Há mais de um ano comprei uma tracker 07 com 64 mil km, original, e desde lá comecei a pesquisar e estudar o melhor lift para meu uso, como é meu carro do dia-a-dia tive de pensar bem as alterações que faria.
O carro será para uso diário, expedições, estradas precárias, por vezes alguma trilha não muito braba, enfim chegar aonde não chegaria com o carro original, que já vai bem longe. Porém sempre achei a altura da tracker seu calcanhar de Aquiles, pois mesmo tendo um sistema muito bom de tração 4x4, os 18 cm de vão livre que a minha tinha e os terríveis pneus Dueler originais me preocupavam, pois se o carro sentasse o chassis numa pedra não sairia mais, e também o curso da suspensão do carro não era lá essas coisas.
Bom, estudei e escolhi minha configuração, vou tentar descrever o que fiz e os preços envolvidos.
DIANTEIRA: - Amortecedor Offshox 2" na configuração standart ( mais macio, mas ainda sim muito mais firme que os originais) Saiu por 1380,00 em 10x, achei extremamente caro, mas como foi em 10x fiz e estou muito satisfeito com o amortecedor.
- Mola original com calço de 4cm em tecnyl. ( casou muito bem com os offshox ficou na "firmeza " ideal) Paguei 180,00 o par, achei caro mas ficou bom.

A cambagem o mecânico acertou rapidinho, pois o offshox tem o furo de cima maior para acertar, ficou zerada.
Foi removida a barra estabilizadora, O curso da suspensão melhorou muito, com o tempo que usei percebi que NO MEU CASO não fez diferença sem a barra, pois como o carro ficou com a suspensão mais firme ficou melhor que original com a barra. E também não faço curva a milhão, para isso existe carro esportivo.
TRASEIRA: - Amortecedor Ômega Suprema GBL 1024 ( Perfeito, a única coisa foi que precisamos refazer o olhal inferior, pois na tracker o furo é de 12mm e o gbl é 14mm. Foi mandado no torneiro e ele fez todo o olhal novo. Ficou simplesmente perfeito). Custou 348,00 o par
- Mola dianteira do opala 4cc S/AR ( escolhi o sem ar por se mais macio, mandei num moleiro e enquanto fazia a parte da frente do lift, levei a mola original junto e ele moldou a mola exatamente igual a da tracker, ou seja, deu para usar o assentamento original da tracker e sentou perfeitamente no carro. Isso elimina o risco de ruídos. Paguei 180,00 no par.
Testei o carro cheio, mas cheio mesmo e a mola do opala não chega nem perto de dar fim de curso, e casa perfeitamente com o amortecedor do ômega. Isso sem falar no curso da suspensão que ficou a n i m a l!

PNEU: escolhi os BF AT 235/70 16, pneu caro, mas muito durável, e esteticamente lindo.
Uma informação importante é que raspa APENAS na longarina do chassis quando se esterça todo o volante, mas se voltar um pouquuuuiiiiiinho o volante já não pega em nada, levei dois dias pra me acostumar e nunca mais raspou.

Impressões pós lift - Primeiro que o carro ficou com um visual muito mais robusto.
- A estabilidade me impressionou, afirmo com toda certeza que ficou mais seguro do que original, deve ser por causa que a suspensão ficou mais firme. Melhor de curva ( claro que não abuso), mais na mão, mesmo sem barra estabilizadora. O volante ficou mais leve tbm.
- O carro ganhou 10 cm de altura, ou seja, o vão livre foi para 29 cm, muito bom!
- No inicio pensei em comprar droppkit, espaçador de panhard, roda livre, calço para barra estabilizadora. Mas preferi fazer o lift antes e ver como o carro se comportava. Após olhar e rodar no carro com lift não vi necessidade de nada disso. As homocinéticas não parecem estar tão forçadas, arranquei a barra estabilizadora para não ter problemas com bieletas. e o eixo traseira continua alinhado, ou seja aconselho a fazer o lift primeiro e depois ir ajustando o que precisar, no meu caso não precisou nada. Conforme for fazendo upgrades no carro vou postando aos poucos...

COMPARATIVO...

ORIGINAL...

PÓS LIFT