
Postado originalmente por
RicFranco
Pessoal, gostaria de compartilhar minha experiência e assim talvez ajudar quem está enfrentando o mesmo problema.
Acabei de comprar um Jimny 4Sport 16/17. Antes de sair da concessionária, o vendedor informou que o mecânico já havia feito o procedimento de colocação de calços na suspenção dianteira (de acordo o boletim da fábrica) e balanceado das rodas dianteiras, visando eliminar o "shimming", pois afirmou que é um problema que muitos Jimny apresentam. Ao pegar a primeira avenida, quando atingi entre 70 e 80 km/h, o volante começou a mexer de um lado para o outro, exatamente como citado por várias pessoas aqui no fórum. Não conformado com essa situação em um veículo zero km, nem voltei na concessionária para reclamar (pois seria o mesmo mecânico que iria mexer) e fui no meu mecânico de confiança para checar o balanceamento e... bingo! As rodas dianteiras (as que haviam sido rebalanceadas na concessionária), estavam com pesos em quase todo o perímetro delas (nunca havia visto algo igual), mostrando que a pessoa ou não sabe fazer balanceamento ou a máquina estava descalibrada, gerando informações falsas e confundindo o mecânico. Colocamos na máquina de coluna sabidamente calibrada e em perfeito estado de funcionamento (sem retirar os pesos que haviam sido colocados na concessionária) e verificamos um desbalanceamento de 40g no lado de fora da roda e 15g no lado de dentro, ou seja, muito desbalanceado. Verificamos também as rodas traseiras (com balanceamento original de fábrica) e as duas também estavam desbalanceadas, um pouco menos do que as dianteiras, mas suficientes para causar vibração perceptível pelo motorista. Feito o balanceamento das 4 rodas (zerado no display da máquina), ficou absolutamente sem vibração, em qualquer faixa de velocidade, perfeito mesmo.
Diante disso, concluo que o balanceamento errado, gerado pela falta de conhecimento e experiência do mecânico e/ou equipamento descalibrado é o que está causando o shimming nos Jimny. Claro que há outros fatores que podem gerar shimming também (desgaste de peças da suspenção, folga excessiva na caixa de direção, barro acumulado na parte de dentro da roda, pneu deformado, roda empenada, etc), mas creio que o balanceamento é maior causa. Mas porque tantos casos no Jimny? Simples, por ser um carro leve e com eixos rígidos na dianteira e traseira, o balanceamento precisa ser perfeito, muitas vezes fazendo o ajuste fino (menor que 5g) para que elimine completamente a vibração no veículo, principalmente no volante. Já tive outros carros pequenos e leves, tais como o Smart e o Suzuki Swift (modelo antigo) que também requeriam um balanceamento perfeito para que não houvesse vibração.
Portanto, minha sugestão é procurar um mecânico que realmente saiba fazer balanceamento, além é claro de utilizar uma máquina calibrada e em perfeito funcionamento. Normalmente as grandes lojas de pneus já tem a disciplina de calibrar semanalmente (ou mais, dependo do volume de utilização) essas máquinas. Balanceamento é uma ciência exata e portanto não há como não ficar perfeito, a não ser por pura falta de conhecimento do usuário e falta de manutenção da máquina. Infelizmente poucas oficinas possuem máquinas com manutenção adequada e profissionais realmente qualificados para executar esse serviço. Já vi muitas vezes mecânicos zerarem o balanceamento no display da máquina, mas continuava a vibração no veículo e quando pedi para verificar os parâmetros inseridos para realizar o serviço, percebi que estavam incorretos (tala e diâmetro da roda, largura e altura de pneu), o que gera cálculos errados resultando informações errôneas de quantidade e posicionamento de pesos na roda. Parece básico isso, mas muitos cometem esse erro.
Desculpem o texto longo, mas espero que possa ter ajudado quem está com o mesmo problema. Não desanimem, pois o carro é confiável e robusto, além de muito divertido.
Bons passeios!