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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Ed 4x4
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    Ajuda! RPM baixa quando esquenta!




    Olá pessoal!

    Quando ligo o meu carro pela primeira vez (portando frio) o giro do motor é alto, sendo 1600 rpm em P ou N e mais baixo em D ou R, em torno de 800 rpm. Acho que está normal. Porém com o aquecimento da temperatura do carro e/ou do tempo, depois que desligo e após um tempo, mas com o carro ainda quente, ao ligar ele falha e quando finalmente consigo faze-lo pegar desta vez o giro está baixo, ficando em 200 rpm no D ou R. Acho que tem a ver com a temperatura pois já aconteceu de não conseguir ligar mesmo depois do motor desligado por um bom tempo mas com o carro no sol. De manhã ou à noite nunca aconteceu. O que pode ser neste caso?

    carro: Sidekick automático 5p, 16v, 93/94.

  • #2
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    Ed,

    Pode ser o sensor de temperatura da injeção eletrônica. Quando o modulo acha que o motor esta mais quente do que realmente está manda menos combustível que o necessário.
    O sensor de temperatura fica ligado nesse plug verde da foto. Fica na carcaça da valvula termoestatica, no motor ode sai a mangueira superior do radiador.
    Ajuda! RPM baixa quando esquenta!-06062012251.jpg
    Solta esse plug e liga o carro normalmente, o módulo de injeção não vai "achar" o sensor e usar dados padrão. Se o problema for uma leitura errada do sensor ele não deve acontecer, mas o motor vai falhar em outras temperaturas. Se sem o sensor o carro não tiver nenhuma mudança, em nenhuma faixa de temperatura o problema também é o sensor que já estava "morto".
    Outra forma de descobrir o problema é fazer o procedimento de Check engine. Procurando pelo fórum tem descrições de como fazer.

    P.S.
    Caso precise trocar o sensor o codigo é 4027 da marca MTE Thomson. É o mesmo da Hilux e outros carros.

    Att,
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Rainer 89 Ver Post
    Ed,
    Ajuda! RPM baixa quando esquenta!-06062012251.jpg
    Aproveitando a conversa, qual a função deste outro sensor que aparece na foto logo acima do sensor verde (temperatura da i.e.)?
    Suzuki Sidekick 93 1.6 16V Automático, banco de couro.

  • #4
    Pode ser para o A/C, pode ser para o painel tb.
    Check engine acusa alguma coisa?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #5
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    Iuri,

    Esse sensor menor é um "cebolão" do eletro ventilador (ventoinha do A.C.). Quando a água do sistema de arrefecimento passa dos 110ºC ela liga. Se você soltar o fio desse sensor, com o carro ligado, a ventoinha liga.

    Att,
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Ed 4x4 Ver Post
    Olá pessoal!

    Quando ligo o meu carro pela primeira vez (portando frio) o giro do motor é alto, sendo 1600 rpm em P ou N e mais baixo em D ou R, em torno de 800 rpm. Acho que está normal. Porém com o aquecimento da temperatura do carro e/ou do tempo, depois que desligo e após um tempo, mas com o carro ainda quente, ao ligar ele falha e quando finalmente consigo faze-lo pegar desta vez o giro está baixo, ficando em 200 rpm no D ou R. Acho que tem a ver com a temperatura pois já aconteceu de não conseguir ligar mesmo depois do motor desligado por um bom tempo mas com o carro no sol. De manhã ou à noite nunca aconteceu. O que pode ser neste caso?

    carro: Sidekick automático 5p, 16v, 93/94.
    Ed, isso já acontece com o meu também. Na época a luz do check engine estava acessa. Fiz o teste (vc acha no fórum como fazer) e estava tudo ok (cod. 12), a luz precisava apenas de um reset pelo excesso de milhas (inverter uma chave branca abaixo do volante). Recentemente troquei cabos, velas, correias e tensionador e o sensor de temperatura do painel.

    Depois disso não me recordo de falhas, mas pode ser que eu não tenha ligado o carro com o motor quente novamente. Vou observar e se ocorrer novamente eu informo aqui.
    Suzuki Sidekick 93 1.6 16V Automático, banco de couro.

  • #7
    Usuário Avatar de Ed 4x4
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    Rainer 89 e Iuri Pereira:

    Obrigado pelas respostas e pelas dicas! Queria saber por onde começar...Se era parte elétrica...

    Rainer, vou verificar a sua dica do sensor e fazer o teste.

    Iuri, nos próximos dias pretendo fazer uma revisão elétrica, as velas já comprei, estou procurando os cabos.

    Acho que o meu carro não tem o tal do Check Engine... Procurei e não achei...Não acende a tal luz quando ligo o carro e ele apresenta uma corrosão com reparos no local da bateria. Acho que ele teve um problema sério com a bateria, vazamento ou explosão que danificou esta parte.

  • #8
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    Ed,

    A luz do check Engine fica no canto superior esquerdo do painel. Deveria acender quando o carro é ligado.
    É bom verificar se ela não esta queimada ou foi retirada.
    Essa corrosão é nos bornes da bateria?

    Att,
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #9
    O meu samuca acendeu a luz do chek engine ontem do nada...fiz o teste e deu 13, sonda lambda.
    Testei no multimetro e ela tava pifada.
    Comprei uma do corsinha 94 1.0, paguei 40 reais da MTE.
    Coloquei ela, resetei a central tirando o cabo da bateria. liguei e pronto. Tudo normal de novo.
    Testei de novo e deu sinal 12, ou seja, tudo ok.

    Qdo o meu deu de ficar com lenta baixa e tava tudo ok, regulei o parafuso do acelerador e agora ele fica me 900rpm quando quente.
    DEpois que eu troquei o cabo do acelerador que ela mudou de boa pra ruim.

    Agora ta tudo ok.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

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