Quanto a optar entre um modelo e outro, não vou responder objetivamente, mas posso fazer um paralelo superficial. Considerando ambos de 3 portas e motores 1.6l, o Grand Vitara leva vantagem em espaço interno e, na areia, pode ser melhor pelo motor mais potente de 16V. Mas é mais pesado do que o vitarinha. Este, por sua vez, tem motor de 8V e a vantagem de ser mais leve e mais facilmente customizável, aceitando pneus um pouco maiores sem necessidade de alterar suspensão. Ambos têm preços e dificuldades similares de serviços e peças mecânicas.
O Grand Vitara foi o início da mutação do jipe no SUV urbano de hoje. Por isso, apesar de sua mecânica offroad, ainda é fácil encontrar unidades que viveram a vida inteira dentro de cidade com ruas asfaltadas. Já o Vitara é jipe, reconhecido com e visto como tal. Graças a isso, mesmo quando se trata de uma unidade vivida em trilhas, seu preço se confunde com o de seu sucessor e quem possui um em bom estado é muito satisfeito. Mas é preciso um pouco mais de trabalho para encontrar os vitarinhas inteiros.
Assim, se você precisa de mais espaço: Grand Vitara. Se quer ser reconhecido andando num jipinho e com o mesmo conforto do sucessor: Vitara. Se tanto fizer, busque no mercado a oferta em melhor estado de conservação (acabamentos, motor e acessórios). Adquirindo um bom e cuidando bem, você vai ficar muito satisfeito.