Fala Galera!!
Pergunta de iniciante: Porque quando passo por desniveis, degraus ou imperfeições na pista - sempre bem devagar sinto que o carro "rebola" de um lado para o outro até se estabilizar?
Falei com um mecânico que me disse que já andou em outros que fazem a mesma coisa.
É caracteristica da suspensão?
Andando rápido não se sente isso - até porque se fizesse o cara ia parar no mato!
sds
Thum
PS: Se for normal vou apelida-lo de Carmem Miranda.
Isto aí é falta de amortecedor mais firme? O seu Vitara está com a suspensão original ou levantado? Se estiver levantando, pode tentar a mesma solução que uso, amortecedores traseiros de Vectra GSi. Ele parou de rebolar (gostei do termo hehe) em costela de vaca, etc.
Mas é claro que não será nunca como um carro normal.
E ai Flavio! Valeu responder!
Minha suspensão é original. Ainda não mandei levantar, mas tenho idéia em fazer mais adiante. Um mecânico logo que comprei testou os amortecedores e disse que estavam bons. Talvez então seja característica do carro? Por ele ser mais alto?
Acontece que antes eu tinha um Monza que "sentava no chão", então como estou a três meses com este carro tenho estranhado.
As vezes ele rebola que parece uma bicicleta que entortou a roda e continuou andando toda errada.
Se alguem podem me confirmar que isto é normal nesse carro, agradeço pois vou ficar mais tranquilo.
Valeu galera!
Thum - Dono do Carmem Miranda.
Fui ver um Samurai ontém para comprar e quando andei nele senti que ele também deu umas reboladas quando passei por lombadas. O carro tá levantado e deu as reboladas andando em 4x4H, 4x4L e 4x2...
Te a ver com a altura maior do carro, o tipo de suspenção, pneus. Um pouco de tudo. Vc tem que ter em mente que está dirigindo um carro muuuito diferente dos carros normais, por mais que as vezes não pareça. A maioria dos acidentes que acontecem com carros 4x4 são fruto justamente do despreparo dos motoristas. Isso vale para os Vitaras, Samurais e tb para Explorers, Pathfinders, Pajeros... O comportamento dinâmico é diferente, por vezes errático. Freadas de emergência poder ser uma aventura, curvas, principalmente com piso irregular, uma epopéia. Tendo isso em mente, vá aos poucos descobrindo os limites da viatura e a proveitando toda a diversão que ela pode proporcionar. Ah, no caso do Vitara, lembre tb que a tração que funciona normalmente é a traseira, o que tb é bem diferente de dirigir em relação aos carros com tração dianteira...
Dá uma lida no manual do carro ele fala sobre este assunto, é justamente o q o mauricio esta dizendo pode mudar radicalmente seu jeito de dirigir, eu tinha um kadett gs, rodas 15 rebai#!¨$%%#%&..., primeira atitude, tirar o pé do acelerador e andar na maciota, o carro é pra cutir a paisagem.
Um bom par de amortecedores traseiros, melhora e muito este problema. Trouxe o meu de SP p/ BH, com amortecedor estourado. Já estava acostumado com o Samurai, pra mim era normal, qd meu primo foi dirigir, acostumado com um ômega rebaixado (coitado) quase atravessou o carro em na primeira curva com costelas.... hehehe.
Coloquei os amortecedores do Monza, melhorou muito, mas não resolve tudo não. É questão de costume mesmo, vai conhecendo os limites do carro e o que ele pode e não pode fazer.
Oi
Meu irmão teve um Vitara 97 e ele tinha esse "molejo" também. Acho que é "normal" no vitara, pois hoje ele tem um Samurai e não faz esse "molejo".
Abraços
Meu Vitara está com um probleminha meio complexo de se diagnosticar e eu quero verificar se alguém já teve problema semelhante.
Comprei ele com 60.000Km e sempre que ultrapasso os 100Km/h ele começa a querer puxar para algum lado, de preferência para a esquerda.
Após fazer o alinhamento simples e o problema continuar, o alinhador falou que tinha um problema de cambagem na roda traseira e que seria necessário um alinhamento técnico para solucionar esse problema.
Após realizar o tal do alinhamento técnico (muito salgado por sinal), o carro melhorou um pouco, mas ainda tenho a sensação de ele não estar firme. Em linha reta se solto o volante e ele tende a puxar para o lado esquero, mesmo estando tudo alinhado.
Quando viro muito o volante pro lado esquerdo (manobras por exemplo) ouço um rangido vindo da direção. Para o lado direito isso não ocorre.
Seria suspensão, sistema de direção ou até mesmo rolamento de roda?