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  • #1
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    samurai ap 1.8 esquentando




    olá, boa tarde, tenho um samurai 98 e coloquei um motor ap 1.8 esta com um radiador de chevet novo e bomba d'agua nova mas mesmo assim esta esquentando alquem sabe dizer o porque? obs: a agua circula normalmente

  • #2
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    15/11/2008
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    Tem válvula termostática? E ventoinha que tipo está usando??? Se for elétrica a que temperatura é acionada??
    A muitos anos atrás meu pai teve um santana 1.8 AP, que tinha problema de super aquecimento. A solução depois de rodar por vários mecânicos foi colocar uma "cebolinha" que armava a ventoinha a uma temperatura mais baixa.

    Boa Sorte!
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #3
    Usuário Avatar de maxdelta
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    Coloca o cebolão whaller(não economize) do passat antigo, 82/77 ou 92/83 E põe a ventoinha do ap com AC!

    Vai ficar filé!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #4
    Usuário Avatar de mairo
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    19/03/2010
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    Pedro Osório/RS
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    eu nto montando um vitara com motor ap mexido, pensei na possibilidade de colocar o radiador do chevette, mas to achando pouco volume de agua, outros concordadram que ele pode nao dar conta do recado! veja exemplo a grosso modo:

    radiador vitara: 49x45x3,5cm= 7717cm³
    radiador chevette: 40x45x3= 5400 cm³
    radiador do passat: 50x34x4= 6800 cm³
    radiador do santana (2 ventoinhas): 52x32x3= 4992 cm³
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • #5
    Usuário Avatar de maxdelta
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    Capacidade d'agua não é o problema! O problema do chevette é q o sistema arrefecimento não trabalha sobre pressão como no ap original! O AP depende dessa pressão! Mas se adaptou o do chevette pode se usar uma ventoinha boa e um cebolão bom whalle é marca original!

    Coloca o sistema de arrefecimento original do motor com ar condicionado!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #6
    Usuário Avatar de Edemar
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    07/05/2011
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    Conte mais detalhes desta adaptação de Ap no SAMUKA que câmbio ? Com que embreagem ? Flange ? Fotos ?
    Até agora tudo que tenho achado sobre adaptação de AP em SAMURAI parece "CABEÇA DE BACALHAU"..... ninguém viu más imagianam como deveria ser.
    Suzuki VITARA metal TOP - 1994 - AP - 1.8

  • #7
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Citação Postado originalmente por edemar Ver Post
    conte mais detalhes desta adaptação de ap no samuka que câmbio ? Com que embreagem ? Flange ? Fotos ?
    Até agora tudo que tenho achado sobre adaptação de ap em samurai parece "cabeça de bacalhau"..... Ninguém viu más imagianam como deveria ser.
    ninguém viu??? Como assim???

    diga que vc nunca viu que fica melhor...
    Samurai 97
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  • #8
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    15/11/2008
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    O importante no radiador é área e fluxo, tanto de agua quanto de ar. Pelo visto o radiador do Chevette tem mais área que o original do santana.
    Que bomba d'agua esta sendo usada a original do Santana? Se for perfeito. Tem q aumentar o fluxo de ar, ventoinha maior, mais potente, disparando a temperatura menor. Sobre a válvula termostatica... É importante usar a original do motor, para este funcionar na sua temperatura ideal de trabalho.
    A pressão de trabalho também é importante. Mas se a pressão do radiador do chevette é menor q do AP é fácil... Só colocar uma tampa da mesma pressão da original do santana. E que vede bem no radiador usado.
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #9
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    bom, a bomba d'agua é original e nova o cebolao é 87\83 a vemtuinha e da s10 com ar e tambem é nova. sobre a adaptacao é motor ap, caixa e chevet, volante do motor é ap, disco de ceramica do chevet, plato de ap e colar do chevet. obs: mesmo com a ventuinha ligada direta ele demora mas esquenta.

  • #10
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    14/02/2012
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    já estava me esquesendo a vlange e ap\chevet adapbrasil

  • #11
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Citação Postado originalmente por Rainer 89 Ver Post
    A pressão de trabalho também é importante. Mas se a pressão do radiador do chevette é menor q do AP é fácil... Só colocar uma tampa da mesma pressão da original do santana. E que vede bem no radiador usado.
    bem lembrado: a tampa é essencial

    no meu caso troquei o radiado e coloquei uma tampa dessas baratinhas; a tampa desmanchou em ferrugem rapidinho. Troquei por uma original da GM (da blazer) e ficou primeira. Dá ate´raiva pq não baixa 1mm de água.

    Como o colega também mencionou, o arrefecimento do motor é um sistema que depende da combinação de muitos componentes: capacidade do trocador de calor (radiador), fluxo de fluido de arrefecimento (velocidade e vazão da bomba), capacidade de absorver calor do fluido de fecimento (porporção água-aditivo e qualidade do aditivo), funcioamento da válvula termostática, acionamento do eletroventilador, vazão do eletroventilador, entre outros.

    como vc está com um motor apr, o ideal seria utilizar o radiador e o eletroventilador do próprio AP, até mesmo pq o sistema de arrefecimento do AP é selado com reservatório de expansão, o que não ocorre no sistema do chevette.

    se colocar o radiador e reservatório do AP, aproveita e instala tb o reservatório de expansão com sensor de nível da água. É barato, fácil de instalar, e uma segurança a mais para o teu motor.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #12
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    Esse motor entrou retificado, "novo", no carro?... Pode ser a junta queimada.
    Como que acontece esse super aquecimento, chega a ferver??? É importante lembrar que esse motor AP trabalha em temperatura alta.
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

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