Antes de mais nada, os avisos:

Válido para o 4Sport, 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
Stock, manutenção em dia.
Respeite os limites de velocidade, os limites do carro e acima de tudo os limites de segurança!

Agora a parte interessante
Quem tem Jimny já sabe o que ele faz, então eu só estou mostrando o como fazer para quem não tá acostumado a dirigir o Jimny, conversei com alguns colegas no Szk Adventure, e por mais incrédulos que o pessoal vai ficar lendo o tópico, é real, e eu fiz indo e voltando do Szk adventure.

A primeira coisa que eu fiz foi usar a calibragem mínima dos pneus ( que no caso dos Mud é 24 ), isso aumenta a área de contato do pneu e da mais estabilidade, sem falar que ele fica bem mais macio.

O Jimny tem um motor bem bravo e uma relação a altura, não importa o quanto critiquem os pequenos 85Hp, ele pode SIM e anda tranquilo na velocidade máxima da via.

A desvantagem dele é a retomada, mas não estamos falando de um carro esporte, é um Jipe, então a máxima do 0-100 em 15 minutos se aplica a nós. ( mas o Jimny faz isso mais rápido não se preocupe ).

Apesar da altura dele, ele é estranhamente estável nas curvas, eu fiz isso no trecho BH - SP - BH da Fernão Dias, então de curva eu entendo. Mas começe devagar, você tem que sentir o carro na curva e conhecer a curva é fundamental para conseguir fazer ela sem sustos, se você não conhece a estrada, não abuse, o Limite de velocidade é a referência segura da velocidade que você pode fazer a curva, e importante NÃO FREIE NA CURVA.

Nas curvas, ele tende a puxar um pouco a traseira, isso é normal se você faz as curvas acelerando por causa da tração traseira, o que eu recomendo, a tração vai te dar um pouco mais de controle. se você estiver num trecho de decidas, freie antes de entrar na curva. NÃO FREIE NA CURVA.

O segredo do Jimny é o Giro... ele se transforma acima dos 4000, então a faixa que você quer manter o motor para exigir o máximo dele é entre 3.5 e 5k, quando você vê aquela placa de "faixa adicional" pode jogar 4... pq a 5 não vai dar conta de manter a velocidade.

A aerodinâmica de TIJOLO, pode ser usada como vantagem. Muitos trechos você não precisa efetivamente usar os freios do carro, simplesmente parar de acelerar e o "freio aerodinâmico" vai diminuir sua velocidade.

Outra coisa muito importante de se ter em mente quando se dirige um Jipe ou qualquer carro na velocidade máxima da via é ANTECIPAÇÃO, é realmente importante que você esteja atento a estrada e ao que pode acontecer, estar sempre alerta além de manter o foco, te dá uma boa margem de frenagem que vai ajudar muito a performance quando você estiver bem treinado nesse quesito.

Eu sinto segurança no meu carro até 120km/h em 126km/h começo a sentir ele leve demais, a velocidade máxima que eu atingi com ele foi 136km/h mas começo a sentir muito os desníveis da pista e sentir falta de estabilidade.

Então resumindo:
- ATENÇÃO, dirija com MUITA segurança, o seu carro não é preparado para situações que exijam respostas rápidas a velocidades altas.

- Mantenha o Giro alto, entre 3.5 e 5k, vai te dar o melhor resultado, não tenha dó de baixar a marcha do carro.

- Antecipe as frenagens, e se puder acelere levemente nas curvas para sentir a tração empurrando, quando acostumar com a tração traseira, vai ficar muito prazeiroso fazer curvas.

- NUNCA FREIE NAS CURVAS, isso vale para qualquer carro, freiar na curva, exigem mais controle do carro, e é perigoso, as versões com ABS ajudam a esse tipo de situação, mas o ideal é freiar ANTES da curva, só freie em curvas em caso de emergência e esteja alerta para corrigir o jogo do carro.

- Acostume-se com o carro, e aprenda seus limites, e progrida devagar, não é por que a velocidade indicada é 100km/h que você vai se sentir confortável em fazer a curva nessa velocidade, sinta o carro.

- Respeite os outros, principalmente os caminhões. ( Dê passagem e facilite ultrapassagens )

E POR FAVOR, SEJAM PRUDENTES NO TRANSITO, SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!