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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de thmxneo
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    Barulho estranho ao acelerar o Jimny e 4x4 não engata.




    Boa tarde pessoal,

    Recentemente entrei para o mundo do 4x4 e ainda tudo é muito novo pra mim. Tenho dusas dúvidas:

    1) - Meu Jimny vem fazendo um barulho bem sutil (parace " bater pino") quando arranco com o carro e mudo de uma marcha para outra. Após acelerar bem, o barulho some.

    2) - Eu aperto o botão para engatar o 4x4 mas percebo que não está acontecendo. Andei em um Jimny de um amigo e senti a diferença. No meu Jimny, eu parei o veículo, coloquei o carro em ponto morto...Mas não funcionou. Também tentei com o veículo em movimento ( abaixo de 100km/h e com a direção alinhada) mas também não fucniconou.


    Alguém pode dar uma luz? Levei o carro para alinhar e balancer recentemente.



    Obrigado pela força.

  • #2
    Usuário Avatar de Cocatriz
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    Bom, pelo barulho, não vou comentar, além de não saber muito de mecânica não tenho idéia das causas que podem gerar esse barulho.

    Agora sobre o 4x4, posso dar uns pitacos. o 4x4 hi que enganta andando o 4x4 Lo só parado com o pé na embreagem.
    Ambos são engatados por um compressor de ar. Então se nenhuma das 2 está engatando, você pode fazer os seguintes testes.
    1 - Fusiveis,
    2 - Engatar com o caro levantado e ver se consegue ouvir barulho de ar vazando.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #3
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por thmxneo Ver Post
    Boa tarde pessoal,

    Recentemente entrei para o mundo do 4x4 e ainda tudo é muito novo pra mim. Tenho dusas dúvidas:

    1) - Meu Jimny vem fazendo um barulho bem sutil (parace " bater pino") quando arranco com o carro e mudo de uma marcha para outra. Após acelerar bem, o barulho some.

    2) - Eu aperto o botão para engatar o 4x4 mas percebo que não está acontecendo. Andei em um Jimny de um amigo e senti a diferença. No meu Jimny, eu parei o veículo, coloquei o carro em ponto morto...Mas não funcionou. Também tentei com o veículo em movimento ( abaixo de 100km/h e com a direção alinhada) mas também não fucniconou.


    Alguém pode dar uma luz? Levei o carro para alinhar e balancer recentemente.



    Obrigado pela força.
    thmxneo você relatou em outro tópico que o seu carro sofreu um sinistro, pode ser que durante a manutenção do carro, caso ela não tenha sido feita em oficina especializada em 4x4, deixaram de ligar algum fio ou algum componente que ativa o diferencial dianteiro e as rodas livres. Te aconselho a levar em um mecânico que entenda bem de 4x4 para que ele possa te passar um diagnóstico.

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #4
    Usuário Avatar de thmxneo
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    Valeu pela dica Cocatriz! Abraço.

    Jorgeffn, vou levar o carro na sexta-feira(07/02/2104) em um mecânico de 4x4. Posto o resultado aqui depois. Abraço.

  • #5
    Usuário Avatar de thmxneo
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    Galera,

    Encontrei um arquivo que fala sobre o 4x4 do Jimny no Google(uma espécie de troubleshooting bem legal). Levei o carro no mecânico mas ,após ler o arquivo e pesquisar em outras fontes, percebi que o cara estava me enrolando($$$$). A luz do 4WD no painel está piscando. Pelo que pesquisei pode ser problema no sistema de vácuo, falha da solenóide ou falha do pressostato. Vi um post de um cara que teve problema igual no Jimny dele e disse que trocou uma mangueira... Só não disse onde, qual... Bom...Vou tentar colocar um pouco da Engenharia que estou aprendendo pra funcionar.


    Quanto ao barulho ao acelerar, também não consegui uma solução ainda. Mas um amigo que também tem Jimny disse que o barulho não é de "bater pino". O barulho ocorre sempre que piso mais fundo no acelerador. Como se estivesse arranhando.

    Valeu.

    Abraços.
    4X4 Brasil

  • #6
    Citação Postado originalmente por thmxneo Ver Post
    Galera,

    Encontrei um arquivo que fala sobre o 4x4 do Jimny no Google(uma espécie de troubleshooting bem legal). Levei o carro no mecânico mas ,após ler o arquivo e pesquisar em outras fontes, percebi que o cara estava me enrolando($$$$). A luz do 4WD no painel está piscando. Pelo que pesquisei pode ser problema no sistema de vácuo, falha da solenóide ou falha do pressostato. Vi um post de um cara que teve problema igual no Jimny dele e disse que trocou uma mangueira... Só não disse onde, qual... Bom...Vou tentar colocar um pouco da Engenharia que estou aprendendo pra funcionar.


    Quanto ao barulho ao acelerar, também não consegui uma solução ainda. Mas um amigo que também tem Jimny disse que o barulho não é de "bater pino". O barulho ocorre sempre que piso mais fundo no acelerador. Como se estivesse arranhando.

    Valeu.

    Abraços.
    São várias as possíveis causas. Dá uma inspecionada visual para ver se não está com o fio cortado (como neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...no-painel.html (Luz da reduzida do Jimny piscando no painel))

    Caso não seja, sugiro seguir essas instruções http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...ny-nps5a96.pdf

  • #7
    Usuário Avatar de thmxneo
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    Freak,

    Valeu pelo manual. Foi esse mesmo que encontrei no google. Eu revirei o carro procurando alguma falha no sistema de vácuo. Mas não achei nada. Bom, segundo o mecânico, o 4x4 felizmente está funcionando. A luz do painel pisca (4wd) mas o 4x4 está normal. Quando aciono a reduzida(4wd - l) o carro fica pesadão. Quanto ao barulho, que aparece sempre que eu piso fundo no acelerador, o mecânico disse que é o miolo do catalisador que está danificado. Disse que não é barato. Liguei para a Suzucar de SP para tentar conseguir um semi novo. Posto depois aqui.


    Abraço.

  • #8
    Usuário Avatar de thmxneo
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  • #9
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    Barulho chiado no motor Jimny 4street

    Bom dia galera!
    Sou novo aqui no fórum e recém chegado no mundo 4x4. Acabo de adquirir um Jimny 4 street 2012 com 67000km. Estou notando um barulho chiado no motor, como se fosse um barulho de correia, mas aparentemente vem daquela peça que fica atrás da ventoinha de refrigeração do radiador. Alguém aí ja teve problema parecido ou poderia me ajudar a esclarecer melhor do que se trata este barulho?

  • #10
    Usuário Avatar de Leo BA
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    Pribeiro;

    Seja bem vindo!

    Imagino que "aquela peça" a que se refere, deva ser o acoplador viscoso da ventoinha, que provavelmente não é o responsável pelo barulho.
    Meu carro é exatamente igual ao seu e troquei as correias e tensor aos 60 mil km, agora está com 112.000 km rodados e já com um par de correias sobressalentes guardadas, pois daqui a pouco serão substituídas novamente.
    Duram bem mais que isso, ma começam a emitir um ronco feio, que lembra até rolamento roncando.
    Tem um spray para correias, da Loctite , que aumenta a vida útil, deixando-as mais hidratadas.
    Comece pelas correias, se não sumir, vá pro rolamento do tensor. Mas tudo sem preocupação, jipe é assim mesmo....
    Todo dia um barulho diferente. Se o cabra esquentar, fica doido!
    Boa sorte e posta depois o resultado.
    Abs
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - EASY TRACTION 4X4 - 2012.

  • #11
    Usuário
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    Cara, ja to ficando doido mesmo..rsrs. Ontem sai pra andar um pouco em estradas ruins, usei a tração e a reduzida e tudo esta funcionando perfeitamente, o carro esta com a potencia normal e esta com consumo baixo, na media de 10,5 a 11,1 na cidade. Aparentemente nao há nada de errado com o motorzinho, mas o barulho maldito continua lá. Depois que lavei o carro ontem, aparentemente o barulho reduziu muito e quase sumiu, hoje pela manha quando peguei o carro, até me assustei com o silêncio do motor, estava sem o tal barulho, mas depois de rodar uns 500 metros, o barulho irritante voltou novamente. Ao retornar pra casa, tentei novamente identificar de onde vem o som, mas é confuso, aparentemente vem da parte traseira da ventoina, mas ja estou começando a me preocupar se este barulho nao esteja vindo de algum rolamento do comando de válvulas ou coisa parecida...
    Mas enfim, seguirei a sua dica e iniciarei a caçada pelas correias, vou ver se encontro o spray da loctite, caso o barulho nao reduza, vou procurando em rolamentos e assim por diante..
    Se tiver mais alguma sugestão eu ficarei muito grato.
    Obrigado pela ajuda!

  • #12
    Usuário Avatar de Leo BA
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    30/06/2011
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    Salvador/BA
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    Nem se preocupe com comando........tem muita coisa ainda pra fazer barulho, antes de chegar lá. Rolamento do alternador, é uma delas, ou até mesmo o regulador de tensão. Já vi pelo menos um relato, em que o regulador no final da vida, começa a emitir uns sons, que lembram correia patinando.
    Boa sorte!
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
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