x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22

Lift Vitara V6 - Dúvidas [ainda]

Pessoal,

Já li bastante sobre as 'receitas de bolo' dos lifts aqui apresentados porém, restam algumas dúvidas.
    Pra não me alongar, vou direto ao ponto, sem levantar questionamentos do que li em outros tópicos. Antes, à nível de conhecimento:

Observações sobre amortecedores atuais:
    - O Vitara V6 97 está com amortecedores dianteiros Monroe (44465 e 44466) e traseiros Monroe 27333
    - Nitidamente o carro parece estar mais alto

Observações sobre molas atuais:
    - Não sei se são originais. Há como saber?
    - Notei que, ao levantar o carro no elevador, as molas traseiras ficam soltas. Notei também que não há calços (nem para assentar as molas, nem para suspensão). Está faltando algo?
    - Parece que, em trepidações, os barulhos vêm da suspensão traseira. Seriam as molas soltas, sambando, causadoras dos barulhos?

Observações gerais:
    - Parece que a suspensão geral está firme (dianteira e traseira) porém, o barulho de coisa batendo passou a incomodar.
    - Tenho duas opções de acordo com a ajuda do pessoal: arranco tudo e deixo 100% original OU faço o lift. Dependerá das respostas.
    - Pneus 235 na traseira e 215 na dianteira (já peguei assim e só nivelarei com os 225 após definir a suspensão).
    - Pneus não raspam em nada.
    - O Vitara está à venda mas é provável que eu fique com ele pois já me estabilizei e tô criando uma relação simpática com o bichinho. Não há nada mais saboroso do que um motor DECENTE no Vitara.

DÚVIDAS ESPECÍFICAS

SUSPENSÃO TRA
    SEIRA
    1) Substituir os amortecedores por COFAP Turbo Gás GBL 1024 - OK
    2) Substituir as molas por molas código ECHE 07 - Ok
    - É necessário calço na mola (já vi que sim e que não)? Se sim, qual medida? Embaixo? Em cima? Embaixo e em cima?
    - Batente?
    - Alguma adaptação (já vi que sim e que não)?

SUSPENSÃO DIANTEIRA
    3) É obrigatório o uso de calço? Se sim, qual medida para nivelar com a traseira, respeitando as opções acima (com ou sem calço na traseira)? Pra ficar claro: Tem calço na traseira então usar X na dianteira; Não te calço na traseira então usar Y na dianteira
    - É necessário, respeitando as opções acima, fazer a cambagem?
    - É necessário, respeitando as opções acima, mexer em algo além do que está relatado?

Bem, é isso.
    Como eu disse, não entrarei nos detalhes em relação aos outros tópicos sobre o assunto. NÃO abordam as minhas dúvidas pois começam de um jeito e terminam de outro por N razões que não me cabem julgar. Li, reli e aproveitei o que me fora útil.

A quem puder, manter-se neste tópico, ajudando de forma clara e ao que se propõe, ficam meus agradecimentos antecipados. Realmente percorrei outros tópicos mas, sem alternativa, postei aqui minhas dúvidas.

Abraços!

Alguém com uma lanterna pra alumiar?

Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 0
    Marco suas perguntas são bem especificas...

Eu considero q o ideal é sempre deixar as molas originais e se quiser levantar o carro colocar calços de mola e amortecedor dianteiro e substituir o traseiro por um modelo mais firme e maior curso (da suprema por exemplo). É a adaptação mais simples e corriqueira de suspensão, já foi testada em centenas de vitaras. Até onde eu sei a suspensão do V6 é a mesma do 1.6 então as molas e o kit para lift são os mesmos, não sei se o amortecedor dianteiro é igual, mas acho q é.
    Se vc acha q o carro está mais alto da um verificada se ta com calço nas molas. O meu quando comprei tinha um calço de um pouco menos de 1" só na traseira. Se não tiver calço procura na internet fotos de molas originais de vitara e compara com as suas pra ver se são as originais. Se forem de outro carro eu trocaria e colocaria as originais.

P.S.
    Não é uma boa usar a tração do carro com medidas diferentes de pneu na dianteira e traseira, pois o vitara não tem diferencial central e o a diferença de medida pode forçar a caixa de redução.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
    Boa sorte!
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

Fala Rainer, valeu pelas informações!

Essa receita 'de bolo' eu já tô ligado. E existem itens aí dentro que não ficaram claro, como eu expliquei (nas dúvidas) pois cada um seguiu outras adaptações e é igual a história do AP no Samurai. É receita de bolo mas não há UMA SEQUER exposta do início ao fim. Sabe pq? Pq no meio do caminho muita coisa foi mudada. Normal... o 'feio' da história é que ninguém volta pra contar e detalhar cada processo. Aí fica uma sopa de receita de bolo, com N ingredientes e N formas de fazer porém, nenhuma com o be-a-bá.

A suspensão do V6 não é a mesma do Sidekick.
    Os amortecedores dianteiros também são diferentes.

Ainda de acordo com o que relatei, não há calços nas molas do meu Vitara. O lift existente (já que nitidamente a suspensão, comparada a um original, está elevada) provavelmente está só nas molas e nos amortecedores - que relatei quais modelos.

Eu teria que, de cara, comprar as molas originais - já que não sei de qual carro é a atual PORÉM não é isso que pretendo de imediato. E sim, trabalhar com o conjunto OPALA/OMEGA na traseira. Só que pra isso, tenho as dúvidas relatadas no início do tópico.

Sobre a tração (diferente medidas de pneus), estou ciente e, de acordo com o peso final de cada pneu e suas medidas, tenho certeza de que não força absolutamente nada. Tem gente aí usando pneus monstruosos com a relação original, homocinética original... etc. A diferença de tamanho é mínima e o peso, idem. Mas agradeço também por essa dica.

Enfim, o lance é aparecer alguém que melhore essa 'receita de bolo'.
    De imediato, vou revestir as molas traseiras com uma borracha (pra sanar o barulho) e colocar um calço de medida exata, a modo de fixar as molas no local. Evitando, assim, de ficarem soltas, na hora de colocar o carro no elevador.

Por enquanto, é isso.

Bem,

Comprados amortecedores + molas traseiras. Se houver necessidade de algum outro item para essa etapa, solucionarei na hora.
    Pra parte dianteira, vou resolver depois de mudar a traseira e testar os amortecedores dianteiros.

A) Se a traseira ficar (muito) mais alta: Cortar alguns elos OU colocar calços de 1,5" na frente.
    B) Se a traseira ficar numa altura boa: Deixar a frente como está (apenas testar os amortecedores).

Mais uma vez, necessitando de cambagem, coifas, etc... volto aqui pra relatar.

Usuário Avatar de Alex Style
    Entrada
    10/03/2010
    Local
    RJ/RJ
    Mas.Marco. Onde comprou esse amortecedor e mola? Foi no Rio? Não encontro em lugar nenhum , só encontro os bl 1024 a óleo. Se puder me ajudar agradeço. Esse motor deve ser mto bom mesmo, já pensei em comprar uma gv 6cc tb! Desde já agradeço.
    Grand Vitara 99 3p, lift 2", Proteções, rodas scorro s-150 com 235/75/15 com BF All Terrain!

Salve Alex!

Após peregrinação e uma espera de 3 semanas, chegou na Nafil (NAFIL Auto-Peças).

Tem os GBL e os BL.
    Vai na fé!

Abração.

Usuário Avatar de Alex Style
    Entrada
    10/03/2010
    Local
    RJ/RJ
    Blz, eu sempre vejo lá mais nunca tem. Vou ver agora! Obrigado e abraço.
    Grand Vitara 99 3p, lift 2", Proteções, rodas scorro s-150 com 235/75/15 com BF All Terrain!

Alex,

Mesmo constando como 'disponível' fui informado, somente hoje, de que não havia em estoque.

Após soltar os pitbulls, ficaram de estornar o valor (mas recusaram-se a informar o prazo). Vou aguardar 48hrs.

Ou seja, 'projeto' de suspensão PARALISADO.

Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 21
    Os amortecedores que vc está usando são do Grand Vitara. O fato de as molas estarem sambando indica que os amortecedores são maiores, o que faz sentido, pois acho que os amortecedores do GV são mesmo maiores. Sugiro que vc ligue para o Edvaldo da Suzucar ou para o Josemar da alternativa 4x4 para conferir. Como sugestão adicional, vc poderia usar as molas com 1 polegada a mais que a Alternativa está vendendo. Acho que com isso vc consegue manter os pneus 235/75.
    Acho que o seu problema são advém dos calços das molas, mas se vc quiser experimentar, use o calço de mola do Opala, aquele em formato de meio carretel, na parte superior (v. no site da Nafil). Verifique tb se a mola "casa" com o alojamento (veja aquelas fotos que postei no "Mais um Tracker para Trilhas"). Se não casarem, as molas não são originais.
    Veja e me diga depois.
    Abs,
    LFC

Usuário Avatar de manodecarvalho
    Entrada
    03/03/2008
    Local
    João Pessoa/PB
    Ola amigos, tenho mum VITARA 97-98 e as buchas do Link estâo estragadas, encontri as do Traker bem mais baratas que as da Suzucar só não sei as medidas se são iguais, alguem pode me ajudar? Grato a todos.

Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Pessoal,

Já li bastante sobre as 'receitas de bolo' dos lifts aqui apresentados porém, restam algumas dúvidas.
    Pra não me alongar, vou direto ao ponto, sem levantar questionamentos do que li em outros tópicos. Antes, à nível de conhecimento:

Observações sobre amortecedores atuais:
    - O Vitara V6 97 está com amortecedores dianteiros Monroe (44465 e 44466) e traseiros Monroe 27333
    - Nitidamente o carro parece estar mais alto

Observações sobre molas atuais:
    - Não sei se são originais. Há como saber?
    - Notei que, ao levantar o carro no elevador, as molas traseiras ficam soltas. Notei também que não há calços (nem para assentar as molas, nem para suspensão). Está faltando algo?
    - Parece que, em trepidações, os barulhos vêm da suspensão traseira. Seriam as molas soltas, sambando, causadoras dos barulhos?

Observações gerais:
    - Parece que a suspensão geral está firme (dianteira e traseira) porém, o barulho de coisa batendo passou a incomodar.
    - Tenho duas opções de acordo com a ajuda do pessoal: arranco tudo e deixo 100% original OU faço o lift. Dependerá das respostas.
    - Pneus 235 na traseira e 215 na dianteira (já peguei assim e só nivelarei com os 225 após definir a suspensão).
    - Pneus não raspam em nada.
    - O Vitara está à venda mas é provável que eu fique com ele pois já me estabilizei e tô criando uma relação simpática com o bichinho. Não há nada mais saboroso do que um motor DECENTE no Vitara.

DÚVIDAS ESPECÍFICAS

SUSPENSÃO TRA
    SEIRA
    1) Substituir os amortecedores por COFAP Turbo Gás GBL 1024 - OK
    2) Substituir as molas por molas código ECHE 07 - Ok
    - É necessário calço na mola (já vi que sim e que não)? Se sim, qual medida? Embaixo? Em cima? Embaixo e em cima?
    - Batente?
    - Alguma adaptação (já vi que sim e que não)?

SUSPENSÃO DIANTEIRA
    3) É obrigatório o uso de calço? Se sim, qual medida para nivelar com a traseira, respeitando as opções acima (com ou sem calço na traseira)? Pra ficar claro: Tem calço na traseira então usar X na dianteira; Não te calço na traseira então usar Y na dianteira
    - É necessário, respeitando as opções acima, fazer a cambagem?
    - É necessário, respeitando as opções acima, mexer em algo além do que está relatado?

Bem, é isso.
    Como eu disse, não entrarei nos detalhes em relação aos outros tópicos sobre o assunto. NÃO abordam as minhas dúvidas pois começam de um jeito e terminam de outro por N razões que não me cabem julgar. Li, reli e aproveitei o que me fora útil.

A quem puder, manter-se neste tópico, ajudando de forma clara e ao que se propõe, ficam meus agradecimentos antecipados. Realmente percorrei outros tópicos mas, sem alternativa, postei aqui minhas dúvidas.

Abraços!

Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Os amortecedores que vc está usando são do Grand Vitara. O fato de as molas estarem sambando indica que os amortecedores são maiores, o que faz sentido, pois acho que os amortecedores do GV são mesmo maiores. Sugiro que vc ligue para o Edvaldo da Suzucar ou para o Josemar da alternativa 4x4 para conferir. Como sugestão adicional, vc poderia usar as molas com 1 polegada a mais que a Alternativa está vendendo. Acho que com isso vc consegue manter os pneus 235/75.
    Acho que o seu problema são advém dos calços das molas, mas se vc quiser experimentar, use o calço de mola do Opala, aquele em formato de meio carretel, na parte superior (v. no site da Nafil). Verifique tb se a mola "casa" com o alojamento (veja aquelas fotos que postei no "Mais um Tracker para Trilhas"). Se não casarem, as molas não são originais.
    Veja e me diga depois.
    Abs,
    LFC
    Opa irmão...
    Então, já tinha trocado uns emails com o Edvaldo.
    As molas casam sim com os alojamentos. Elas estão sambando pois o calço que existia ali (pequeno, de borracha) foi pro céu. Há vestígios dessa borracha pois está agarrada (aos trapos) no alojamento. Eu comprei 2 calços de mola do opala (na época, junto com os amortecedores e molas na Nafil) porém, com o comunicado de não existir as peças em estoque (após ter pago) eu solicitei o reembolso integral. Nesse tempo, circulei aqui a região atrás de novos calços de borracha, apenas para segurar a mola no lugar e ver o comportamento porém, não achei NENHUM até o momento. É meio ridículo comprar um par desses na Nafil e pagar o triplo do valor com o frete. Por essa razão, tô procurando nas lojas aqui.

Além disso, não tenho certeza de que estes calços do Opala casarão nessas molas. Vai que eu compro e não dá certo... Por isso, queria ver algo aqui, 'fisicamente', entende?

Sempre agradecido.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Samurai 97 helicoidal.... ainda com dúvidas
      Por SUZUTCHÊ no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/10/2010, 18:45
    2. Respostas: 4
      Última resposta: 24/03/2009, 05:56
    3. Dúvidas Samurai (roda e hi-lift)
      Por rija no fórum Suzuki
      Respostas: 25
      Última resposta: 07/02/2007, 20:13
    4. Vedação da parte elétrica, ainda tenho duvidas!!!
      Por Luca Remy no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0
      Última resposta: 30/06/2006, 00:55

Permissões de Postagem