Não são somente os rolamentos dos munhões que causam o shimmy e o Death Wooble. O problema pode estar também nas buchas do trilink, e há até kits de buchas de poliuretano mais duras à venda (o meu mecânico colocou 2 "arruelas"de borracha em cada bucha para diminuir a folga), entre outros fatores. Além disso podem ser tambem os discos de freio empenados e no caso dos rolamentos dos munhões pode ser preciso colocar arruelas de espessuras diferentes para diminuir a folga (A Suzuki tem até um shim kit para isso) Segue abaixo o Service Bulletin da Suzuki com os passos necessários de verificação e resolução do problema de shimmy:
Boa noite pessoal,
acabei de comprar um jimny 2009/10 e não tem o amortecedor de direção. Como trabalho tambem com o carro (sou biologo) e faço deslocamentos diários com ele (1000km/semana em média), quero logo instalar o acessório, pois boa parte é em asfalto (40 a 50% dos trechos).
Alguém conhece esse modelo? SJ-19 Kit De Amortecedor De Direção Para Suzuki Jimny
Tem até vídeos no youtube, mas a questão é....aguenta mesmo, ou é melhor ficar no bom e velho amortecedor de kombi soldado??
desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Alguém pode fazer a gentileza de informar onde fica o tal dos "munhões" (com foto) para que eu possa verificar? Além disso, essa lubrificação tem de ser feita de quanto em quanto tempo?
É meu primeiro jipe e não tenho experiência alguma na manutenção preventiva nesse tipo de veículo. Aliás, gostaria da ajuda dos veteranos aqui do fórum no sentido de disponibilizar algum link (aqui do fórum mesmo ou de outro) com dicas de manutenção preventiva além daquelas já previstas no manual. Fico no aguardo...
Essa foto eu tirei do manual de manutenção do Jimny. O munhão é o sistema de articulação das rodas... as arruelas que a Suzuki recomenda instalar vão ali nos rolamentos do munhão, indicados pelo número 4. Essas arruelas aumentam a carga nos rolamentos e por consequência altera a frequência natural do sistema. Provavelmente o shimmy passará a ocorrer em velocidades mais elevadas, que esse carro nem é capaz de atingir. O amortecedor de direção não vai eliminar o problema, só vai fazer com que ele não seja transmitido para o volante... ele é quem irá "segurar um pouco da onda".
na minha humilde opinião a tal vibração acontece devido ao ângulo errado do caster, aqui na região montamos com de -3º a - 5º!
coloquei eixo dianteiro de samurai no vitara, a instalei amortecedor de direção da kombi (cofap) R$70,00, mudou a dirigibilidade da água pro vinho!
Comprei um kit desses que o colega acima mencionou, na Oficina Morumbi, e realmente veio com um amortecedor Cofap de Gol. Estou meio preocupado em instalá-lo. Será que esse amortecedor aguenta o tranco?
Comprei um kit desses que o colega acima mencionou, na Oficina Morumbi, e realmente veio com um amortecedor Cofap de Gol. Estou meio preocupado em instalá-lo. Será que esse amortecedor aguenta o tranco?