x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 118
  • #1
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    42
    Posts
    358
    Agradecimento: 1

    Como andar na velocidade máxima da Via na Rodovia, com seu Jimny.




    Antes de mais nada, os avisos:

    Válido para o 4Sport, 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
    Stock, manutenção em dia.
    Respeite os limites de velocidade, os limites do carro e acima de tudo os limites de segurança!


    Agora a parte interessante
    Quem tem Jimny já sabe o que ele faz, então eu só estou mostrando o como fazer para quem não tá acostumado a dirigir o Jimny, conversei com alguns colegas no Szk Adventure, e por mais incrédulos que o pessoal vai ficar lendo o tópico, é real, e eu fiz indo e voltando do Szk adventure.

    A primeira coisa que eu fiz foi usar a calibragem mínima dos pneus ( que no caso dos Mud é 24 ), isso aumenta a área de contato do pneu e da mais estabilidade, sem falar que ele fica bem mais macio.

    O Jimny tem um motor bem bravo e uma relação a altura, não importa o quanto critiquem os pequenos 85Hp, ele pode SIM e anda tranquilo na velocidade máxima da via.

    A desvantagem dele é a retomada, mas não estamos falando de um carro esporte, é um Jipe, então a máxima do 0-100 em 15 minutos se aplica a nós. ( mas o Jimny faz isso mais rápido não se preocupe ).

    Apesar da altura dele, ele é estranhamente estável nas curvas, eu fiz isso no trecho BH - SP - BH da Fernão Dias, então de curva eu entendo. Mas começe devagar, você tem que sentir o carro na curva e conhecer a curva é fundamental para conseguir fazer ela sem sustos, se você não conhece a estrada, não abuse, o Limite de velocidade é a referência segura da velocidade que você pode fazer a curva, e importante NÃO FREIE NA CURVA.

    Nas curvas, ele tende a puxar um pouco a traseira, isso é normal se você faz as curvas acelerando por causa da tração traseira, o que eu recomendo, a tração vai te dar um pouco mais de controle. se você estiver num trecho de decidas, freie antes de entrar na curva. NÃO FREIE NA CURVA.

    O segredo do Jimny é o Giro... ele se transforma acima dos 4000, então a faixa que você quer manter o motor para exigir o máximo dele é entre 3.5 e 5k, quando você vê aquela placa de "faixa adicional" pode jogar 4... pq a 5 não vai dar conta de manter a velocidade.

    A aerodinâmica de TIJOLO, pode ser usada como vantagem. Muitos trechos você não precisa efetivamente usar os freios do carro, simplesmente parar de acelerar e o "freio aerodinâmico" vai diminuir sua velocidade.

    Outra coisa muito importante de se ter em mente quando se dirige um Jipe ou qualquer carro na velocidade máxima da via é ANTECIPAÇÃO, é realmente importante que você esteja atento a estrada e ao que pode acontecer, estar sempre alerta além de manter o foco, te dá uma boa margem de frenagem que vai ajudar muito a performance quando você estiver bem treinado nesse quesito.

    Eu sinto segurança no meu carro até 120km/h em 126km/h começo a sentir ele leve demais, a velocidade máxima que eu atingi com ele foi 136km/h mas começo a sentir muito os desníveis da pista e sentir falta de estabilidade.


    Então resumindo:
    - ATENÇÃO, dirija com MUITA segurança, o seu carro não é preparado para situações que exijam respostas rápidas a velocidades altas.

    - Mantenha o Giro alto, entre 3.5 e 5k, vai te dar o melhor resultado, não tenha dó de baixar a marcha do carro.

    - Antecipe as frenagens, e se puder acelere levemente nas curvas para sentir a tração empurrando, quando acostumar com a tração traseira, vai ficar muito prazeiroso fazer curvas.

    - NUNCA FREIE NAS CURVAS, isso vale para qualquer carro, freiar na curva, exigem mais controle do carro, e é perigoso, as versões com ABS ajudam a esse tipo de situação, mas o ideal é freiar ANTES da curva, só freie em curvas em caso de emergência e esteja alerta para corrigir o jogo do carro.

    - Acostume-se com o carro, e aprenda seus limites, e progrida devagar, não é por que a velocidade indicada é 100km/h que você vai se sentir confortável em fazer a curva nessa velocidade, sinta o carro.

    - Respeite os outros, principalmente os caminhões. ( Dê passagem e facilite ultrapassagens )


    E POR FAVOR, SEJAM PRUDENTES NO TRANSITO, SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/04/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Perfeito! é isso! não adianta correr para chegar e sentar na frente da TV!

  • #3
    Usuário Avatar de Leo BA
    Entrada
    30/06/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    485
    Agradecimentos: 13
    Beleza Cocatriz!
    Costumo dizer que, com o Jimny aprendi a guiar devagar, apreciar a paisagem e achar tudo ótimo!
    Tenho notado em certas estradas, detalhes da paisagem que desconhecia, embora tenha passado por elas muitas vezes......de moto!
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - EASY TRACTION 4X4 - 2012.

  • #4
    Dai Pessoal,

    Bem assim, no meu Jimny a minha vel. de cruzeiro fica até 110 km/h, e mais me acustumei tanto com o meu Jimny que uma semana atrás fui ver a Grand Vitara e fiz o test-drive nela, mas resumindo: não tive coragem de trocar o meu Jimny, só troco por outro Jimny!!!!!
    kkkk!!!!! Um abraço!!!!

    Feelipe

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    37
    Posts
    60
    Agradecimentos: 0
    Acho que isso vale para vários carros. Tenho um Vitara e embora o motor um pouco mais forte que do Jimny, tenho calço e pneus maiores. Nas estradas é a mesma coisa. Carro 1.0 passando pela esquerda, caminhão pela direita.. rs..
    A receita conhecer os limites do carro + antecipação + prudência = muitas trilhas pela frente.

  • #6
    Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    163
    Agradecimentos: 0
    Gostei demais desses conselhos viu, ainda mais que eu não estou muito acostumada a dirigir carro assim... troquei agora meu "saudoso" uno sporting pelo jimny 4 sport e vou usa-lo inclusive no dia a dia... =)

  • #7
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    42
    Posts
    358
    Agradecimento: 1
    Biaaa, o mais importante para você nessa transição é acostumar com a tração traseira. De resto é bem tranquilo, a suspensão dele é bem durinha, então ele faz bem curva, no começo alivia um pouco a aceleração... por que você pode ter a sensação da "traseira passando do lado" mas a hora que você acostumar... fica muito mais gostoso de dirigir...

    E até ele se soltar, lá pelos 5000km, ele vai te segurar um pouco... qualquer dúvida também só perguntar.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #8
    Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    163
    Agradecimentos: 0
    Obrigada! Então, aproveitando.... rsrs...
    Eu só estranhei um pouco o freio dele, diferente de carro pequeno, demanda uma distância maior mesmo... mas e se no trânsito eu precisar frear numa distância curta?
    Numa via que eu pego, por exemplo, é muito comum o povo frear bruscamente em alguns trechos, e muito espertinho que se tiver brecha entre dois carros que o caiba, entra mesmo e ainda freia na sua frente...

  • #9
    Usuário Avatar de Ver@ Luci@
    Entrada
    30/01/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    61
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Cocatriz comentou sobre a calibragem dos pneus, no seu caso para um Jimny 4Sport 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
    E para o Jimny 4All 2013/2014 com os pneus de fábrica e cuja calibragem indicada é 23/26? Qual seria a calibragem ideal para se rodar na cidade com mais estabilidade e maciez?
    Vera
    Suzuki Jimny 4All 201
    3/14 - Cocada

  • #10
    Usuário Avatar de rogerjunior
    Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    46
    Posts
    286
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Biaaa Ver Post
    Obrigada! Então, aproveitando.... rsrs...
    Eu só estranhei um pouco o freio dele, diferente de carro pequeno, demanda uma distância maior mesmo... mas e se no trânsito eu precisar frear numa distância curta?
    Numa via que eu pego, por exemplo, é muito comum o povo frear bruscamente em alguns trechos, e muito espertinho que se tiver brecha entre dois carros que o caiba, entra mesmo e ainda freia na sua frente...
    Olá Biaaa...

    Também estranhei o freio no início e hoje já me acostumei. O ideal é você manter uma distância razoável do veículo da frente e se estiver com via em fluxo mais intenso, manter ali os ideias 40km/h... assim você consegue parar o jipe sem problemas... é o que eu faço, só mantenho o carro na via rápida entre 60km/h a 70km/h se o fluxo estiver bem tranquilo...

    Ah, assim como você, troquei meu "saudoso uno sporting" no Jimny 4 Sport e foi a melhor coisa que fiz.... pois aqui em MG tem muitas cachoeiras e o meu Uno sofria para chegar lá, por mais cuidado que eu ia...rs

    Abraços
    RNJunior
    Suzuki Jimny 2013/2013 4Sport Red Bull
    PNEUS MUD BF GOODRICH TERRAIN 235/75/R15

  • #11
    Usuário Avatar de rogerjunior
    Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    46
    Posts
    286
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ver@ Luci@ Ver Post
    Cocatriz comentou sobre a calibragem dos pneus, no seu caso para um Jimny 4Sport 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
    E para o Jimny 4All 2013/2014 com os pneus de fábrica e cuja calibragem indicada é 23/26? Qual seria a calibragem ideal para se rodar na cidade com mais estabilidade e maciez?
    Ver@,

    Quanto menos calibragem por no pneu, mais maciez você sentirá ao dirigir, porém, seu pneus Dueler gastará mais rápido e consumirá mais combustível. Quando meu Jimny estava com os Duelers, eu usava 26 libras, cheguei a usar 22 libras uma vez e ficou bem gostoso de dirigir... mas, isso porque eu ia pegar uns 100km de estrada de terra...

    Então, acaba que é uma escolha de cada um qual a calibragem do pneu... se visa a economia ou o conforto... ou tentar achar um meio termo aliado ao seu modo de dirigir...

    Abraços
    RNJunior
    Suzuki Jimny 2013/2013 4Sport Red Bull
    PNEUS MUD BF GOODRICH TERRAIN 235/75/R15

  • #12
    Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    163
    Agradecimentos: 0
    Obrigada pela dica Rogerjunior, vou tentar manter a velocidade mais baixa que os demais e muita distância.
    O "ruim" é que aqui em Brasília as vias são muito retas, curvas bem abertas, aí já sabe né, o povo falta passar por cima do seu carro. Mas to nem aí, a minha segurança prevalece sobre a pressa alheia...
    Eu também troquei o uno por dó dele, pegava estrada de terra em alguns finais de semana e inclusive deixava de ir a muitos lugares pra evitar judiar do bichinho... acho que do Jimny não preciso ter dó não né?! rs...
    Um abraço!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Velocidade máxima com 4x4 H
      Por Hilux_VV no fórum Toyota
      Respostas: 16
      Última resposta: 31/05/2013, 06:59
    2. Velocidade máxima do GVIII
      Por talmud2008 no fórum Suzuki
      Respostas: 29
      Última resposta: 11/07/2011, 11:51
    3. Velocidade maxima vitara
      Por Marco/Kelly no fórum Suzuki
      Respostas: 44
      Última resposta: 05/04/2008, 21:14
    4. Temperatura e velocidade maxima
      Por Polito no fórum JPX
      Respostas: 11
      Última resposta: 03/03/2008, 11:14
    5. Velocidade máxima pneu militar
      Por esposito63 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/12/2007, 15:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade