Postado originalmente por
503!
Amigo, isso é muito comum. Vi na primeira página o pessoal falando que "não é pra acontecer", que "não é normal", que "só é pra endurecer lá pros 50.000km" e etc., e concordo em parte, discordo em outra.
Mais cedo ou mais tarde em alguma trilha o cabo vai endurecer. Já troquei no meu antigo 2009 aos 25.000km, e troquei no meu atual 2012 aos 40.000km. É uma falha do projeto, sim, e pode-se dizer que é relativamente "normal" acontecer. Não deveria, mas vai acontecer uma hora ou outra.
Aqui no RN é quase unânime a ocorrência desse problema. O cabo, de fato, é muito exposto e aspira sujeira ou água fácil, seja na lama ou na travessia de alagados, e endurece, fica rangendo e dificulta a meia-embreagem na saída.
A concessionária daqui de Natal, certa vez, organizou um passeio offroad para os clientes e muitos dos que foram tiveram problema na semana seguinte. Eles trocaram todos na garantia.
Lembremos que gol, palio, carros populares ou de passeio em geral, em regra possuem acionamento hidráulico da embreagem, de modo qeu esse problema nunca vai acontecer. Os cabos de embreagem hidráulica, salvo engano, servem somente para acionar o atuador, não ficam expostos debaixo do carro. No jimny, por outro lado, o acionamento é mecânico, e é o próprio cabo que puxa a embreagem lá debaixo, a centímetros do solo, em contato direto com água, lama, areia etc.
Há relatos de quem fez uma abertura na borracha que envolve o cabo na parte próxima à parede corta-fogo, de modo a adaptar uma "seringa" para injetar óleo e lubrificá-lo periodicamente (gambiarra).
Outros relatam que o ideal é dar jatos de desengripante pelas extremidades de modo a retirar a sujeira, e depois que, injetando de um lado, sair limpo do outro, usar um lubrificante propriamente dito. Ouvi relatos positivos do uso de óleo de motor dentro do conduíte para segurar por mais tempo a lubrificação interna.
No mais, carro na garantia = troca do cabo pela garantia sem custo.
Diria que é aceitável lubrificarem novamente na tentativa de salvá-lo, mas se o problema ressurgir eu exigiria a troca.