Powered by vBulletin

Ponto de Ignição da Tracker com menor consumo e com ótimo desempenho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/06/2014, 12:48
    lucasschneider
    Se tivesse postado logo o procedimento ninguém teria nem questionado nada ;)

A questão é, que esse tipo de procedimento é ***MUITO*** atípico, e por isso da curiosidade. Nunca vi em nenhum outro motor que utilize roda fônica esse tipo de ajuste. E no mais, MUITO legal o manual do link que postou!

Mas legal: sábado vou ver como esta o ajuste da minha tracker, para comparativo ;)
  • 26/06/2014, 15:19
    MARCANGIANE
    boa tarde amigos

quando falei que na minha deu certo é porque não é regra pode variar de motor para motor

vou criar um video e mostrando passo a passo ok?

agora se a tracker dos amigos estiver com consumo e desempenho satisfatório aconselho não mexer

abraço.
  • 30/06/2014, 22:49
    lucasschneider
    MARCANGIANE, poderia me tirar uma dúvida? Fui tentar fazer o procedimento descrito no manual, mas o conector da minha tracker é diferente do que é mostrado nele: Os conectores dos pinos 1 e 2 estão vazios. Não tem como colocar o fio, conforme o manual do link que vc postou. Teria como me ajudar?
  • 01/07/2014, 09:05
    Elisson
    Citação:

Postado originalmente por MARCANGIANE Ver Post
    boa tarde amigos

quando falei que na minha deu certo é porque não é regra pode variar de motor para motor

vou criar um video e mostrando passo a passo ok?

agora se a tracker dos amigos estiver com consumo e desempenho satisfatório aconselho não mexer

abraço.

Aí sim hein!!! Agora sim você matou a pau.

Grato desde já.
  • 01/07/2014, 10:23
    lucasschneider
    1 Anexo(s)
    Anexo 468601
    tai a foto do conector, do local descrito no manual.
  • 01/07/2014, 11:51
    lucasschneider
    2 Anexo(s)
    Então pessoal, matada a charada: o manual postado antes não corresponde as nossas trackers, informando a posição errada dele
    O conector para travar o ponto e ser possível o ajuste se encontra na frente da bomba do ABS, e tem uma capinha de borracha sobre ele. Para travar o ponto para ajuste, basta colocar um fio ligando os dois terminais conforme a imagem.
    Anexo 468607Anexo 468608

Em relação ao ajuste: o ponto original é de 5 graus. O interessante é já conferir se o ponto já esta dentro deste valor. E então, conforme relatado no tópico, podemos adianta-lo até 10 graus, mas carece de teste porque nem todos motores são exatamente iguais.
    Acho que o interessante é ir testando e adiantando de 2 em 2 graus, e ir vendo como fica.
  • 01/07/2014, 14:40
    Elisson
    Citação:

Postado originalmente por lucasschneider Ver Post

Em relação ao ajuste: o ponto original é de 5 graus.

Agora aí lascou Lucas, onde tu viu que é 5 graus?? Eu vi que a variação do J20A, que os motores que equipam grand vitaras e trackers a gasola vai de 12 a 16º e os motores V6 que é o H24 de 10 a 13º com o escaner e .e de 6 a 12 sem.

E aí???
  • 01/07/2014, 15:02
    lucasschneider
    quando você fizer o procedimento do shortplug no conector de diagnósticos, ela vai travar o ponto do motor em 5 graus.
    Esse valor de ponto que você se referiu é o ponto na lenta, mas que varia ainda em função da temperatura do motor/ar etc, o que não tornaria preciso o ajuste de ponto do motor
  • 01/07/2014, 15:15
    Elisson
    Citação:

Postado originalmente por lucasschneider Ver Post
    quando você fizer o procedimento do shortplug no conector de diagnósticos, ela vai travar o ponto do motor em 5 graus.
    Esse valor de ponto que você se referiu é o ponto na lenta, mas que varia ainda em função da temperatura do motor/ar etc, o que não tornaria preciso o ajuste de ponto do motor

Ahhhh....por isso que no início do manual de manutenção ele menciona que para fazer o teste é necessário desligar todos os pontos de energia (luz, ar, ventilador etc) e esperar o motor atingir a temperatura de funcionamento normal para que o procedimento possa ser realizado.

Valeu.
  • 01/07/2014, 16:54
    mas.marco
    V6 ... H24?

H25
    H27
    H20a

:concordo:
  • 01/07/2014, 18:40
    MARCANGIANE
    caros amigos boa noite

não precisa jampear o shorting plug basta conectar a pistola na bateria (+ e -)e a garra indutiva nos fios da bobina do 1º cilindro ,ligar o carro sem consumo elétrico algum(luz,som,ar,etc.)deixar o motor aquecer até a ventoinha acionar a primeira vez e depois posicionar rente com a tampa de óleo do motor(ponto de visualização) a lâmpada de ponto para a polia do virabrequim
    lá terá duas marcações uma no bloco do motor(espécie de seta) e outra na polia (um ponto branco na polia)
    regular a pistola de ponto em 10 graus,folgar um pouco o sensor de Posição de Cames (CMP) e ir girando o mesmo até os dois pontos(polia e Bloco)estarem na mesma posição.(um de frente para o outro).
    este procedimento já foi feito em várias tracker e GV e todos ficaram bons.

agora eu repito se as viaturas de vocês estiverem com desempenho e consumo satisfatório não mexam

cuidado na hora de posicionar a luz da pistola de ponto na polia para não bater com a pistola na ventoinha do radiador.

este procedimento é ideal uma pistola digital ou analógica com avanço de ponto.

o manual de serviços suzuki mostra o procedimento nos dois motores o V6 e o J20A 2.0 16v Gasolina que equipa os GV e tracker

girando o CMP no sentido horário ele irá adiantar o ponto e anti horário irá atrasar.

abraço.
  • 01/07/2014, 19:03
    lucasschneider
    Mas aí vc deixando em 10 graus vai estar atrasando o ponto em relação ao ponto original, já que nesta situação que vc mencionou o ponto normal especificado pelo manual seria em torno de 12 a 16 graus
    O plug justamente existe pra injeção travar o ponto, e não variar conforme temperatura e afins. Ou senão alguém no nordeste em pleno verão, teria precisão diferente de alguém no sul em pleno inverno.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:55.