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Ponto de Ignição da Tracker com menor consumo e com ótimo desempenho

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  • 02/07/2014, 10:21
    MARCANGIANE
    Bom dia amigo.

    A GM e suzuki estabeleceram diferentes parâmetros de ajustes (no caso dos GV e tracker ) algumas vieram de fábrica com 14º e houve a necessidade de atrasar um pouco o ponto por conta da péssima qualidade do combustível aqui em nosso país outras vieram com 9º (ficava fedendo a ovo podre) ,Conversando com um amigo meu que foi chefe de oficina da suzuki em recife ,João Pessoa e São Paulo e há relatos aqui no próprio fórum.

    conforme dito a minha com 12° faz 7.5 na cidade andando na manha e 8 na estrada tinha mais torque em baixa mais na alta não tinha.Com 14° demorava para baixar a rotação do motor porque o ponto fica muito adiantado e o motor dava uma rajadinha(tipo motor de chevette) dai o perigo de quebra de canaletas e pinos de pistão.Com 16° nem se fala só se for usar gasolina pódium,porque se usar outra o motor vai bater pino digo isso por experiência própria.

    não irá ter diferença o que importa é a temperatura de trabalho do motor e não a temperatura da região por isso que o ajuste tem que ser feito com o motor em marcha lenta e na temperatura normal de trabalho na faixa de 90°.

    amigos esse post que criei foi tomado por base minha própria experiência de uso desses motores em tracker e GV há muitos anos


    espero ter ajudado

    abraço a todos.
  • 02/07/2014, 10:42
    lucasschneider
    Bom eu só estou traduzindo o que o manual de serviço diz para fazer.
    E acho extremamente necessário o shortplug (conforme relatado no manual) para se travar o ponto e ter precisão no ajuste, caso contrario o ponto vai estar variando em relação a temperatura e afins, o que te lavara a não ter precisão no ajuste.
  • 02/07/2014, 11:45
    MARCANGIANE
    faça um teste (como eu já fiz) regule o ponto com o shorting plug jampeado e diga o resultado você verá que o motor vai ficar manco
    abraço.
  • 04/01/2015, 15:09
    Aurasil
    Olá pessoal. Sou proprietário de uma Tracker e também sempre tive dúvidas em relação ao ponto do motor J20. Acredito que o antigo proprietário alterou a regulagem, mas nunca consegui um mecânico que me passasse confiança e entendesse desse motor. Nunca consegui um consumo melhor que 9,5 km/l mesmo sem ar condicionado (em pista dupla a 110Km/h), mesmo com as preventivas sempre em dias. Se puderem postar um vídeo de como fazer a aferição do ponto do motor, com certeza ajudariam muitos proprietários da Tracker espalhados pelo Brasil! Um abraço a todos e feliz 2015!!!
  • 05/01/2015, 12:02
    jessen beraldo
    Citação:

    Postado originalmente por Aurasil Ver Post
    Olá pessoal. Sou proprietário de uma Tracker e também sempre tive dúvidas em relação ao ponto do motor J20. Acredito que o antigo proprietário alterou a regulagem, mas nunca consegui um mecânico que me passasse confiança e entendesse desse motor. Nunca consegui um consumo melhor que 9,5 km/l mesmo sem ar condicionado (em pista dupla a 110Km/h), mesmo com as preventivas sempre em dias. Se puderem postar um vídeo de como fazer a aferição do ponto do motor, com certeza ajudariam muitos proprietários da Tracker espalhados pelo Brasil! Um abraço a todos e feliz 2015!!!


    Também tenho interesse nessa questão. O consumo do meu TK é bem parecido com o do Aurasil.

    abc!
  • 05/01/2015, 21:18
    Chuva
    1 Anexo(s)
    Oi pessoal,

    Acho q ajuda, mas o filme seria mesmo o ideal.

    Guardo tudo que vejo no fórum sobre o carro e em algum lugar baixei esse manual. Pode ajudar um pouco.

    Quem fizer e puder filmar, poste por favor.

    [ ]s

    Anexo 488631
  • 07/01/2015, 10:22
    jessen beraldo
    Citação:

    Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi pessoal,

    Acho q ajuda, mas o filme seria mesmo o ideal.

    Guardo tudo que vejo no fórum sobre o carro e em algum lugar baixei esse manual. Pode ajudar um pouco.

    Quem fizer e puder filmar, poste por favor.

    [ ]s

    Anexo 488631

    Obrigado Chuva!
  • 25/11/2015, 19:41
    rgerent
    Olá, alguém tem ou pode fazer um vídeo explicativo da regulagem de ponto da Tracker? Obrigado.
  • 21/03/2016, 10:38
    ROMERITO
    Citação:

    Postado originalmente por MARCANGIANE Ver Post
    caros amigos boa noite




    não precisa jampear o shorting plug basta conectar a pistola na bateria (+ e -)e a garra indutiva nos fios da bobina do 1º cilindro ,ligar o carro sem consumo elétrico algum(luz,som,ar,etc.)deixar o motor aquecer até a ventoinha acionar a primeira vez e depois posicionar rente com a tampa de óleo do motor(ponto de visualização) a lâmpada de ponto para a polia do virabrequim
    lá terá duas marcações uma no bloco do motor(espécie de seta) e outra na polia (um ponto branco na polia)
    regular a pistola de ponto em 10 graus,folgar um pouco o sensor de Posição de Cames (CMP) e ir girando o mesmo até os dois pontos(polia e Bloco)estarem na mesma posição.(um de frente para o outro).
    este procedimento já foi feito em várias tracker e GV e todos ficaram bons.

    agora eu repito se as viaturas de vocês estiverem com desempenho e consumo satisfatório não mexam



    cuidado na hora de posicionar a luz da pistola de ponto na polia para não bater com a pistola na ventoinha do radiador.

    este procedimento é ideal uma pistola digital ou analógica com avanço de ponto.

    o manual de serviços suzuki mostra o procedimento nos dois motores o V6 e o J20A 2.0 16v Gasolina que equipa os GV e tracker

    girando o CMP no sentido horário ele irá adiantar o ponto e anti horário irá atrasar.




    abraço.


    MUITO BOM ESTE TÓPICO! !!
    Parabéns a todos! !!


    Mas..... ficou uma dúvida.

    Horário => adianta.
    Anti-horario => atrasa

    Dúvida:

    Horário/Anti-horario para quem está na traseira olhando pra frente do carro ou para quem esta na frente do carro olhando para a traseira?
  • 01/04/2016, 13:31
    anderson Laux
    Amigo, fizemos o cabeçote de uma tracker 2.0 16v gasolina, com motor j20a, mas esta com um sintoma de atrasada, mesmo adiantando tudo que dá na regulagem do sensor de fase do comando. Poderias me passar as informações corretas de ponto das correntes (imagem de preferência) bem como alguma dica que talvez tenha?
    Obrigado
  • 02/04/2016, 00:53
    Arildo MT
    Citação:

    Postado originalmente por anderson Laux Ver Post
    Amigo, fizemos o cabeçote de uma tracker 2.0 16v gasolina, com motor j20a, mas esta com um sintoma de atrasada, mesmo adiantando tudo que dá na regulagem do sensor de fase do comando. Poderias me passar as informações corretas de ponto das correntes (imagem de preferência) bem como alguma dica que talvez tenha?
    Obrigado


    Bem vindo, neste tópico tem informações principalmente sobre o ponto de ignição, não sei se tem algum sobre ponto do comando e outros, mas vi videos no youtube bem completos, pelo que me lembro tem pontos em todas as engrenagens e cor mais escura no gomo da corrente que fica sobre esses pontos para casar os pontos comandos/arvore de manivelas, pesquise pelo google o assunto desejado+4x4brasil e procure os videos tambem, boa sorte.
  • 14/04/2017, 21:01
    Marcelo Camilo
    Pessoal a minha tk tem uma marca de tinta branca entre a base do motor e a roda fônica acho q é de fábrica .Tipo um gabarito um ponto uma marca então tem com voltar se ser errado !! .Ela tem o mesmo problema dá dos amigos perda de potência repentina quando se reduz a marcha e pega uma subida por exemplo .Parece carro mil .Rodei um pouco a roda fônica mas não percebi diferença nem em consumo nem em potência.entao voltei para a marca q estava antes .A dúvida avança em sentido horário de frente para o motor ou de traz do motor ?? Eu fiz o procedimento de frente p motor ou seja dá direita p esquerda !! Estaria Adiantando ou atrasando o ponto ??,.Seria assim mesmo ?? Obrigado desde d já !!
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