boa tarde biaaa
que maravilha ainda bem que não precisou substituir nada
sabia que era coisa simples pois seu jimny é novo.
abraço
Versão Imprimível
boa tarde biaaa
que maravilha ainda bem que não precisou substituir nada
sabia que era coisa simples pois seu jimny é novo.
abraço
Fala galera!
O problema é o seguinte: Ao cruzar alagados, o cabo de embregem endurece e o do freio de mão, idem.
Na Europa, o cabo custa míseros Euros 15,00 e é tão fácil de trocar, que despensa até ferramentas. É pra trocar com a mão mesmo e sair do pepino com facilidade.
O meu tá com 50.000 km rodados, usando o segundo cabo e tenho um terceiro guardado na embalagem. Quando viajo pra longe, levo junto.
Cobrar 120 bucks para trocar o cabo, é uma descaração da CCS.
BTW: Marcelo, valeu a trilha hoje. Nos divertimos um bocado!
O que você falou quanto ao acúmulo de sujeira no trambulador, também é verdade, e fácil de limpar e dar uma esguinchada de WD.
Abs
bao biaaa, ja vou sacar o meu aqui
Boa tarde pessoal! Faz um tempo que ninguém posta nada nesse tópico, mas como é sobre o assunto que procuro vou reativá-lo.
O fato é que tenho um Jimny 4sport 2015 que peguei zero km, a primeira viagem que fiz com ele tive que fazer uma travessia de rio com enchurrada, ficou chovendo durante horas e o nível do rio subiu bastante com uma forte correnteza, região de Maquiné - RS, quem conhece o local sabe que em poucas horas pode-se ficar ilhado devido a velocidade com que sobe o nível da água e a força da correnteza.
À partir daí minha embreagem começou a ficar dura e com rangido e o carro tinha só 300km. Levei na CC de Porto Alegre (Sagara) e a avaliação foi que havia entrado água no cabo. Eles aspiraram com ar comprimido para tirar a água e lubrificaram. Ficou bom!
O problema agora é que nunca mais fiz travessia de trechos alagados, só peguei poças da água e chuva e tive que levar mais duas vezes na CC para lubrificarem o cabo. Pessoal da CC sempre me atendeu bem e fez a manutenção sem custo, só que é um saco ter que voltar lá de 6 em 6 meses só porque peguei chuva e poça e a embreagem ficou dura.
Conversando com o pessoal técnico lá eles me disseram que se acontecer mais uma vez vão tentar acionar a garantia e colocar um cabo novo. Me disseram também que esse cabo do jimny é muito suscetível a ter esse problema, que teria um "erro de projeto", que não tem proteção adequada pra evitar a entrada d'água, ...., etc.
Poh, daí eu lembro que tive fiat 147, palio, gol quadrado,...., e nunca deu problema no cabo da embreagem por pegar chuva e poça d'água.
Como que um carro 4x4, com snorkel, pega chuva e dá esses problemas?
Bom, gostaria de saber se alguém mais vem tendo esse problema? Se conseguiu resolver?
Abs
Amigo, isso é muito comum. Vi na primeira página o pessoal falando que "não é pra acontecer", que "não é normal", que "só é pra endurecer lá pros 50.000km" e etc., e concordo em parte, discordo em outra.
Mais cedo ou mais tarde em alguma trilha o cabo vai endurecer. Já troquei no meu antigo 2009 aos 25.000km, e troquei no meu atual 2012 aos 40.000km. É uma falha do projeto, sim, e pode-se dizer que é relativamente "normal" acontecer. Não deveria, mas vai acontecer uma hora ou outra.
Aqui no RN é quase unânime a ocorrência desse problema. O cabo, de fato, é muito exposto e aspira sujeira ou água fácil, seja na lama ou na travessia de alagados, e endurece, fica rangendo e dificulta a meia-embreagem na saída.
A concessionária daqui de Natal, certa vez, organizou um passeio offroad para os clientes e muitos dos que foram tiveram problema na semana seguinte. Eles trocaram todos na garantia.
Lembremos que gol, palio, carros populares ou de passeio em geral, em regra possuem acionamento hidráulico da embreagem, de modo qeu esse problema nunca vai acontecer. Os cabos de embreagem hidráulica, salvo engano, servem somente para acionar o atuador, não ficam expostos debaixo do carro. No jimny, por outro lado, o acionamento é mecânico, e é o próprio cabo que puxa a embreagem lá debaixo, a centímetros do solo, em contato direto com água, lama, areia etc.
Há relatos de quem fez uma abertura na borracha que envolve o cabo na parte próxima à parede corta-fogo, de modo a adaptar uma "seringa" para injetar óleo e lubrificá-lo periodicamente (gambiarra).
Outros relatam que o ideal é dar jatos de desengripante pelas extremidades de modo a retirar a sujeira, e depois que, injetando de um lado, sair limpo do outro, usar um lubrificante propriamente dito. Ouvi relatos positivos do uso de óleo de motor dentro do conduíte para segurar por mais tempo a lubrificação interna.
No mais, carro na garantia = troca do cabo pela garantia sem custo.
Diria que é aceitável lubrificarem novamente na tentativa de salvá-lo, mas se o problema ressurgir eu exigiria a troca.
Bah, pois é!! E porque os japas não melhoram isso então?!
Quando comprei o Jimny foi pensando "agora comprei um carro que é só cuidar bem que nunca vai me dar problema"! Mas não é nada demais, não desmerece o carro que é muito guerreiro e confiável, só é xarope mesmo esse probleminha.
Quando citei os carros de passeio me referi a modelos mais antigos, década de 80 e 90, da época que era com cabo e não tinha hidráulico. Nunca deram esse problema, e olha que o fiat 147 sabe dar problema!!!!
Abs
Vermelho,
To nos 70K, e agora, a embreagem começou a ficar dura. peguei o manual de serviço, abri a caixinha de plástico embaixo (supersimples), coloquei WD-40 e voilá: melhorou muito. Mas claro, com essa quilometragem, é normal ficar duro. Já peguei muita água e nunca isso piorou a embreagem repentinamente. Estranho. Agora, o uso fora de estrada, demanda mais manutenção mesmo....
abraços
Nelson
Troquei a embreagem do meu no mês passado. Estava com 170.000 km. Já estava dura, mas ainda tinha disco para usar. O problema maior é o rolamento que vai perdendo a lubrificação com o tempo, e ai sim pode dar algum problema mais sério. Eu coloquei uma embreagem da Elper, que é um importador das embreagens da SECO, que é um fabricante coreano que faz embreagens originais para alguns fabricantes (chevrolet, Kia, Honda, etc...). A diferença dela é que tem 3 molas ao invés de 4, como na original Suzuki.
Está macia e rodando bem. O problema foi que em 2 semanas o rolamento trocado deu pau!! Como estava na garantia eu peguei um rolamento original da Suzuki e paguei a diferença. Está funcionando bem agora e está bem macia. Não precisei lubrificar ou trocar o cabo da embreagem, ele estava em boas condições.
O que o meu meca fez foi vedar a tampinha de plástico por onde entra o cabo da embreagem na carcaça do cambio. Isso diminui a entrada de água e lama dando uma preservada no conjunto.
Tenho certeza que essa embreagem da Elper não deve durar 170.000 km como a origina, mas espero que dure bastante!!!
Essa é por enquanto a minha experiência com a embreagem do nosso querido jipinho.
Abraços boa diversão!!
Prezado Led,
vc sabe a refereência/código desse rolamento pra passar pra gente? Quanto a lacrar a tampinha, isso não dificulta a manutenção? Na fenajeep, vi os discos Displatec, o representante me disse que pode incrementar até 10% o torque, o que vcs acham?
abraços
Vermelho, tem uma tampinha, por baixo do carro onte acessa o cabo e o garfo que o prende. Sim, o Manual de serviço é um troço gigante, umas 700páginas (em inglês) mas bem ilustrado e mostra muitos procedimentos de reparos e ajustes. tem em vários lugares para baixar em pdf. provure jimny service manual, infelizmente peguei o meu já há um tempo e não tenho o link e deve ser pesado fazer o upload aqui. Se eu achar, passo o link aqui.
braços