Postado originalmente por
ANDRÉHUFF
Bom vamos la, ja tive 2 Nivas, 1 Vitara e hoje estou de Samurai.
Se vc me perguntar se eu compraria um Niva hoje, eu diria não, e vou te explicar por que, o que realmente pega nos Nivas é a qualidade das peças de reposição, se vc trocar hoje um retentor de roda traseiro num Niva e num Suzuki (Vitara ou Samurai) pode ter certeza que o do Niva daqui uns 3 ou 4 meses vai voltar a vazar e os dos Suzukis não, isso pela qualidade dos materiais vendidos pra cada um, isso é só um exemplo, mas a realidade é bem essa.
Outro ponto, um Niva é sim muito mais confortavel que um Suzuki (Samurai ou Vitara), o espaço dentro de um Niva acomoda muito melhor que em um Suzuki, principalmente no quesito porta malas, mas no Niva faltam itens de conveniencia , como ar condicionado, direção hidraulica, que vc tem no Vitara, alguns adaptam esses itens ai o Niva se iguala.
Sabendo usar qualquer um tem boa resistencia, mas sabendo usar, quem ja teve os 3 sabe do que eu estou falando.
Mas pra acabar por aqui vou classificar assim.
_Se quiser simplisidade, uma cabine mais confortavel e for usar para pequenas viagens e trilhas moderadas, investindo menos, vai de Niva, nesse caso aconselho ter um certo conhecimento mecanico, por que vc vai precisar.
_Se quiser mais "luxo", fazer viagens, usar no dia a dia,ir pra lugares diferentes, fazer uma trilha leve, ir pra praia com uma segurança melhor sem ter que se preocupar se a homocinetica vai aguentar ou se o carburador vai entupir (esse naão tem carburador pra entupir) vai de Vitara.
_Se quiser fazer trilha, ter robustez simplisidade mecanica, facilidade nas manutenções, ter um carrinho agil e economico que vai enfrentar tudo isso que eu falei dos dois ai de cima e aguentar uns desaforos a mais vai de Samurai, nesse caso aconselho ser paciente, gostar de velocidades moderadas em deslocamentos em asfalto e o imprecindivel ter a coluna em dia,No Samurai a sua coluna com certeza sofre.
Ja tive tambem Sportage e Wyllis, mas deixa pra la.
Ilustrações abaixo.