Ar Condicionado no Suzuki Samurai 94
Bem estou criando esse tópico para detalhar a instalação do ar condicionado num Suzuki samurai que não tinha ar de fabrica.
Primeiro eu optei por instalar um ar original. Isso depois de ver vários relatos que o ar universal instalado por lojas não gelava.
Primeiro passo então: comprar um ar original de alguém que tinha tirado do samurai. No meu caso precisava ser de um samurai 92 a 95. Visto que após 95 muda o modelo do samurai e também do ar.
Conseguir o ar foi a tarefa mais difícil, depois de pesquisar muito e colocar anúncios no “compra peças” aqui no fórum só apareciam ar incompleto. Ou seja, sempre faltava alguma coisa.
Então racionalizei. Listei as peças do ar condicionado e verifiquei quais obrigatoriamente tinha que ser originais e quais não deveria ser usadas , sob pena de não funcionar bem.
Segue e a lista:
1. Caixa condensadora – precisa ser original para manter a originalidade dentro do carro;
2. Controle do painel – idem item acima;
3. Chicote elétrico com Centralina – precisa ser original para fazer o carro não morrer com o ar ligado em baixas rotações.
4. Válvula VSV – Ela fica localizada na parede corta fogo, atras da TBI, quando o ar é ligado ela desvia uma quantidade maior de ar diretamente para a TBI o que faz aumentar a rotação em marcha lenta. (essa peça é fundamental para o carro funcionar o ar bem me marcha lenta)
5. Filtro secador – não é recomendável ser usado pois podem estar sujo. (parti para um universal)
6. Condensador – não encontrei original em bom estado (muitos estão amassados ou muito sujos. (parti para um universal)
7. Compressor e mangueiras. (Comprei usado em bom estado, mas o compressor é igual ao do uno 1.0 até o ano 2000) . Levei as mangueiras numa loja especializada para trocar a borracha que estava ressecada e para adaptar as conexões ao novo condensador.
8. Ventoinha – com o condensador novo também comprei uma nova, universal que no futuro será de fácil reposição.
Com as peças listadas parti para a compra: Chicote e Centralina só achei no eBay, outras peças não valiam comprar pelo eBay devido ao elevado peso, que encarece muito o frete.
Caixa condensadora, compressor e mangueiras comprei usado.
Condensador (Condensador Behr Universal 11,5 x 19 x 16) , ventoinha comprei novos no site da Netair.com.br.
Adaptação das mangueira fiz numa loja especializada em bonsucesso aqui no Rio de Janeiro.
Com tudo comprado só restava instalar o ar. Para facilitar consegui um manual de instalação detalhado do ar.
Seguem as fotos:
Primeiro retirei o painel - não é necessário, mas eu fiz para poder limpara todo o sistema de ventilação. Estava muito sujo. Feito isso foi apenas conectar o chicote, instalar o comando do ar, e a caixa condensadora. É necessário marcar bem para fazer os furos das mangueiras para a caixa condensadora.


Feito isso só montar o painel no lugar.

Agora era partir para o compartimento do motor.
Retirei o radiador e montei o evaporador como o original.


Fiz os suporte com chapa de aço galvanizado.


Depois de verifiquei se tudo encaixava perfeitamente.

Montei o radiador no lugar com o evaporador. A ventoinha entra depois, tem que retirar agrade fronta para monta-la.


Montando o compressor. Primeiro identifiquei o lugar. Montei os suportes que foram previamente pintados com tinta preta fosco. Usei parafusos de inox, são mais caros mais duram muito.



Depois conectei a válvula VSV na TBi e conectei o chicote elétrico. ( o chicote do ar é dividido em duas partes, uma que fica dentro da cabine e outra que fica no cofre do motor. É necessário ajustar a abertura da valvula VSV, para isso é preciso medir a rotação do motor em marcha lenta. Com o carro em marcha lenta, aquecido SEM ar ligado a rotação deve ser de aproximadamente 800 RPM. Ligando o ar a válvula é aberta e a rotação deve ficar em torno de 1000 RPM, se não estive assim basta ajustar na própria válvula VSV no parafuso.

Conectei as mangueiras e o filtro secador


A única peça que não consegui foi o interruptor de temperatura do água (foto abaixo) No meu carro no lugar dele tem um sensor de temperatura da água para um mostrador no painel. O interruptor original não pode ser substituído por sensores de temperatura como alguns fazem, visto que sua função é outra. Ele desliga o ar sempre que a temperatura do motor passa de 113oC. Para que o ar condicionado funcione eu conectei o fio a parafuso do coletor, quando eu conseguir o interruptor eu coloco no lugar.

Feito tudo levei o carro para dar carga de gás e colocar o lubrificante no sistema. O ar funciona perfeitamente. Segue o manual em PDF para instalação: manual istalação ar condicionado suzuki samurai.pdf