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Convex Datacenter
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  • #13



    Só lembrando que SEMPRE sigo o que está no manual.
    Essa do óleo GL-5 no lugar do GL-4 é informação passada pelo mecânico.

  • #14
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    Se for pra colocar óleo GL5 no câmbio e t-case, tem que ser um que atenda também GL4 (existem vários óleos GL4/5, um deles é o lubrax gold). Esses não têm os aditivos que atacam metais amarelos. Óleos apenas GL5 NÃO devem ser utilizados.

  • #15
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Oi, Tiago.

    como vc sabe que estes óleos não possuem os tais aditivos?
    Samurai 97
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  • #16
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Oi, Tiago.

    como vc sabe que estes óleos não possuem os tais aditivos?
    Então Rogerio, pra atender à API GL4 o óleo deve ser compatível com caixas de transmissão sincronizadas. Ou seja, não pode reagir quimicamente com os anéis sincronizadores da caixa.

    A tendência é que os óleos GL4 gradativamente deixem de ser produzidos e os GL5 passem a substituí-los. Pelo que tenho lido em diversos meios (fóruns estrangeiros e fichas técnicas de óleos), todos os óleos GL5 sintéticos são livres de enxofre e vêm sendo homologados pelos fabricantes para o uso em suas transmissões sincronizadas.

    Só lembrando que não sou especialista no assunto, apenas um hobbista como a maioria por aqui.

  • #17
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    Povo, tinha escrito para a própria Mobil perguntando. Recebi agora a resposta. Eles também não aprovam o uso deste óleo na caixa, somente diferenciais (não posso colar a mensagem porque está escrito confidencial).

    Como devemos proceder?

    absss


    Citação Postado originalmente por Tiagobel Ver Post
    Então Rogerio, pra atender à API GL4 o óleo deve ser compatível com caixas de transmissão sincronizadas. Ou seja, não pode reagir quimicamente com os anéis sincronizadores da caixa.

    A tendência é que os óleos GL4 gradativamente deixem de ser produzidos e os GL5 passem a substituí-los. Pelo que tenho lido em diversos meios (fóruns estrangeiros e fichas técnicas de óleos), todos os óleos GL5 sintéticos são livres de enxofre e vêm sendo homologados pelos fabricantes para o uso em suas transmissões sincronizadas.

    Só lembrando que não sou especialista no assunto, apenas um hobbista como a maioria por aqui.
    4X4 Brasil

  • #18
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    Talvez uma consulta formal ao representante da marca no Brasil. Eu venho insistindo na obtenção de uma resposta por intermédio da concessionária, porém sem resultado até hoje.

    Morel

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Povo, tinha escrito para a própria Mobil perguntando. Recebi agora a resposta. Eles também não aprovam o uso deste óleo na caixa, somente diferenciais (não posso colar a mensagem porque está escrito confidencial).

    Como devemos proceder?

    absss

  • #19
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    Atf oh 50 ta

    Semana passada levei minha tracker no mecânico, e ele colocou óleo Lubrax OH 50 TA na caixa de transmissão. No site da petrobrás, a indicação desse óleo é para transmissão automática. Será que tem alguma desvantagem ou vantagem do uso desse óleo?

  • #20
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    se o teu cambio foi manual, acho que está completamente fora da especificação.

    LUBRAX ATF TA
    Óleo hidráulico tipo ATF para transmissões automáticas, atendendo à especificação
    GM Tipo A Sufixo A (TASA).
    LUBRAX ATF TA evita o desgaste e a corrosão das partes lubrificadas, e sua aditivação lhe garante ainda baixa oxidação.
    LUBRAX ATF TA possui ainda corante vermelho para evitar seu uso indevido e
    identificar vazamentos.
    LUBRAX ATF TA é recomendado para lubrificação de transmissões automáticas,
    sistemas hidráulicos e redutores.
    LUBRAX ATF TA pode também ser usado em direções hidráulicas e garfos de
    motocicletas.
    LUBRAX ATF TA atende à especificação GM Tipo A Sufixo A e é qualificado pela
    MERCEDES BENZ para uso em equipamentos que não aceitem óleos com nível de
    desempenho API GL-4 ou GL-5.
    Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antiferrugem, antioxidante,
    dispersante, abaixador do ponto de fluidez, melhorador do índice de
    viscosidade e corante vermelho.
    ANÁLISES TÍPICAS
    *
    GRAU 50
    Densidade @ 20/4oC 0,8815
    Ponto de Fulgor (VA) (
    oC) 198
    Ponto de Fluidez (
    oC) -48
    Viscosidade @ 40oC (cSt) 35,7
    Viscosidade @ 100oC (cSt) 7,08
    Índice de Viscosidade 165
    Samurai 97
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  • #21
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    aproveita para trocar o óleo e o mecânico.

    olha a viscosidade do GL4 80w-90:

    GRAU SAE 80W 90
    Densidade @ 20/4oC
    0,8860 0,893
    Ponto de Fulgor (VA)
    (oC) 216 260
    Ponto de Fluidez
    (oC)
    -27 -24
    Viscosidade @ 40oC
    (cSt) 80,6 157,1
    Viscosidade @ 100oC
    (cSt) 9,69 15,01
    Índice de Viscosidade 98 95
    Corr. em Lâm. de Cobre @ 3Hs e 100oC
    1b 1b
    Samurai 97
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  • #22
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    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Povo, tinha escrito para a própria Mobil perguntando. Recebi agora a resposta. Eles também não aprovam o uso deste óleo na caixa, somente diferenciais (não posso colar a mensagem porque está escrito confidencial).

    Como devemos proceder?

    absss
    Acredito que nenhum fabricante de óleos, peças, pneus, combustíveis ou qualquer outro componente vai recomendar o uso de um produto que não foi homologado pelo fabricante sob pena de ter que responder pela garantia e outros problemas legais. Ainda mais no caso de produtos que teoricamente podem causar danos ao veículo.

    De qualquer maneira, óleos GL4 multiviscosos são raros no Brasil. Aqui em Brasília só consigo encontrar Ipiranga Ipirgerol 75w90, Tutela Epyx 80w90.

    O que tem de sobra são os GL4 80, 90, 140 e GL4/5.


    Citação Postado originalmente por blenio Ver Post
    Semana passada levei minha tracker no mecânico, e ele colocou óleo Lubrax OH 50 TA na caixa de transmissão. No site da petrobrás, a indicação desse óleo é para transmissão automática. Será que tem alguma desvantagem ou vantagem do uso desse óleo?
    Rapaz, esse "mecânico" merecia levar uma surra de chicote. Óleo de transmissão automática não serve em transmissão manual. As características de funcionamento são completamente diferentes.
    Troque esse óleo o quanto antes e evite usar o carro enquanto não trocá-lo.

  • #23
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    Única opção até agora é o Ipirgerol mesmo. Encontrei após a dica do mas.marco! Pena que não é sintético. Mas melhor que o GL-4/GL-5 usado pelo Suzuki. aliás, se a viatura ainda estivesse na garantia, eu iria brigar com eles!

    Eu recebi a resposta da Mobil e esta pode sim ser usada judicialmente. Vem até uma nota no e-mail autorizando. Não é brincadeira não. Escrevam e confiram.

    absss


    Citação Postado originalmente por Tiagobel Ver Post
    Acredito que nenhum fabricante de óleos, peças, pneus, combustíveis ou qualquer outro componente vai recomendar o uso de um produto que não foi homologado pelo fabricante sob pena de ter que responder pela garantia e outros problemas legais. Ainda mais no caso de produtos que teoricamente podem causar danos ao veículo.

    De qualquer maneira, óleos GL4 multiviscosos são raros no Brasil. Aqui em Brasília só consigo encontrar Ipiranga Ipirgerol 75w90, Tutela Epyx 80w90.

    O que tem de sobra são os GL4 80, 90, 140 e GL4/5.




    Rapaz, esse "mecânico" merecia levar uma surra de chicote. Óleo de transmissão automática não serve em transmissão manual. As características de funcionamento são completamente diferentes.
    Troque esse óleo o quanto antes e evite usar o carro enquanto não trocá-lo.

  • #24
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Única opção até agora é o Ipirgerol mesmo. Encontrei após a dica do mas.marco! Pena que não é sintético. Mas melhor que o GL-4/GL-5 usado pelo Suzuki. aliás, se a viatura ainda estivesse na garantia, eu iria brigar com eles!

    Eu recebi a resposta da Mobil e esta pode sim ser usada judicialmente. Vem até uma nota no e-mail autorizando. Não é brincadeira não. Escrevam e confiram.

    absss

    Companheiros de São Paulo,


    acabei de comprar o oleo de cambio 75W90 GL4 (Ipigerol) na oficina do jipeiro Emerson que atende carro 4x4 (mecânica, pneus, oleos).
    (O litro custa R$ 28,00).


    Endereço: Garage 4WD Off Road
    Av. Roque Petroni Jr., 170 (100 m do cruzamento com a av. Sto. Amaro, no lado oposto do troca oleo grande)
    F. 5531 5346 e 7896 2544 (sem "9" no inicio)


    Fui verificar no manual de oficina do Vitara (=Tracker): Recomendam expressivamente colocar o GL4 75W90 no cambio (1.5 l) e também na caixa de transferencia (1.7 l)!


    abs


    Wolf

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