uma velocidade menor que a real, aliás como a grande maioria dos carros.
    Com o uso dos pneus 215/75 a velocidade indicada passa a ser a real sem margem de segurança, enquanto o odômetro passa a indicar uma quilometragem menor em cerca de 5%.
    Um abraço;
    Pedro Paulo.
    Bom dia Pedro Paulo.

    Também tive a mesma dúvida e um GPS geodésico de precisão esclareceu. No meu com o 205/70 é bem perceptível. Inclusive o consumo (km/l) também não é real. Aliás de a velocidade está errada necessariamente a distância também estará e vice versa.

    O pneu original do Jimny, para o qual o painel é ajustado, é o 215/75. Quando a SZK oferece o 205/70 o velocímetro indica uma velocidade maior e, consequentemente distância percorrida também. pelo menos não se leva multa.

    Com o passar do tempo e desgaste do pneu qualquer carro passa a indicar velocidade e distancia maior. Taxista adora andar com pneu careca...

    No Jimny o sensor de velocidade, colocado na caixa de transferência indica 25 pulsos por giro (se me lembro de cabeça pois o manual técnico não está aqui no momento). A CPU do painel é ajustada para o MAIOR pneu oficial. Daí com outro pneu menor e/ou desgaste a velocidade passa a ser cada vez maior que a real. Aumenta a margem de segurança contra multas.

    O correto seria a SZK oferecer o 215/75 MTR, como oferece, e o 215/75 ATR (que existe) e não o 205/70. Acho que é para motivar a gastar no 215/75 opcional...

    Abs,

    Zé.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #12
    Usuário Avatar de Cleo
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    12/11/2008
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    Conceição da Barra/ES
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    Suassugo veja se entendi bem. Voce quis dizer que não devemos trocar apenas 2 pneus e sim os quatro, dentro do possível, é isso?
    JIMNY HR 2012 JEGUINHO (Pequeno, Forte e Teimoso)
    Ex Land Rover Freelander 2, New S 10, X Terra, Troller T4.

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