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Tópico: Embreagem Jimny

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  • #1
    Usuário Avatar de Biaaa
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    Pessoal, essa eu tinha que vir aqui contar a vocês. Conversei com um amigo sobre o cabo da embreagem do meu carro, ele abriu o capô, olhou o cabo e pediu pra eu pisar na embreagem. Ele viu que o cabo estava com uma curvatura pra cima, abaixou o cabo pra ele ficar o mais reto possível e o pedal simplesmente ficou macio de novo! Acreditam? rsrs

    Ele disse que o cabo poderia estar rangendo e mais duro por causa da curvatura. Quando ele foi embora, eu peguei uma fita isolante e comecei a "ancorar" o cabo em outros mais baixos pra deixa-lo o mais reto possível. E resolveu o problema. Agora vou tirar os gatos que fiz e passar umas abraçadeiras, enfim, ver o que faço pra não deixar o cabo ficar curvado novamente.

    Então fica a dica pra quem teve esse problema também, veja se o cabo não está curvo... Uma coisa tão simples e que por pouco não me fez desmontar o carro todo rs... Agora por que o cabo ficou daquele jeito já é outro mistério rs...

    Emílio!

  • #2
    Usuário Avatar de MARCANGIANE
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    boa tarde biaaa

    que maravilha ainda bem que não precisou substituir nada
    sabia que era coisa simples pois seu jimny é novo.

    abraço

  • #3
    Usuário Avatar de jhugor
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    14/03/2014
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    bao biaaa, ja vou sacar o meu aqui
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  • #4
    Usuário Avatar de Vermelho
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    Boa tarde pessoal! Faz um tempo que ninguém posta nada nesse tópico, mas como é sobre o assunto que procuro vou reativá-lo.

    O fato é que tenho um Jimny 4sport 2015 que peguei zero km, a primeira viagem que fiz com ele tive que fazer uma travessia de rio com enchurrada, ficou chovendo durante horas e o nível do rio subiu bastante com uma forte correnteza, região de Maquiné - RS, quem conhece o local sabe que em poucas horas pode-se ficar ilhado devido a velocidade com que sobe o nível da água e a força da correnteza.

    À partir daí minha embreagem começou a ficar dura e com rangido e o carro tinha só 300km. Levei na CC de Porto Alegre (Sagara) e a avaliação foi que havia entrado água no cabo. Eles aspiraram com ar comprimido para tirar a água e lubrificaram. Ficou bom!

    O problema agora é que nunca mais fiz travessia de trechos alagados, só peguei poças da água e chuva e tive que levar mais duas vezes na CC para lubrificarem o cabo. Pessoal da CC sempre me atendeu bem e fez a manutenção sem custo, só que é um saco ter que voltar lá de 6 em 6 meses só porque peguei chuva e poça e a embreagem ficou dura.

    Conversando com o pessoal técnico lá eles me disseram que se acontecer mais uma vez vão tentar acionar a garantia e colocar um cabo novo. Me disseram também que esse cabo do jimny é muito suscetível a ter esse problema, que teria um "erro de projeto", que não tem proteção adequada pra evitar a entrada d'água, ...., etc.

    Poh, daí eu lembro que tive fiat 147, palio, gol quadrado,...., e nunca deu problema no cabo da embreagem por pegar chuva e poça d'água.

    Como que um carro 4x4, com snorkel, pega chuva e dá esses problemas?

    Bom, gostaria de saber se alguém mais vem tendo esse problema? Se conseguiu resolver?

    Abs
    4X4 Brasil
    Xterra 2005 (Moura)
    Renegade Sport Diesel 2015
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  • #5
    Usuário Avatar de 503!
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    25/03/2009
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    Citação Postado originalmente por Vermelho Ver Post
    Boa tarde pessoal! Faz um tempo que ninguém posta nada nesse tópico, mas como é sobre o assunto que procuro vou reativá-lo.

    O fato é que tenho um Jimny 4sport 2015 que peguei zero km, a primeira viagem que fiz com ele tive que fazer uma travessia de rio com enchurrada, ficou chovendo durante horas e o nível do rio subiu bastante com uma forte correnteza, região de Maquiné - RS, quem conhece o local sabe que em poucas horas pode-se ficar ilhado devido a velocidade com que sobe o nível da água e a força da correnteza.

    À partir daí minha embreagem começou a ficar dura e com rangido e o carro tinha só 300km. Levei na CC de Porto Alegre (Sagara) e a avaliação foi que havia entrado água no cabo. Eles aspiraram com ar comprimido para tirar a água e lubrificaram. Ficou bom!

    O problema agora é que nunca mais fiz travessia de trechos alagados, só peguei poças da água e chuva e tive que levar mais duas vezes na CC para lubrificarem o cabo. Pessoal da CC sempre me atendeu bem e fez a manutenção sem custo, só que é um saco ter que voltar lá de 6 em 6 meses só porque peguei chuva e poça e a embreagem ficou dura.

    Conversando com o pessoal técnico lá eles me disseram que se acontecer mais uma vez vão tentar acionar a garantia e colocar um cabo novo. Me disseram também que esse cabo do jimny é muito suscetível a ter esse problema, que teria um "erro de projeto", que não tem proteção adequada pra evitar a entrada d'água, ...., etc.

    Poh, daí eu lembro que tive fiat 147, palio, gol quadrado,...., e nunca deu problema no cabo da embreagem por pegar chuva e poça d'água.

    Como que um carro 4x4, com snorkel, pega chuva e dá esses problemas?

    Bom, gostaria de saber se alguém mais vem tendo esse problema? Se conseguiu resolver?

    Abs
    Amigo, isso é muito comum. Vi na primeira página o pessoal falando que "não é pra acontecer", que "não é normal", que "só é pra endurecer lá pros 50.000km" e etc., e concordo em parte, discordo em outra.

    Mais cedo ou mais tarde em alguma trilha o cabo vai endurecer. Já troquei no meu antigo 2009 aos 25.000km, e troquei no meu atual 2012 aos 40.000km. É uma falha do projeto, sim, e pode-se dizer que é relativamente "normal" acontecer. Não deveria, mas vai acontecer uma hora ou outra.

    Aqui no RN é quase unânime a ocorrência desse problema. O cabo, de fato, é muito exposto e aspira sujeira ou água fácil, seja na lama ou na travessia de alagados, e endurece, fica rangendo e dificulta a meia-embreagem na saída.

    A concessionária daqui de Natal, certa vez, organizou um passeio offroad para os clientes e muitos dos que foram tiveram problema na semana seguinte. Eles trocaram todos na garantia.

    Lembremos que gol, palio, carros populares ou de passeio em geral, em regra possuem acionamento hidráulico da embreagem, de modo qeu esse problema nunca vai acontecer. Os cabos de embreagem hidráulica, salvo engano, servem somente para acionar o atuador, não ficam expostos debaixo do carro. No jimny, por outro lado, o acionamento é mecânico, e é o próprio cabo que puxa a embreagem lá debaixo, a centímetros do solo, em contato direto com água, lama, areia etc.

    Há relatos de quem fez uma abertura na borracha que envolve o cabo na parte próxima à parede corta-fogo, de modo a adaptar uma "seringa" para injetar óleo e lubrificá-lo periodicamente (gambiarra).

    Outros relatam que o ideal é dar jatos de desengripante pelas extremidades de modo a retirar a sujeira, e depois que, injetando de um lado, sair limpo do outro, usar um lubrificante propriamente dito. Ouvi relatos positivos do uso de óleo de motor dentro do conduíte para segurar por mais tempo a lubrificação interna.

    No mais, carro na garantia = troca do cabo pela garantia sem custo.

    Diria que é aceitável lubrificarem novamente na tentativa de salvá-lo, mas se o problema ressurgir eu exigiria a troca.
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #6
    Usuário Avatar de Vermelho
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    Citação Postado originalmente por 503! Ver Post
    Amigo, isso é muito comum. Vi na primeira página o pessoal falando que "não é pra acontecer", que "não é normal", que "só é pra endurecer lá pros 50.000km" e etc., e concordo em parte, discordo em outra.

    Mais cedo ou mais tarde em alguma trilha o cabo vai endurecer. Já troquei no meu antigo 2009 aos 25.000km, e troquei no meu atual 2012 aos 40.000km. É uma falha do projeto, sim, e pode-se dizer que é relativamente "normal" acontecer. Não deveria, mas vai acontecer uma hora ou outra.

    Aqui no RN é quase unânime a ocorrência desse problema. O cabo, de fato, é muito exposto e aspira sujeira ou água fácil, seja na lama ou na travessia de alagados, e endurece, fica rangendo e dificulta a meia-embreagem na saída.

    A concessionária daqui de Natal, certa vez, organizou um passeio offroad para os clientes e muitos dos que foram tiveram problema na semana seguinte. Eles trocaram todos na garantia.

    Lembremos que gol, palio, carros populares ou de passeio em geral, em regra possuem acionamento hidráulico da embreagem, de modo qeu esse problema nunca vai acontecer. Os cabos de embreagem hidráulica, salvo engano, servem somente para acionar o atuador, não ficam expostos debaixo do carro. No jimny, por outro lado, o acionamento é mecânico, e é o próprio cabo que puxa a embreagem lá debaixo, a centímetros do solo, em contato direto com água, lama, areia etc.

    Há relatos de quem fez uma abertura na borracha que envolve o cabo na parte próxima à parede corta-fogo, de modo a adaptar uma "seringa" para injetar óleo e lubrificá-lo periodicamente (gambiarra).

    Outros relatam que o ideal é dar jatos de desengripante pelas extremidades de modo a retirar a sujeira, e depois que, injetando de um lado, sair limpo do outro, usar um lubrificante propriamente dito. Ouvi relatos positivos do uso de óleo de motor dentro do conduíte para segurar por mais tempo a lubrificação interna.

    No mais, carro na garantia = troca do cabo pela garantia sem custo.

    Diria que é aceitável lubrificarem novamente na tentativa de salvá-lo, mas se o problema ressurgir eu exigiria a troca.
    Bah, pois é!! E porque os japas não melhoram isso então?!

    Quando comprei o Jimny foi pensando "agora comprei um carro que é só cuidar bem que nunca vai me dar problema"! Mas não é nada demais, não desmerece o carro que é muito guerreiro e confiável, só é xarope mesmo esse probleminha.

    Quando citei os carros de passeio me referi a modelos mais antigos, década de 80 e 90, da época que era com cabo e não tinha hidráulico. Nunca deram esse problema, e olha que o fiat 147 sabe dar problema!!!!

    Abs
    Xterra 2005 (Moura)
    Renegade Sport Diesel 2015
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  • #7
    Usuário Avatar de NelsonB
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    Vermelho,

    To nos 70K, e agora, a embreagem começou a ficar dura. peguei o manual de serviço, abri a caixinha de plástico embaixo (supersimples), coloquei WD-40 e voilá: melhorou muito. Mas claro, com essa quilometragem, é normal ficar duro. Já peguei muita água e nunca isso piorou a embreagem repentinamente. Estranho. Agora, o uso fora de estrada, demanda mais manutenção mesmo....

    abraços

    Nelson



    Citação Postado originalmente por Vermelho Ver Post
    Bah, pois é!! E porque os japas não melhoram isso então?!

    Quando comprei o Jimny foi pensando "agora comprei um carro que é só cuidar bem que nunca vai me dar problema"! Mas não é nada demais, não desmerece o carro que é muito guerreiro e confiável, só é xarope mesmo esse probleminha.

    Quando citei os carros de passeio me referi a modelos mais antigos, década de 80 e 90, da época que era com cabo e não tinha hidráulico. Nunca deram esse problema, e olha que o fiat 147 sabe dar problema!!!!

    Abs
    Jimny HR 2011 JAPA + OME + BFG AT KO 215 75 r15

  • #8
    Troquei a embreagem do meu no mês passado. Estava com 170.000 km. Já estava dura, mas ainda tinha disco para usar. O problema maior é o rolamento que vai perdendo a lubrificação com o tempo, e ai sim pode dar algum problema mais sério. Eu coloquei uma embreagem da Elper, que é um importador das embreagens da SECO, que é um fabricante coreano que faz embreagens originais para alguns fabricantes (chevrolet, Kia, Honda, etc...). A diferença dela é que tem 3 molas ao invés de 4, como na original Suzuki.
    Está macia e rodando bem. O problema foi que em 2 semanas o rolamento trocado deu pau!! Como estava na garantia eu peguei um rolamento original da Suzuki e paguei a diferença. Está funcionando bem agora e está bem macia. Não precisei lubrificar ou trocar o cabo da embreagem, ele estava em boas condições.
    O que o meu meca fez foi vedar a tampinha de plástico por onde entra o cabo da embreagem na carcaça do cambio. Isso diminui a entrada de água e lama dando uma preservada no conjunto.
    Tenho certeza que essa embreagem da Elper não deve durar 170.000 km como a origina, mas espero que dure bastante!!!
    Essa é por enquanto a minha experiência com a embreagem do nosso querido jipinho.
    Abraços boa diversão!!

  • #9
    Usuário Avatar de Vermelho
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    Citação Postado originalmente por NelsonB Ver Post
    Vermelho,

    To nos 70K, e agora, a embreagem começou a ficar dura. peguei o manual de serviço, abri a caixinha de plástico embaixo (supersimples), coloquei WD-40 e voilá: melhorou muito. Mas claro, com essa quilometragem, é normal ficar duro. Já peguei muita água e nunca isso piorou a embreagem repentinamente. Estranho. Agora, o uso fora de estrada, demanda mais manutenção mesmo....

    abraços

    Nelson
    Nelson, qual caixinha de plástico tu falas? Manual de serviço não é o do proprietário né, é diferente?

    abs
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  • #10
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    Gente, bom dia! Vi esse post antigo aqui e vim pedir a ajuda de vcs e me orientarem se é normal o quê ocorreu comigo. Tenho um jimny 4all 2013, modelo nacional, está com 72mil kms rodados, não faço trilhas com ele mas uso no trabalho todos os dias e trabalho em zona rural, na segunda, já na estrada asfaltada voltando pra casa, em um quebra molas fui trocar a marcha e saiu fumaça e a marcha não entrou e a embreagem ficou tipo solta, chamei o reboque e levei para concessionária da Suzuki, não tenho mecânico de confiança e sempre levo lá ( já tive experiências traumáticas fora da concessionária). Ontem saiu o diagnóstico de quebra do cabo da embreagem, ficou em 2400. Pergunta: é normal isso acontecer assim? Com essa kilometragem? Pode ser um vicio oculto no veículo, devo entrar na justiça? Nota: comprei o carro zero em 2013, sou a única proprietária.

  • #11
    Usuário Avatar de Guilepam
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    Citação Postado originalmente por Rosinh@ Ver Post
    Gente, bom dia! Vi esse post antigo aqui e vim pedir a ajuda de vcs e me orientarem se é normal o quê ocorreu comigo. Tenho um jimny 4all 2013, modelo nacional, está com 72mil kms rodados, não faço trilhas com ele mas uso no trabalho todos os dias e trabalho em zona rural, na segunda, já na estrada asfaltada voltando pra casa, em um quebra molas fui trocar a marcha e saiu fumaça e a marcha não entrou e a embreagem ficou tipo solta, chamei o reboque e levei para concessionária da Suzuki, não tenho mecânico de confiança e sempre levo lá ( já tive experiências traumáticas fora da concessionária). Ontem saiu o diagnóstico de quebra do cabo da embreagem, ficou em 2400. Pergunta: é normal isso acontecer assim? Com essa kilometragem? Pode ser um vicio oculto no veículo, devo entrar na justiça? Nota: comprei o carro zero em 2013, sou a única proprietária.
    Bom dia!


    Pelo tipo de uso que você faz não é normal não, é uma quebra prematura. O problema que após fim de cobertura pela garantia fica bem difícil você conseguir algo na concessionaria... Eu possuo um 2016 com 40k rodados e meu pai um 2014 90k rodados, minha embreagem é bem mais dura que a dele, porem meu uso é apenas diversão trilhas etc. o dele é rodoviário. Já vi Jimny com 150k rodados e embreagem original. Eu só confirmaria se esses 2400 são cabo e embreagem, pois apenas troca de cabo está bem caro.

  • #12
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    Sim Gui, são o cabo e a embreagem. Aqui tbm é bem morrado. Moro em Minas Gerais e trabalho na zona rural de Sabará, muita terra e ladeira, uso o 4x4 e a reduzida muitas vezes.

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