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  • #1
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    05/10/2015
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    Vitara 1996 e iniciante em trilhas




    Boa tarde amigos,

    Muito prazer em participar desse fórum, sou iniciante em tudo aqui.

    Estou num dilema aqui, apareceu um oportunidade de pegar um vitara 1996 4p, 4x4 completo. Minha ideia é iniciar no mundo 4x4 e fazer algumas trilhas na região. Preciso de uma orientação se devo ou não pegar esse carro.
    Outra coisa, está com motor AP, o que me parece vantagem pois é mais barato a manutenção. o que acham?
    Outra dúvida, após adquirir, quais passos devo seguir. Quais ações devo providenciar no carro para preparar para trilhas.

    Desde já agradeço;
    4X4 Brasil

  • #2
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    29/04/2012
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    Honório,

    Tudo vai depender de algumas questões:
    1. Este veículo será seu para o dia a dia? Possui outro carro?
    2. Que tipo de trilhas você pretende pegar? Leves e passeios? Médias? Pesadas? Já tem alguma experiência?

    Acho que antede de comprar você deve levar até um mecânico com experiência em 4x4 para que ele avalie o estado geral do veículo. Se o 4x4 está funcionando perfeito, quais peças terão que ser trocadas..etc

    O vitara que você está vendo é automático ou manual? Automático é 10 mas verifique o funcionamento do cambio... quanto tempo faz desde a ultima troca do óleo do cambio?

    Eu passeio pelo Forum desde 2012 mas só pude adquirir o meu em outubro do ano passado. Comprei um vitara 3p auto (vulgo jipinho) sem ver nada, eu moro em Sumaré e ele veio de Fortaleza. Eu sabia que o cambio automático estava com problemas, mas queria comprar para arrumar mesmo. Óbvio que se ele veio pior que eu esperava, mas como não uso todo
    dia, estou arrumando aos poucos.

    Meu uso será, passeio, trilhas leves e rally de regularidade.

    Particularmente estou adorando meu vitara, lógico que ainda falta muito até ele chegar a ficar confiável para longas viagens, mas já dá para brincar bastante. O próximo passo é arrumar a carroceria, depois do Rally do dia 24 ele vai para funilaria e acho que só volta em fevereiro ou março.

    Boa sorte!

  • #3
    Usuário Avatar de GustavoR
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    06/06/2014
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    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por honorio1989 Ver Post
    Boa tarde amigos,

    Muito prazer em participar desse fórum, sou iniciante em tudo aqui.

    Estou num dilema aqui, apareceu um oportunidade de pegar um vitara 1996 4p, 4x4 completo. Minha ideia é iniciar no mundo 4x4 e fazer algumas trilhas na região. Preciso de uma orientação se devo ou não pegar esse carro.
    Outra coisa, está com motor AP, o que me parece vantagem pois é mais barato a manutenção. o que acham?
    Outra dúvida, após adquirir, quais passos devo seguir. Quais ações devo providenciar no carro para preparar para trilhas.

    Desde já agradeço;

    Amigo,

    O Vitara vai bem em trilhas pesadas, com conforto, mas depreende algumas alterações em suas características originais. A primeira é colocar um focinho do diferencial de ferro, que vai prevenir quebras na caixa satélite, coroa e pinhão e outros gastos que certamente serão caros. O custo médio da alteração é de R$ 1400,00 (aquisição da peça + mão de obra), mas a quebra da peça original possivelmente vai gerar custos maiores.

    A adaptação do motor ap no vitara atualmente é muito fácil. Você tem kits quase prontos para esta adaptação. O que pode complicar eventualmente é a elétrica, com chicotes e as funções do painel, mas barateia a manutenção sim. Porém, adiciona peso ao conjunto frontal do carro, já que o bloco original é de alumínio. Isso pode fazer com que a frente perca alguma altura, bem como que os coxins do motor sejam um pouco apenados pela adaptação.

    O que eu vejo de como ir melhorando o carro para o off road é: você vai descobrir na prática. Pode ser que você se depare com muitos alagados, e queira um snorkel, ou não, não seja a sua prioridade. Pode ser que um guincho caia bem, ou um bloqueio. Vc vai descobrir na prática e certamente vai ser muito bom.

    O meu vitarinha já é bem mechido, e tem uma mecânica robusta em que eu confio muito!

    Uma pedida boa para começar são pneus off road, eu uso vj900 e estou muito satisfeito com o resultado.

    Olha o meu brinquedo aí.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vitara 1996 e iniciante em trilhas-20150803_142319-02.jpg   Vitara 1996 e iniciante em trilhas-20151003_122151-01.jpg   Vitara 1996 e iniciante em trilhas-20150629_143513-01.jpg  
    4X4 Brasil
    Vitara 1997, motor ap 2.0 injetado 4 bicos, 4" lift de suspensão e 2" de lift de carroceria, semi eixos dianteiro hillux srv 1996.

  • #4
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    Parabéns pela Viatura Gustavo!!
    Tá Show!
    Que motor você usa? O Original ou AP?

  • #5
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    Citação Postado originalmente por padovanieduardo Ver Post
    Parabéns pela Viatura Gustavo!!
    Tá Show!
    Que motor você usa? O Original ou AP?
    Não uso o original porque o meu carro originalmente tinha o motor g16b (16v), que foi substituido pelo g16a (8v), mas é mecanica original suzuki!
    Vitara 1997, motor ap 2.0 injetado 4 bicos, 4" lift de suspensão e 2" de lift de carroceria, semi eixos dianteiro hillux srv 1996.

  • #6
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    Boa noite a todos !

    Ainda não tenho um veículo off road, mas de há algum tempo já venho pensando em adquirir um.

    Inicialmente vinha dando uma olhada nas TR4 de 2003 a 2006, mas nessa última semana passando em frente a uma loja aqui em Mogi das Cruzes vi um Sidekick 95 automático a venda por 18 mil.

    Fiquei interessado no veículo, mas ao mesmo tempo, como não conheço nenhum mecânico especializado em 4x4 estou com receio que a loja tenha dado um tapa no carro só para vender e depois estoure a bucha na minha mão.

    Se houver alguém aqui de Mogi das Cruzes, que conheça um mecânico especialista em 4x4 e puder me indicar eu agradeço.

    Um abraço ...

  • #7
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    29/04/2012
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    Agradecimento: 1
    Cara, em Mogi eu não sei, mas dê uma olhada num tópico que fala de um mecânico de São Paulo muito bom.
    Acho que vale você conversar com ele e até gastar uma grana para pedir que ele veja o carro antes de comprar.
    Abraço e boa sorte!!

    Citação Postado originalmente por Emerson FA Ver Post
    Boa noite a todos !

    Ainda não tenho um veículo off road, mas de há algum tempo já venho pensando em adquirir um.

    Inicialmente vinha dando uma olhada nas TR4 de 2003 a 2006, mas nessa última semana passando em frente a uma loja aqui em Mogi das Cruzes vi um Sidekick 95 automático a venda por 18 mil.

    Fiquei interessado no veículo, mas ao mesmo tempo, como não conheço nenhum mecânico especializado em 4x4 estou com receio que a loja tenha dado um tapa no carro só para vender e depois estoure a bucha na minha mão.

    Se houver alguém aqui de Mogi das Cruzes, que conheça um mecânico especialista em 4x4 e puder me indicar eu agradeço.

    Um abraço ...

  • #8
    Usuário
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    29/04/2012
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    Sumaré/SP
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    Gustavo,
    Na verdade eu errei o meu é G16P 8v injetado.
    Será que dá pra montar no bloco G16A?
    Vi algumas explicações aqui no fórum....vou procurar novamente e posto o link aqui.

    Abraço

    Citação Postado originalmente por GustavoR Ver Post
    Não uso o original porque o meu carro originalmente tinha o motor g16b (16v), que foi substituido pelo g16a (8v), mas é mecanica original suzuki!

  • #9
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    09/06/2015
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    são luis/MA
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    Bom dia Galera dos Vitaras! pensei que fosse um único incinate por aki. rsss

    pessoal também estou começando a preparar meu vitara 95(jipinho) manual, 3 portas. Estou nessa de comprar focinho, kit pra suspender mais a viatura e acessórios ( para choque de ferro, snorkel, peito de aço etc. O meu tá todo original com 125 mil km apenas. Era de um senhor que não fazia trilha e tinha mais de um carro. Pra ter uma ideia a pintura é original e tá show.

    Gostaria de saber se os amigos que tem a mais tempo poderiam indicar ou informar onde comprar essas peças com segurança e no preço bom! rss

    Estou em São Luis - MA, lugar bom de trilha! quando tiverem por essas bandas é só avisar.

    Neto.

  • #10
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    08/10/2015
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    Mogi das Cruzes/SP
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    Citação Postado originalmente por padovanieduardo Ver Post
    Cara, em Mogi eu não sei, mas dê uma olhada num tópico que fala de um mecânico de São Paulo muito bom.
    Acho que vale você conversar com ele e até gastar uma grana para pedir que ele veja o carro antes de comprar.
    Abraço e boa sorte!!

    Obrigado pela dica. Vou ver se acho esse tópico .
    Valeu ... um abraço.

  • #11
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    12/10/2015
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    Taquara/RS
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    Cool

    Citação Postado originalmente por GustavoR Ver Post
    Amigo,

    O Vitara vai bem em trilhas pesadas, com conforto, mas depreende algumas alterações em suas características originais. A primeira é colocar um focinho do diferencial de ferro, que vai prevenir quebras na caixa satélite, coroa e pinhão e outros gastos que certamente serão caros. O custo médio da alteração é de R$ 1400,00 (aquisição da peça + mão de obra), mas a quebra da peça original possivelmente vai gerar custos maiores.

    A adaptação do motor ap no vitara atualmente é muito fácil. Você tem kits quase prontos para esta adaptação. O que pode complicar eventualmente é a elétrica, com chicotes e as funções do painel, mas barateia a manutenção sim. Porém, adiciona peso ao conjunto frontal do carro, já que o bloco original é de alumínio. Isso pode fazer com que a frente perca alguma altura, bem como que os coxins do motor sejam um pouco apenados pela adaptação.

    O que eu vejo de como ir melhorando o carro para o off road é: você vai descobrir na prática. Pode ser que você se depare com muitos alagados, e queira um snorkel, ou não, não seja a sua prioridade. Pode ser que um guincho caia bem, ou um bloqueio. Vc vai descobrir na prática e certamente vai ser muito bom.

    O meu vitarinha já é bem mechido, e tem uma mecânica robusta em que eu confio muito!

    Uma pedida boa para começar são pneus off road, eu uso vj900 e estou muito satisfeito com o resultado.

    Olha o meu brinquedo aí.
    Olá Gustavo,
    Muito bacana o seu Vitara, parabéns! Tenho algumas perguntas, caso puder responder...
    - Você está usando pneus VJ900 265x75 R16? Está usando algum espaçador?
    - Tem algum lift na suspensão ou na carroceria? Se sim, de quanto?
    - Caso tenha mais feito mais alguma mudança no carro e queira falar hehehe.
    Minhas dúvidas são pois o estilo do seu carro, na minha opinião, está perfeito!!!
    Abração!

  • #12
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    Citação Postado originalmente por rafaschein Ver Post
    Olá Gustavo,
    Muito bacana o seu Vitara, parabéns! Tenho algumas perguntas, caso puder responder...
    - Você está usando pneus VJ900 265x75 R16? Está usando algum espaçador?
    - Tem algum lift na suspensão ou na carroceria? Se sim, de quanto?
    - Caso tenha mais feito mais alguma mudança no carro e queira falar hehehe.
    Minhas dúvidas são pois o estilo do seu carro, na minha opinião, está perfeito!!!
    Abração!
    Bom, vamos na ordem do que foi feito no carro.

    1) Calços de carroceria em 2" feitos em borracha, por serem mais maleáveis, na tentativa de evitar danos à carroceria.
    2) Pneus 255/75 r15 bf at recapados com a banda vj900 e tamanho próximo à 31".
    3) Focinho do diferencial dianteiro de ferro.
    4) x-crawler.
    5) Caixa satélite do vitara v6.
    6) Snorkel by technotrilha.
    7)lift de suspensão em 2" by rc 4x4.
    8) todas as proteções inferiores by rc 4x4.
    9) travessa da tcase reforçada by rc4x4.
    10) bagageiro de teto by new track.
    11) parachoques tubulares com fixação reforçada entre as travessas do chassi para fixação da mesa ou base de guincho by eu mesmo.
    12) chapa para fixação da mesa de guincho em 1cm by cerpal metalurgia e Moose Machinery.
    13) mesa de guincho by toni 4x4 (adaptada)
    14) guincho zhme 9500lbs.
    15) alternador 120ah do vectra.
    16) novo tensionador de correia micro-v by eu mesmo.
    17) rodas com offset negativo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vitara 1996 e iniciante em trilhas-20151012_175211-01.jpg  
    Vitara 1997, motor ap 2.0 injetado 4 bicos, 4" lift de suspensão e 2" de lift de carroceria, semi eixos dianteiro hillux srv 1996.

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