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Tópico: Vitara!

  • #13
    Usuário Avatar de LuizCabral
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    cara, vai de suzuki.

    Se vc preferir comprar um carro mais barato que um suzuki e que de para adaptar todo tipo de peça, vá de Jeep.

    Mas se vc quiser um carro que de para viajar, andar na cidade e fazer trilhas, opte por um vitara ou samurai.

  • #14
    Citação Postado originalmente por LuizCabral Ver Post
    cara, vai de suzuki.

    Se vc preferir comprar um carro mais barato que um suzuki e que de para adaptar todo tipo de peça, vá de Jeep.

    Mas se vc quiser um carro que de para viajar, andar na cidade e fazer trilhas, opte por um vitara ou samurai.
    Fala pessoal,

    Minha opinião:
    Vitara se não fizer trilha, não quebra e ainda dá para ter conforto (ar, direção, menos duro e etc). Se fizer trilha QUALQUER VIATURA vai dar gasto se não tomar cuidado. Uma vez, meu mecanico me disse uma frase que nunca mais esqueci:
    " - Se você estiver forçando muito o carro, ou seu carro não esta preparado para essa lugar, ou você esta no lugar certo (rs) com o carro errado. "

    Moral da frase: Se for para ficar forçando a viatura o tempo todo, melhor repensar se esta com a viatura correta para suas vontades.

    PS: Meu Vitara é 3P, calço de 2" na SUSPA,Snorkel, para-choques de ferro e vai ter 3" na carroçeria em JAN com pneus 31" e tenho um guincho Ransey 9.5...

    Esta ótimo e não vou mexer em mais nada, atende na cidade e nas trilhas leves/médias sem fuder nada de mecanica.

    abs,
    Marcus Garcia - Feliz proprietário de uma Cherokee Sport 4.0 - General Lee - Susp. Rough Country 4.5, pneus 33", Tabor 12K
    EX - Vitara MT - Zé Ruela

  • #15
    Citação Postado originalmente por LuizCabral Ver Post
    cara, vai de suzuki.

    Se vc preferir comprar um carro mais barato que um suzuki e que de para adaptar todo tipo de peça, vá de Jeep.

    Mas se vc quiser um carro que de para viajar, andar na cidade e fazer trilhas, opte por um vitara ou samurai.
    SUZUKI é SUZUKI! essa porra não quebra !!! adoro meu Vitara! hehehe
    Marcus Garcia - Feliz proprietário de uma Cherokee Sport 4.0 - General Lee - Susp. Rough Country 4.5, pneus 33", Tabor 12K
    EX - Vitara MT - Zé Ruela

  • #16
    Se não quebra é porque não levou ele ao limite

    O meu é Vitara e quebra SIM, por isso vai sempre até onde a preparação dele (e do motorista) aguenta
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #17
    Vamos lá:

    - Trilhas pesadas
    1 -Samurai
    2 - Vitara preparado (com calços)
    3 - Niva

    - Trilhas Leves
    1 - Vitara
    2 - Samurai
    3 - Niva

    Entre Suzuki e Lada.......Suzuki!!

  • #18
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Opinião de quem já teve Niva, Samurai e Vitara...

    Bom, primeiramente você tem de ir com a "cara" do carro (trocadilho infame...).
    Mas vamos a algumas considerações, que eu acho pertinentes:
    -Dificilmente você vai encontrar um Niva em bom estado. A maioria dos carros "sofreu" (ou "sofre") nas mãos de mec(h)ânicos e de proprietários que (ainda) acreditaram (acreditam) que "Niva não quebra". Não é impossível, hoje em dia, comprar um bom "russinho", mas é complicado.
    -Dificilmente você vai encontrar um Samurai original. Quase todos os carros dos modelos mais antigos (anteriores a 97, com feixes de mola na traseira e dianteira) já passaram por alguma adaptação (principalmente, para andar em trilhas). Os mais novos (com molas helicoidais na dianteira) normalmente são mais bem preservados.
    -Um Niva em bom estado é mais espaçoso e confortável que um Samurai ou Vitara (duas portas) nas mesmas condições. Principalmente para o motorista. O Niva tem um porta-malas maior que os Suzukis citados.
    -O Niva é um 4x4 "full time"; os Suzukis, "part time". Pode parecer que não, mas isso faz diferença na forma de condução e no desempenho geral do carro.
    -A manutenção de Niva não é cara, mas deve ser feita constantemente e por pessoas que conheçam o carro, o que nem sempre é fácil de se achar.
    -A manutenção geral do Samurai é ainda mais barata do que a do Niva.
    -Os carros da Suzuki dão pouca manutenção. Mas deve se ter cuidado para não "relaxar" e deixar o carro sem uma vistoria periódica.
    -O preço do Suzuki Grand Vitara até o ano/modelo 2000 está bem acessível. É um modelo superior aos anteriores (Niva, Samurai, Vitara) em termos de acabamento e conforto. E não faz feio em trilhas menos "radicais".
    -A Suzuki tem uma representação oficial de fábrica no Brasil; a Lada, não.
    -Alguns modelos do Grand Vitara tem peças compatíveis com o GM Tracker (que nada mais é do que um Grand Vitara montado na Argentina).
    -O Niva e o Samurai tem somente a opção de duas portas. Já os Vitara podem ter duas ou quatro portas.
    -O Suzuki Jimny nada mais é do que a versão mais recente do Samurai. Aliás, dependendo do país, o carro pode ser conhecido com Jimny ou Samurai.
    -Os últimos anos/modelos do Niva disponíveis a venda no Brasil são 95 (raros), 98 (raríssimos) e 99 (quase míticos). A grande maioria dos Nivas a venda são ano/modelo 90/91.
    -É possível encontrar modelos do Grand Vitara de três gerações diferentes a venda no Brasil.

    Estes são alguns dados. Mas todos sabem que o que vai fazer mesmo a diferença é a empatia (ou não) com um dos modelos. Boa sorte e boas compras.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #19
    Hehehe!

    Desenterrado praticamente 7 anos depois...

    ---------------------------------------
    cumprimentos lamas e buracos
    -------------------------------

    TRILHADOIDA.
    side5p/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...já rodando...

    O LESMA

  • #20
    Usuário Avatar de fguerreiro
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    Maurício,
    Bela explicação, muito útil!
    Abraço

  • #21
    Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
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    Bom vamos la, ja tive 2 Nivas, 1 Vitara e hoje estou de Samurai.
    Se vc me perguntar se eu compraria um Niva hoje, eu diria não, e vou te explicar por que, o que realmente pega nos Nivas é a qualidade das peças de reposição, se vc trocar hoje um retentor de roda traseiro num Niva e num Suzuki (Vitara ou Samurai) pode ter certeza que o do Niva daqui uns 3 ou 4 meses vai voltar a vazar e os dos Suzukis não, isso pela qualidade dos materiais vendidos pra cada um, isso é só um exemplo, mas a realidade é bem essa.
    Outro ponto, um Niva é sim muito mais confortavel que um Suzuki (Samurai ou Vitara), o espaço dentro de um Niva acomoda muito melhor que em um Suzuki, principalmente no quesito porta malas, mas no Niva faltam itens de conveniencia , como ar condicionado, direção hidraulica, que vc tem no Vitara, alguns adaptam esses itens ai o Niva se iguala.
    Sabendo usar qualquer um tem boa resistencia, mas sabendo usar, quem ja teve os 3 sabe do que eu estou falando.
    Mas pra acabar por aqui vou classificar assim.

    _Se quiser simplisidade, uma cabine mais confortavel e for usar para pequenas viagens e trilhas moderadas, investindo menos, vai de Niva, nesse caso aconselho ter um certo conhecimento mecanico, por que vc vai precisar.

    _Se quiser mais "luxo", fazer viagens, usar no dia a dia,ir pra lugares diferentes, fazer uma trilha leve, ir pra praia com uma segurança melhor sem ter que se preocupar se a homocinetica vai aguentar ou se o carburador vai entupir (esse naão tem carburador pra entupir) vai de Vitara.

    _Se quiser fazer trilha, ter robustez simplisidade mecanica, facilidade nas manutenções, ter um carrinho agil e economico que vai enfrentar tudo isso que eu falei dos dois ai de cima e aguentar uns desaforos a mais vai de Samurai, nesse caso aconselho ser paciente, gostar de velocidades moderadas em deslocamentos em asfalto e o imprecindivel ter a coluna em dia,No Samurai a sua coluna com certeza sofre.

    Ja tive tambem Sportage e Wyllis, mas deixa pra la.

    Ilustrações abaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vitara!-013986aug07970.jpg   Vitara!-imagem-001.jpg   Vitara!-samurai-009-ii.jpg  
    Andrehuff - Indaiatuba

  • #22
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Citação Postado originalmente por trilha doida Ver Post
    Hehehe!

    Desenterrado praticamente 7 anos depois...

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    TRILHADOIDA.
    side5p/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...já rodando...
    O LESMA
    Verdade, né?
    Mas é o tipo de discussão que volta e meia aparece.
    E discutir qual o melhor 4x4 é o mesmo que discutir política, religião e futebol: cada um tem a sua preferência. No máximo, é possível falar de algumas opiniões pessoais e experiências. Mas, no final, quem decide é o coração. E quem aprova é o bolso!!!
    []s e feliz Natal!!!
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #23
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Citação Postado originalmente por ANDRÉHUFF Ver Post
    Bom vamos la, ja tive 2 Nivas, 1 Vitara e hoje estou de Samurai.
    Se vc me perguntar se eu compraria um Niva hoje, eu diria não, e vou te explicar por que, o que realmente pega nos Nivas é a qualidade das peças de reposição, se vc trocar hoje um retentor de roda traseiro num Niva e num Suzuki (Vitara ou Samurai) pode ter certeza que o do Niva daqui uns 3 ou 4 meses vai voltar a vazar e os dos Suzukis não, isso pela qualidade dos materiais vendidos pra cada um, isso é só um exemplo, mas a realidade é bem essa.
    Outro ponto, um Niva é sim muito mais confortavel que um Suzuki (Samurai ou Vitara), o espaço dentro de um Niva acomoda muito melhor que em um Suzuki, principalmente no quesito porta malas, mas no Niva faltam itens de conveniencia , como ar condicionado, direção hidraulica, que vc tem no Vitara, alguns adaptam esses itens ai o Niva se iguala.
    Sabendo usar qualquer um tem boa resistencia, mas sabendo usar, quem ja teve os 3 sabe do que eu estou falando.
    Mas pra acabar por aqui vou classificar assim.

    _Se quiser simplisidade, uma cabine mais confortavel e for usar para pequenas viagens e trilhas moderadas, investindo menos, vai de Niva, nesse caso aconselho ter um certo conhecimento mecanico, por que vc vai precisar.

    _Se quiser mais "luxo", fazer viagens, usar no dia a dia,ir pra lugares diferentes, fazer uma trilha leve, ir pra praia com uma segurança melhor sem ter que se preocupar se a homocinetica vai aguentar ou se o carburador vai entupir (esse naão tem carburador pra entupir) vai de Vitara.

    _Se quiser fazer trilha, ter robustez simplisidade mecanica, facilidade nas manutenções, ter um carrinho agil e economico que vai enfrentar tudo isso que eu falei dos dois ai de cima e aguentar uns desaforos a mais vai de Samurai, nesse caso aconselho ser paciente, gostar de velocidades moderadas em deslocamentos em asfalto e o imprecindivel ter a coluna em dia,No Samurai a sua coluna com certeza sofre.

    Ja tive tambem Sportage e Wyllis, mas deixa pra la.

    Ilustrações abaixo.
    Aliás, parabéns pelas viaturas André!
    Estão muito bonitas e bem cuidadas (dá para perceber isso nas fotos).
    Com respeito as peças do Niva, concordo com você em parte. Tem um mercado de peças "Xing Ling" de última categoria para todos os veículos (Nivas incluso) que custam "baratinho" e tem uma qualidade de .
    Se o proprietário quiser, pode optar por gastar menos e "fazer de conta" que fez a manutenção do veículo usando este tipo de peças ou outras recondicionadas. Infelizmente esta é uma característica muito comum nos donos de Niva (mas está mudando; como se tem poucos Nivas a venda, alguns proprietários, para preservar os "russinhos", estão comprando peças de qualidade).
    Hoje em dia está muito mais fácil de se adquirir peças e componentes importados. Basta querer (e poder, $e é que me faço claro...) e se tem a disposição componentes de qualidade.
    Mas tem de gostar da viatura...
    []s e bom Natal!!!
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #24
    Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
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    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    ............... (mas está mudando; como se tem poucos Nivas a venda, alguns proprietários, para preservar os "russinhos", estão comprando peças de qualidade).
    Hoje em dia está muito mais fácil de se adquirir peças e componentes importados. Basta querer (e poder, $e é que me faço claro...) e se tem a disposição componentes de qualidade.
    Mas tem de gostar da viatura .................
    Ta ai Che, eu tambem concodo em parte com vc, no meu ultimo Niva fiz investimento em peças "melhores", pelo menos elas eram apregoadas assim, e mesmo assim me decepecionei, sou um cara meio insano quanto a deixar as viaturas que eu tenho em condições, até hoje só investi nos meus carros sem pensar no retorno da ($$$) da venda e sim no prazer de ter um carro inteiro, mas ficava puto de ter de trocar as mesmas coisas trocadas a pouco tempo, nos Zukis isso foi diferente, fazia a manutenção trocando as peças ( compradas normamalmente em caixas originais suzuki) e elas estão la funfando até hoje (vendi o Vitara pra um amigo e sei como ele esta), pra mim esse ainda é o princiopal ponto que pega nos Niva.
    Segue o Segundo Niva cinza abaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Vitara!-feb15_09.jpg  
    Andrehuff - Indaiatuba

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