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  • #1
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Oi, Tiago.

    como vc sabe que estes óleos não possuem os tais aditivos?
    Samurai 97
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Oi, Tiago.

    como vc sabe que estes óleos não possuem os tais aditivos?
    Então Rogerio, pra atender à API GL4 o óleo deve ser compatível com caixas de transmissão sincronizadas. Ou seja, não pode reagir quimicamente com os anéis sincronizadores da caixa.

    A tendência é que os óleos GL4 gradativamente deixem de ser produzidos e os GL5 passem a substituí-los. Pelo que tenho lido em diversos meios (fóruns estrangeiros e fichas técnicas de óleos), todos os óleos GL5 sintéticos são livres de enxofre e vêm sendo homologados pelos fabricantes para o uso em suas transmissões sincronizadas.

    Só lembrando que não sou especialista no assunto, apenas um hobbista como a maioria por aqui.

  • #3
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    Povo, tinha escrito para a própria Mobil perguntando. Recebi agora a resposta. Eles também não aprovam o uso deste óleo na caixa, somente diferenciais (não posso colar a mensagem porque está escrito confidencial).

    Como devemos proceder?

    absss


    Citação Postado originalmente por Tiagobel Ver Post
    Então Rogerio, pra atender à API GL4 o óleo deve ser compatível com caixas de transmissão sincronizadas. Ou seja, não pode reagir quimicamente com os anéis sincronizadores da caixa.

    A tendência é que os óleos GL4 gradativamente deixem de ser produzidos e os GL5 passem a substituí-los. Pelo que tenho lido em diversos meios (fóruns estrangeiros e fichas técnicas de óleos), todos os óleos GL5 sintéticos são livres de enxofre e vêm sendo homologados pelos fabricantes para o uso em suas transmissões sincronizadas.

    Só lembrando que não sou especialista no assunto, apenas um hobbista como a maioria por aqui.
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  • #4
    Acabei de completar o nivel de oleo da caixa de marcha do meu Jimny modelo 2001. Pegou quase um litro. Nao troquei porque o oleo estava de boa qualidade e eu tinha trocado a menos de 5 mil km. Consultei o manual do Jimny e la dizia 75W90 GL4, e a tabela do manual permitia o uso ddo 80W90 para temperaturas ambientes acima de - 20 graus Celsius. Como no Brasil so tivemos essa temperatura na ultima era glacial, optei pelo Esso GP-D 80W90 GL4, ao preco de R$ 10,25 a garrafa de um litro. Vou acompanhar semanalmente o nivel, pois ter perdido a metade do oleo em poucos meses de uso e estranho.
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  • #5
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    Sandro,

    a caixa não está vazando?

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Acabei de completar o nivel de oleo da caixa de marcha do meu Jimny modelo 2001. Pegou quase um litro. Nao troquei porque o oleo estava de boa qualidade e eu tinha trocado a menos de 5 mil km. Consultei o manual do Jimny e la dizia 75W90 GL4, e a tabela do manual permitia o uso ddo 80W90 para temperaturas ambientes acima de - 20 graus Celsius. Como no Brasil so tivemos essa temperatura na ultima era glacial, optei pelo Esso GP-D 80W90 GL4, ao preco de R$ 10,25 a garrafa de um litro. Vou acompanhar semanalmente o nivel, pois ter perdido a metade do oleo em poucos meses de uso e estranho.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #6
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    Colegas, somente para complementar a informação, segue a resposta do engenheiro da Petrobrás sobre o uso do Lubrax Gold nas caixas do Samurai.

    Abç


    "Saudações Sr. Eduardo,


    A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

    Em atendimento à sua consulta, informamos que se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5 para os compartimentos descritos, então o LUBRAX GOLD SAE 75W/90 poderá ser utilizado, para troca completa, pois o produto atende simultaneamente as duas classificações, não havendo risco de incompatiblidade.

    Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Paulo Cesar
    Engenheiro Mecânico
    ***********************************************************
    Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
    0800-728 9001 / sac@br-petrobras.com.br
    Petrobras Distribuidora S/A"

  • #7
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Caros,

    pelo amor ao câmbio dos nossos carros; MUITA atenção!!

    O engenheiro está correto, "se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5" errado! A Suzuki recomenda o GL4!

    Se a caixa tiver anéis sincronizadores, este óleo LUBRAX GOLD SAE 75W/90 GL5, será incompatível. O Lubrax Gold é feito para caixas com engrenagens hipóides (diferencial) e tem os aditivos de extrema pressão EP que atendem as normas GL5, que são justamente aqueles aditivos incompatíveis com os anéis sincronizadores em metal amarelo presente em câmbios e muitas das caixas de transferência da marca.

    Leiam este PDF com atenção (segue um trecho):

    "
    1. When we use a GL-5 product in a transmission that requires GL-4, we normally find 2 to 4 times asmuch copper in the used oil as we would with a GL-4 product. Eventually the synchronizers wear tothe point that they no longer make contact with the other half of the cone, bottoming out beforestopping the opposing gear. "





    http://www.widman.biz/uploads/Transaxle_oil.pdf


    Lubrax Gold:


    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...-auto-gold.pdf


    A BR fábrica óleo correto para transmissão, este GL4:

    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...auto-trm-4.pdf


    Vejam o FAQ da Petrobras:

    lubrax - Petrobras Distribuidora

    22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?


    "......A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas"

    Espero que a dúvida não se perpetue!


    Resumindo: Nos diferenciais coloquem GL5, nas caixas GL4.


    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por Eduardo AC Ver Post
    Colegas, somente para complementar a informação, segue a resposta do engenheiro da Petrobrás sobre o uso do Lubrax Gold nas caixas do Samurai.

    Abç


    "Saudações Sr. Eduardo,


    A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

    Em atendimento à sua consulta, informamos que se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5 para os compartimentos descritos, então o LUBRAX GOLD SAE 75W/90 poderá ser utilizado, para troca completa, pois o produto atende simultaneamente as duas classificações, não havendo risco de incompatiblidade.

    Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Paulo Cesar
    Engenheiro Mecânico
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  • #8
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    Olá Clemente.

    A dúvida quanto ao lubrificante a ser usado nas caixas está sanada. Tem que ser o GL-4. E nos diferenciais GL-5.

    A dúvida que resta é se o Lubrax Gold que é GL-5 e GL-4 ao mesmo tempo pode ser usado.

    Abç

  • #9
    Clemente, ainda não encontrei vazamento, mas estou de olho! Pelo menos não está pingando no chão! Só se for por evaporação.
    Pessoal, sigam o manual. Se é GL-4, coloquem apenas GL-4. Esses híbridos GL-4/GL-5 para que a gente os utilize, precisaríamos de um documento oficial da Suzuki permitindo isso. Sem isso, não arrisquem!
    Um abraço!

  • #10
    A maioria dos oleos SAE 90 GL4 sao na realidade 80W90 GL4, que para o Brasil, e conforme manual da propria Suzuki, pode ser utilizado no lugar do 75W90 GL4 sem problemas!

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