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Hybrid View

  • #1

    Troca de óleo Caixa de Transmissão




    Niveiros de plantão, aproveitando que o Niva ainda está com carga na bateria, estou querendo ir amanhã fazer a troca do óleo da caixa de transmissão, mas em uma breve pesquisa percebi que a escolha do tipo de óleo não é das mais simples como a pesquisa foram feitas em sites gringos me gerou duvidas quanto as especificações. Qual a marca e especificação vocês utilizam?

    abraços

  • #2
    Para caixas de marchas e de transferência, diferenciais dianteiro e traseiro e caixa de direção, o manual do proprietário recomenda: SAE 90.
    Eu prefiro os multiviscosos: SAE 75W/90 ou SAE 85W/140.
    Sempre de marcas tradicionais e confiáveis.

  • #3
    Eu coloco o 90 mesmo, mas troco o óleo sempre que mando fazer uma preventiva no meu Niva... Também costumo trocar a agua do radiador e colocar um bom aditivo, e o fluido de freio e da embreagem. O filtro de óleo troco junto com o mesmo a cada 5.000 km e o de combustível e ar a cada 10.000 km.
    Não sei se é o certo, mas meus carros nunca deram nenhum problema ou me deixaram na mão.

  • #4
    Edney, o que você faz não é o certo. É o certíssimo.
    O fluído de freio e da embreagem absorvem àgua. O correto é trocá-lo anualmente em lugares de umidade elevada.
    A água do radiador deve ser trocada anualmente e deve-se usar àgua destilada (a água tratada, da torneira, é cheia de cloro, fluor e outros componentes que provocam incrustações nas galerias do motor, radiador e rotor da bomba d'água) acompanhada de um bom aditivo, sendo que este também ajuda a lubrificação da bomba d'água.
    Tem gente que ainda tem dentro do câmbio, caixa de transferência e diferenciais o óleo original que foi colocado na fábrica.

  • #5
    Pois é, Bacalhau, por isso que tem gente que reclama do Niva, diz que não é um veículo confiável e tem medo de encarar qualquer viagem ou aventura com a viatura. Eu nunca tenho problemas graças a essa manutenção toda, afinal, qualquer que seja o veículo, tem que estar sempre pronto para quando precisamos dele, confiável e devidamente preparado para o trajeto que pretendemos fazer.
    Quem sabe logo as pessoas aprendem que qualquer que seja o carro, não adianta economizar com manutenção, o certo é fazer da forma correta e periodicidade, assim sempre estamos bem.

    Abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de Dinola
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    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Edney, o que você faz não é o certo. É o certíssimo.
    O fluído de freio e da embreagem absorvem àgua. O correto é trocá-lo anualmente em lugares de umidade elevada.
    A água do radiador deve ser trocada anualmente e deve-se usar àgua destilada (a água tratada, da torneira, é cheia de cloro, fluor e outros componentes que provocam incrustações nas galerias do motor, radiador e rotor da bomba d'água) acompanhada de um bom aditivo, sendo que este também ajuda a lubrificação da bomba d'água.
    Tem gente que ainda tem dentro do câmbio, caixa de transferência e diferenciais o óleo original que foi colocado na fábrica.
    Não sabia que os causadores das incrustações eram o cloro e fluor. Mais uma que aprendo.

  • #7
    Dinola, toda a porcaria que é dissolvida na água, além de sais minerais, acabam provocando aquelas inscrustações.
    Por isso, o recomendável é usar água destilada ou água da chuva. Neste último caso, deve-se recolher a água da chuva após dois ou três dias de precipitação, para que dê tempo de "lavar" toda a poeira e poluição presentes na atmosfera.
    Águas de nascentes, por mais puras que sejam para o consumo, ou água mineral, também podem conter grandes quantidades de sais minerais (água dura). Que tem ou teve aquário sabe do que estou falando. Nos aquários chega a formar, na parte de cima do vidro, um depósito duro e difícil de sair.
    No sistema de arrefecimento dos carros, não é uma coisa que aconteça de um dia para o outro, mas, com o passar dos anos...

  • #8
    Anexo 456238Anexo 456239Camaradas, qual das fotos é a entrada de oléo? pois decidi eu mesmo trocar. A primeira foto que tem entrada p/ chave allen 13mm lado direito ou um parafuso lado esquerdo? obrigado!

  • #9

    Entrada de oleo na caixa

    Citação Postado originalmente por BobJipe Ver Post
    Anexo 456238Anexo 456239Camaradas, qual das fotos é a entrada de oléo? pois decidi eu mesmo trocar. A primeira foto que tem entrada p/ chave allen 13mm lado direito ou um parafuso lado esquerdo? obrigado!
    -caixade-marchasniva.gif
    (3)suspiro
    POR BACALHAU O REI DO MAR:
    "Gil, as caixas de câmbio têm dois orifícios laterais (pelo menos as três que tenho aqui), um de cada lado, como diz o forista Alexandreski.
    Do lado esquerdo (lado do motorista), em nível mais baixo, (1)fechado com um bujão sextavado alto relevo (para ser aberto/fechado com chave de boca ou encaixe), é o que se usa para abastecer o óleo.
    Do lado direito, em nível mais elevado, (2)fechado com um bujão de sextavado baixo relevo (tipo allen), existe outro que, confesso, não sei para que serve.
    "

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