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  • #1
    Usuário Avatar de Roberto Alves Filho
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    Citação Postado originalmente por BIRO188 Ver Post
    Roberto,

    E como ficou o consumo?

    Hoje o meu na cidade faz no maximo 9..... e na estrada 8.... devido ao altissimo giro pra se manter 120km/h

    Cara, vi que voce esta seguindo o mesmo caminho que eu pretendo em relação a motor, e preparação, podemos conersar melhor por email? Tentei te mandar msg no privado mas nao foi. se puder me mande email bruno.cipullo@gmail.com

    abraços

    Bruno

    O consumo ficou de 07 a 09 na cidade dependendo do pé, na estrada não sei mas bera uns 12 facil. Mas acho que vale a pena o chip agora estou colocando o filtro de ar da KN e quero ainda mexer na curva de escapamento.

    Em relação a custo acredito que vai sair no total de 1.500,00 mas não perco a garantia meu carro ele é 2013 está com 2.000km ainda.

    Outra opção a mais é colocar X CRAWLER 2.65 27 ESTRIAS PARA JIMNY - R$ 1.265,00 na http://www.sobperformance.com.br
    ai fecharia no resultado esperado

    Se tiver alguma duvida me pergunte
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  • #2
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    Roberto, não sei se você já o fez, mas seria interessante colocar o Jimny em um dinamômetro de confiança.
    Até mesmo pra ver se ficou alguma faixa de rotação com mistura muito pobre ou muito rica, sendo ambas muito ruins para a vida útil do motor. Pode até furar cabeça do pistão. A sonda lambda não consegue corrigir se o mapa ficar errado, faz apenas o ajuste fino na mistura. Aliás, a maioria dos sensores é apenas ajuste fino.

    O que geralmente é feito, neste "chipar" é alteração do mapa da injeção. Não é muito comum alterar o mapa de ignição.
    Este mapa é tipo uma matriz: eixo rotação x eixo posição acelerador (borboleta). Cada célula da matriz é parametrizável, e geralmente o parâmetro é quantidade de combustível.
    Ex.: Se você está a 2000 rpm na descida, injeta x de combustível. Se você está nos mesmos 2000 rpm na subida, injeta x+y combustível. Para manter 2000 rpm na subida e na descida, a posição do acelerador vai ser diferente, endereçando células diferentes no mapa de injeção.
    Geralmente o pessoal altera estes valores X e Y das células do mapa para mais.

    Tem muito ajuste que melhora o carro em determinada faixa de rotação, mas piora em outra faixa.
    No dinamômetro dá pra ver melhor a curva de torque, potência e o sinal da mistura (sonda lambda) em todas as faixas.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por #Ricardo Ver Post
    Roberto, não sei se você já o fez, mas seria interessante colocar o Jimny em um dinamômetro de confiança.
    Até mesmo pra ver se ficou alguma faixa de rotação com mistura muito pobre ou muito rica, sendo ambas muito ruins para a vida útil do motor. Pode até furar cabeça do pistão. A sonda lambda não consegue corrigir se o mapa ficar errado, faz apenas o ajuste fino na mistura. Aliás, a maioria dos sensores é apenas ajuste fino.

    O que geralmente é feito, neste "chipar" é alteração do mapa da injeção. Não é muito comum alterar o mapa de ignição.
    Este mapa é tipo uma matriz: eixo rotação x eixo posição acelerador (borboleta). Cada célula da matriz é parametrizável, e geralmente o parâmetro é quantidade de combustível.
    Ex.: Se você está a 2000 rpm na descida, injeta x de combustível. Se você está nos mesmos 2000 rpm na subida, injeta x+y combustível. Para manter 2000 rpm na subida e na descida, a posição do acelerador vai ser diferente, endereçando células diferentes no mapa de injeção.
    Geralmente o pessoal altera estes valores X e Y das células do mapa para mais.

    Tem muito ajuste que melhora o carro em determinada faixa de rotação, mas piora em outra faixa.
    No dinamômetro dá pra ver melhor a curva de torque, potência e o sinal da mistura (sonda lambda) em todas as faixas.
    Olá pessoal;

    Eu cogitei dar uma chipada, e andei dando uma pesquisada pelo Google e tal.
    Depois consultei um camarada que faz isso aqui em SSA, tendo ele me cobrado 1200 Dilmas pelo serviço, que seria mudar o "sófiti" (sic). Caí fora!
    Os parâmetros são muitos e têm que ser respeitados, é verdade, mas se bem feito, deve valer a pena. Do contrário, deixa como tá!

    Abs;
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - EASY TRACTION 4X4 - 2012.

  • #4
    Usuário Avatar de Roberto Alves Filho
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    Citação Postado originalmente por #Ricardo Ver Post
    Roberto, não sei se você já o fez, mas seria interessante colocar o Jimny em um dinamômetro de confiança.
    Até mesmo pra ver se ficou alguma faixa de rotação com mistura muito pobre ou muito rica, sendo ambas muito ruins para a vida útil do motor. Pode até furar cabeça do pistão. A sonda lambda não consegue corrigir se o mapa ficar errado, faz apenas o ajuste fino na mistura. Aliás, a maioria dos sensores é apenas ajuste fino.

    O que geralmente é feito, neste "chipar" é alteração do mapa da injeção. Não é muito comum alterar o mapa de ignição.
    Este mapa é tipo uma matriz: eixo rotação x eixo posição acelerador (borboleta). Cada célula da matriz é parametrizável, e geralmente o parâmetro é quantidade de combustível.
    Ex.: Se você está a 2000 rpm na descida, injeta x de combustível. Se você está nos mesmos 2000 rpm na subida, injeta x+y combustível. Para manter 2000 rpm na subida e na descida, a posição do acelerador vai ser diferente, endereçando células diferentes no mapa de injeção.
    Geralmente o pessoal altera estes valores X e Y das células do mapa para mais.

    Tem muito ajuste que melhora o carro em determinada faixa de rotação, mas piora em outra faixa.
    No dinamômetro dá pra ver melhor a curva de torque, potência e o sinal da mistura (sonda lambda) em todas as faixas.

    Ricardo vc conhece algum dinamometro aqui em SP depois disso quero levar o carro
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Roberto Alves Filho Ver Post
    Ricardo vc conhece algum dinamometro aqui em SP depois disso quero levar o carro
    Oi Roberto...nao conheco nada em SP.
    A dica do Julio parece ser boa.
    Pelo que vc comentou, acho (chute) que o cara trocou o mapa da injecao inteiro.
    Veja se ele salvou o ANTES (original) ou qual o procedimento para voltar os parametros de fabrica, se precisar.
    Apos passar no dyno, voce escolhe:
    - manter como esta
    - tentar melhorar no dyno
    - ou voltar ao original.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por #Ricardo Ver Post
    Oi Roberto...nao conheco nada em SP.
    A dica do Julio parece ser boa.
    Pelo que vc comentou, acho (chute) que o cara trocou o mapa da injecao inteiro.
    Veja se ele salvou o ANTES (original) ou qual o procedimento para voltar os parametros de fabrica, se precisar.
    Apos passar no dyno, voce escolhe:
    - manter como esta
    - tentar melhorar no dyno
    - ou voltar ao original.
    Ricardo

    Ele salvou a configuração original e se precisar voltar ele não cobra
    Pelo que eu entendi ele (Empresa situada na Inglaterra) refez inteira com mais torque
    Eu achei um dyno proximo de casa vou levar lá no sábado após posto o resultado aqui
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  • #7
    Usuário Avatar de Roberto Alves Filho
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    Citação Postado originalmente por #Ricardo Ver Post
    Roberto, não sei se você já o fez, mas seria interessante colocar o Jimny em um dinamômetro de confiança.
    Até mesmo pra ver se ficou alguma faixa de rotação com mistura muito pobre ou muito rica, sendo ambas muito ruins para a vida útil do motor. Pode até furar cabeça do pistão. A sonda lambda não consegue corrigir se o mapa ficar errado, faz apenas o ajuste fino na mistura. Aliás, a maioria dos sensores é apenas ajuste fino.


    O que geralmente é feito, neste "chipar" é alteração do mapa da injeção. Não é muito comum alterar o mapa de ignição.
    Este mapa é tipo uma matriz: eixo rotação x eixo posição acelerador (borboleta). Cada célula da matriz é parametrizável, e geralmente o parâmetro é quantidade de combustível.
    Ex.: Se você está a 2000 rpm na descida, injeta x de combustível. Se você está nos mesmos 2000 rpm na subida, injeta x+y combustível. Para manter 2000 rpm na subida e na descida, a posição do acelerador vai ser diferente, endereçando células diferentes no mapa de injeção.
    Geralmente o pessoal altera estes valores X e Y das células do mapa para mais.

    Tem muito ajuste que melhora o carro em determinada faixa de rotação, mas piora em outra faixa.
    No dinamômetro dá pra ver melhor a curva de torque, potência e o sinal da mistura (sonda lambda) em todas as faixas.
    Ricardo

    Fiz o dinamometro e já tinha trocado o filtro de ar, o Jimny alcançou 98 cavalos, diz o cara que com o tempo ele bate 100 cv sim o motor ainda está amaciando ele só tem 3.600 km no total
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  • #8
    Usuário Avatar de marbovo
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    Citação Postado originalmente por Roberto Alves Filho Ver Post
    Ricardo

    Fiz o dinamometro e já tinha trocado o filtro de ar, o Jimny alcançou 98 cavalos, diz o cara que com o tempo ele bate 100 cv sim o motor ainda está amaciando ele só tem 3.600 km no total
    Show hein, deu quase 15cv a mais, acho que vou ver se faço isso um dia

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Roberto Alves Filho Ver Post
    Ricardo

    Fiz o dinamometro e já tinha trocado o filtro de ar, o Jimny alcançou 98 cavalos, diz o cara que com o tempo ele bate 100 cv sim o motor ainda está amaciando ele só tem 3.600 km no total
    Show Roberto! Pessoal fez um belo trabalho no seu carro (ganho de 15%).
    Será que o Jimny vem com alguma limitação de fábrica?
    Se você tiver as curvas do dyno, veja se o sinal da sonda lambda se mantém constante em todas as faixas de rotação. Variação deve ser pequena e geralmente é causada por alguma turbulência (nas variações de aceleração durante o teste).
    Se der, posta pra gente aqui...
    Abs.

  • #10
    Usuário Avatar de Roberto Alves Filho
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    Não está constante não isso o cara me disse tambem pode ser limitação de fabrica
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  • #11
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    Trilha da Taboquinha

    Melhor foto do seu Jimny-vlcsnap-2013-10-02-15h33m20s0.jpg
    Jimny 4sport Bumblebee - mud 215/75r15

  • #12
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    Em SP tem o dinamômetro da tecnobox (.:::: Tecnobox ::::.), muito bem conceituada. Vou mandar meu outro carro aqui de Recife - PE pra lá para preparar, daí você já tira uma idéia da competência rs

    Sinceramente não há ganhos efetivos no motor minúsculo do jimny sem uma preparação turbo/supercharger. Sem isso haveria ganhos efetivos de no máximo uns 6 a 8 hp em condições ideiais (escapamento menos restritivo, coletor, retrabalho no cabeçote, filtro K&N, acerto etc)... Resumindo: Não vale a pena.
    Tem muito esperto que vende "acertos", "chips" e afins que diz conceder ganhos de mais de 10%. Isso no caso do jimny beira o impossível. Mesmo colocando um piggyback é MUITO improvável chegar aos 10%, imagina então 15hp?

    E no caso do filtro K&N o ganho no jimny seria irrisório, também só se mostraria presente ( ganho de 5~ hp) em carros turbo ou de motores maiores, tendo como efeito o som mais forte do motor aspirando o ar e o fato de nunca precisar trocar o filtro, apenas limpar e "recarregar" ele com um kit específico.
    É MUITO mais fácil e recompensador fazer uma preparação num carro turbo original do que em um naturalmente aspirado (vide os "chips" para carros turbo... ganhos de mais de 30hp por causa do acerto na mistura, no ponto e na pressão da turbina).
    4X4 Brasil
    Jimny 4All 2012 - Pneus Kumho Road Venture 215/75

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