
Postado originalmente por
m_bispo
Olá Allan, Grande abraço Chuva!
aconteceu comigo a mesma coisa.
Antes de levar à algum "especialista em AC", verifique se com o carro parado e sem ligar o AC, a ventoinha da frente gira só com a força do vento da ventoinha do motor. Acelerar para gerar mais vento.
Pela descrição, é problema de arrefecimento da colmeia do AC, que fica na frente do radiador e há grande chance de ser com a ventoinha, que pode estar queimado ou com desgaste das escovas e o mesmo acionava de forma irregular.
Nos 2 casos, um bom eletricista faz a troca sem problemas, inclusive pode-se adaptar outro motor, pois uma ventoinha dessas é muito cara.
Quando o carro andava, o AC funcionava direito, mas se pegasse um engarrafamento, meu amigo, a coisa ficava feia. E com o calor de Belém, piorava.
Levei numa firma "especializada" em AC e a mesma disse que não mexia pq era coisa de eletricista e mesmo que fosse mexer para tirar a ventoinha tinha que afastar o radiador, retirar o gás e se bobear rezar para não furar o condensador, tudo pq tinha um ferro embaixo que impedia do ventilador sair.
Fui num "eletricista" e o mesmo não mexia, pois era coisa de AC.
Fiquei p. da vida e chegando em casa, verifiquei que são 4 porcas que prendem a ventoinha. Desmontei a mesma em menos de 5 min!
O tal ferro é um que prende o parachoque embaixo e após um leve amasso foi fácil retirar.
Olhando pela grade de acabamento, vê-se as 4 porcas e com uma chave L soltam-se as 4, amassando-se o ferro embaixo e retirando-se a ventoinha. Se quiser facilitar, pode retirar esta grade de acabamento.
A ventoinha tem dois lados: o da hélice, que fica em contato com o condensador e a parte que fica pra frente, com uma tampa de ferro com presilhas laterais dobráveis.
Após retirar a ventoinha deve-se soltar 3 parafusos pelo lado da hélice.
Após isso, dobra-se para fora as presilhas da tampa de ferro, utilizando-se uma chave philips.
Retira-se esta tampa de ferro e terá acesso ao suporte das escovas do motor.
Verificar o estado delas e trocar se for necessário, comprando as mesmas em loja de material eletrico.
É interessante que seja feita uma limpeza do pó que se acumula e lubrificação com limpa contatos.
Quem quiser, pode levar a ventoinha em um eletricista que ele faz esse serviço bem rápido.
Aproveitem para verificar a espuma na volta da ventoinha. Colar ou substituir.
Depois voce mesmo monta no sentido inverso.
Minha ventoinha está poderosa agora.
Não tirei fotos, mas acho que assim que o pessoal olhar a venoinha no carro verão que não tem mistério.
Detalhe: o eletricista cobrou 30,00 reais para limpar e trocar as escovas, que ele forneceu. Como acompanhei todo o serviço, hoje eu sei trocar em casa mesmo.
Dê uma olhada no link abaixo, que tem muita coisa interessante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1882586
Boa sorte.