Postado originalmente por
mas.marco
Pessoal,
Já li bastante sobre as 'receitas de bolo' dos lifts aqui apresentados porém, restam algumas dúvidas.
Pra não me alongar, vou direto ao ponto, sem levantar questionamentos do que li em outros tópicos. Antes, à nível de conhecimento:
Observações sobre amortecedores atuais:
- O Vitara V6 97 está com amortecedores dianteiros Monroe (44465 e 44466) e traseiros Monroe 27333
- Nitidamente o carro parece estar mais alto
Observações sobre molas atuais:
- Não sei se são originais. Há como saber?
- Notei que, ao levantar o carro no elevador, as molas traseiras ficam soltas. Notei também que não há calços (nem para assentar as molas, nem para suspensão). Está faltando algo?
- Parece que, em trepidações, os barulhos vêm da suspensão traseira. Seriam as molas soltas, sambando, causadoras dos barulhos?
Observações gerais:
- Parece que a suspensão geral está firme (dianteira e traseira) porém, o barulho de coisa batendo passou a incomodar.
- Tenho duas opções de acordo com a ajuda do pessoal: arranco tudo e deixo 100% original OU faço o lift. Dependerá das respostas.
- Pneus 235 na traseira e 215 na dianteira (já peguei assim e só nivelarei com os 225 após definir a suspensão).
- Pneus não raspam em nada.
- O Vitara está à venda mas é provável que eu fique com ele pois já me estabilizei e tô criando uma relação simpática com o bichinho. Não há nada mais saboroso do que um motor DECENTE no Vitara.
DÚVIDAS ESPECÍFICAS
SUSPENSÃO TRASEIRA
1) Substituir os amortecedores por COFAP Turbo Gás GBL 1024 - OK
2) Substituir as molas por molas código ECHE 07 - Ok
- É necessário calço na mola (já vi que sim e que não)? Se sim, qual medida? Embaixo? Em cima? Embaixo e em cima?
- Batente?
- Alguma adaptação (já vi que sim e que não)?
SUSPENSÃO DIANTEIRA
3) É obrigatório o uso de calço? Se sim, qual medida para nivelar com a traseira, respeitando as opções acima (com ou sem calço na traseira)? Pra ficar claro: Tem calço na traseira então usar X na dianteira; Não te calço na traseira então usar Y na dianteira
- É necessário, respeitando as opções acima, fazer a cambagem?
- É necessário, respeitando as opções acima, mexer em algo além do que está relatado?
Bem, é isso.
Como eu disse, não entrarei nos detalhes em relação aos outros tópicos sobre o assunto. NÃO abordam as minhas dúvidas pois começam de um jeito e terminam de outro por N razões que não me cabem julgar. Li, reli e aproveitei o que me fora útil.
A quem puder, manter-se neste tópico, ajudando de forma clara e ao que se propõe, ficam meus agradecimentos antecipados. Realmente percorrei outros tópicos mas, sem alternativa, postei aqui minhas dúvidas.
Abraços!