x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 41
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por edvaldo
    concordo com os outros itens, menos com esse, pois bloco de suzuki racha MUITO, em especifico 2 lugares e geralmente em vitaras.(no mancal central do bloco, nos 96/97e 98, e nos anteriores ao lado do cano da bomba d`agua. isso não é minha opnião, é fato.

[/url][/quote]

Edvaldo, trinca por outro motivo que não o choque térmico. Essa dita trinca é por provavel falha na fabricação do bloco ou falha na montagem, ou qualquer outro problema de fabricação/montagem.

Gasoso,

Concordo contigo que logo após desligar o motor pode existir um aumento de temperatura pela falta de arrefecimento e esses graus à mais podem até aumentar a chance de danos, mas sua analogia desconsidera a principal característica do choque térmico, que é a variação da temperatura num período de tempo muito curto, logo o fato do motor estar ligado ou não pouco importa, o que importa é a rapidez com que ocorre o resfriamento, e é justamente esta rapidez que gera uma desigualdade na dilatação, que por sua vez é a responsável pelos danos.

Falar sobre este assunto implica em falar sobre energia térmica potencial e se entrarmos neste mérito vamos perceber que o liquido de arrefecimento retém muito menos energia térmica que o próprio metal mas, deixando isso de lado, o arrefecimento ou mesmo o funcionamento do motor não tem tempo de exercer influência na temperatura da superfície externa do motor já que falar sobre choque térmico também implica em utilizar a base de tempo na ordem de décimos de segundo para a ocorrência de considerável variação térmica, caso contrário estaremos falando sobre dissipação térmica, pura e simples.

Outra coisa, mesmo considerando que um determinado liquido de arrefecimento tenha lá sua influência, o dito está a milimetros (ou até centímetros) de distância da superficie da peça, logo não tem como impedir a ocorrência de uma rápida variação de temperatura (choque térmico) entre os milimetros (ou centímetros) que o separam da superficie.

Mais outra coisa, choque térmico também implica na existência de considerável volume de massa para atuar como elemento resfriador (no caso, água), e este volume leva em conta a massa a ser resfriada.
    Evidente que um volume de água relativamente pequeno pode causar danos se for totalmente dirigido a um ponto específico - e crítico - porém a maior probabilidade de danos é a imersão, pura e simples, em considerável volume de água.

Em resumo, se quiser lavar o motor - por mais quente que esteja - é só manter o esguicho na forma de nébula e resfriar o motor como um todo, lentamente, para aí então mandar ver na pressão da água.
    Agora, entrar de sola dentro de um rio, mesmo com o motor em temperatura normal de funcionamento, além de ser uma forma de aumentar a conta corrente do mecânico é a melhor forma de gerar condensação de água dentro do carter, diferenciais e câmbio (que em funcionamento também se aquecem), e aí é só uma questão de tempo para que esta água faça o seu trabalho de destruição!

Abraços,

Citação Postado originalmente por Periquitooffroad
    Edvaldo, trinca por outro motivo que não o choque térmico.
    Embora neste caso do Suzuki não tenha como afirmar de forma categórica, concordo contigo que trincas próximas a mancais GERALMENTE são ocasionadas por esforço mecânico (por falha de projeto, erro de montagem ou até uso abusivo) e não por choque térmico, que tem mais a ver com danos, digamos, relativamente externos ao motor.

Quando o assunto é trincas & quebras temos que analisar a ocorrência com muito critério e muitas vezes até com um histórico de uso, caso contrário corremos o risco de cair na generalização, e daí para a criação de mitos é um pulo.

Alguém aqui se lembra do Dodge 1800, que caiu em desgraça por causa do "ouvi dizer que não presta"?
    Alguém aqui se lembra do "Leite Glória" (desmancha sem bater), apelido que o Gordini ganhou de quem nunca teve Gordini?
    Se a coisa já era assim no tempo em que se podia montar o motor literalmente na base da porrada, quem dirá hoje em dia, com motores que requerem alto grau de conhecimento até para uma simples troca de correia de comando de válvulas...

Abraços,

Mestre Sukys,

Tenho uma questão que eu sempre quis esclarecer... num tem muita coisa a ver com o tópico, mas tem a ver sobre carro....

Qual a melhor forma de se esquentar um motor de manhã? No geladinho da manhã, eu samukanvas samurai da silva, saio na manha trocando as marchas até 1500/2000 giros até o motor atingir a temperatura normal e depois sento o kct (mais pro motor aprender que a vida não é tão boa quanto ele acha ) Mas antes de sair deixo trabalhar uns 30 segs.... que é o tempo de colocar o cinto, ligar o rádio e deixar o ambiente em ordem.... Pra mim é o tempo de circular o óleo e depois esquentar com "carga"....

Tô falando isso porque já quase matei e dei tiro (óbvio que é brincadeira) em gente que jurava de pé junto que tem que esquentar motor parado ou esquentar motor é coisa de mariquinha... motor merece é pau....

Mestre, meu primeiro motor desmontado e montado, com supervisão é claro, porque pra mim era tudo lego na época, foi um 1.6 a ar volks e foi montado bem assim "na porrada" sem torquímetro, sem medição de nada.... depois o meca amigo meu deu a afinada e acho que o motor tá andando até hoje (faz uns 7 anos)..... Maldito motor volks.....

Samukanvas,

Já rodou com um carro com um manometro de óleo? Eu tinha algumas dessas dúvidas até andar com a Camper e um (BOM: Autometer) manometro.

Quando damos a partida, demora alguns segundos para ter pressão. Logo que saimos, se acelerar chega fácil ao fundo de escala (acho que o meu mede até 8 bar).... Se estiver frio, consequentemente o óleo mais denso, maior ainda a pressão.

Com isso, acredito que vc esteja aquecendo o veículo de forma ideal....

Usuário Avatar de Artur Antonio
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Três Lagoas/MS
    Agradecimentos: 0
    então o que aconteceu com freios do meu carro não foi disco empenado????....foi o que então????.......eles empenaram de susto com a água fria.......hehehehehehe
    iiihhh... tem gente aqui no forum jura de pé junto que é impossivel disco de freio empenar por causa de choque termico...
    Disco não empena por choque térmico ou por qualquer outro motivo. Lenda urbana. Desgaste irregular ou trinca até pode ser, mas empeno não.........

Citação Postado originalmente por Fábio
    Samukanvas,

Já rodou com um carro com um manometro de óleo? Eu tinha algumas dessas dúvidas até andar com a Camper e um (BOM: Autometer) manometro.

Quando damos a partida, demora alguns segundos para ter pressão. Logo que saimos, se acelerar chega fácil ao fundo de escala (acho que o meu mede até 8 bar).... Se estiver frio, consequentemente o óleo mais denso, maior ainda a pressão.

Com isso, acredito que vc esteja aquecendo o veículo de forma ideal....
    Estou me lembrando dos meus carros que tinham manômetro.... (tb autometer... além de termos bom gosto, somos inteligentes ) depois que o óleo começa a esquentar a pressão ficava mais constante e mesmo no pau, não chegava a pressão quando ligava de manhã.... mas e esquentar o carro parado, sem carga, qual seria a diferença? tipo bate saia do pistão? óleo com diferenças na temperatura?

Citação Postado originalmente por samukanvas
    Qual a melhor forma de se esquentar um motor de manhã?
    A forma que entendo como mais coerente é ligar o motor, mante-lo em rotação baixa por alguns instantes até que a lubrificação se normalize e sair com o carro, aumentando a rotação à medida que o motor se aquece. Com isso todo o trem de força se aquece na mesma proporção, já que aquecer o motor com o carro parado e sair rodando - ainda mais à mil - pode comprometer o câmbio e diferencial, e quem sai de casa e já pega estrada deve ficar atento até com os pneus, que também tem temperatura ideal de funcionamento.
    Burn-in - e até burn-out - não são práticas exclusivas para carros de corrida, e embora utilize outros termos até jogador de futebol de fim de semana sabe que coisa do tipo é muito importante.

Também existe outra técnica, que é acordar umas cinco horas antes, drenar todo o liquido de arrefecimento e envolver o motor em manta térmica, regulando a temperatura para, no máximo, 50°GL. Enquanto isso, aquecer o liquido de arrefecimento em banho maria por meia hora e guarda-lo em garrafa térmica, que deve retornar ao motor imediatamente antes do uso. Se o motor for do tipo que engasga quando frio, retirar a tampa do filtro de ar e despejar 80 ml de xarope de mel-agrião, gota a gota, com pausa de 30 segundos entre elas.
    Todo este procedimento deve ser efetuado ao som de música, sem nunca exceder 75,8 dB (+/- 40%) com a seguinte configuração:

-BF161 e Willys 3000: Chalana, com Renato Teixeira
    -Geórgia: Georgia on my mind, com Willie Nelson
    -Opala 4 e 6 cil: Nervos de Aço, com o deputado Roberto Jefferson
    -AP (todos): Eu não sou cachorro não, com Waldik Soriano
    -VW Boxer: Brasília Amarela, com Mamonas Assassinas
    -XUD9: Que tudo o mais vá pro inferno, com Roberto Carlos
    -Land Rover (todos): La Marseillaise (só prá sacanear)
    -Suzuki (todos): National Kid (do seriado de TV)
    -Niva: não precisa de música, este motor é surdo

Musicas para motores genéricos:

-Diesel: Maria Fumaça, com Kleiton e Kledir
    -Gasolina: Sweet Memories, com Ray Charles
    -Álcool: Começaria Tudo Outra Vez, com Gonzaguinha
    -Multi-combustível: Lenha, com Zeca Baleiro
    -Turbinados: Brothers In Arms, com Dire Straits
    -Injetados: Ne me quite pas (não me deixe só), com Mireille Mathieu

[quote="Sukys"]
    Citação Postado originalmente por samukanvas

Também existe outra técnica, que é acordar umas cinco horas antes, drenar todo o liquido de arrefecimento e envolver o motor em manta térmica, regulando a temperatura para, no máximo, 50°GL. Enquanto isso, aquecer o liquido de arrefecimento em banho maria por meia hora e guarda-lo em garrafa térmica, que deve retornar ao motor imediatamente antes do uso. Se o motor for do tipo que engasga quando frio, retirar a tampa do filtro de ar e despejar 80 ml de xarope de mel-agrião, gota a gota, com pausa de 30 segundos entre elas.
    Todo este procedimento deve ser efetuado ao som de música, sem nunca exceder 75,8 dB (+/- 40%) com a seguinte configuração:

PQP Sukys.... minha mulher já até sabe quando me pega na frente do computador me mijando de rir: "é mensagem do sukys, né?" ela pergunta.... Tu já tá famoso

Entendi o título de mestre!!!!

Digno de publicação e de mostrar pra patroa!!! (depois do QUI É??? elas acabam gostando )

Amanhã vai ter figura de pijamão com garrafa térmica e som do lado de viatura.

Parabéns Sukis. Vc não é fraco!!!

[]´s impressionados com a criatividade.

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Agradecimentos: 2
    *** versão editada ****

Exelentíssimo senhor doutor mestre SUKIS...
    (depois do que lí acima vc merece a distinção)
    Vossa excelência me permita por favor o atrevimento de questionar alguns pontos de seus últimos posts tão sabiamente postados... pois eu, com meus modestos conhecimentos adquiridos através de anos vegetando no setor 03 da UFRN concordo com alguns ....mas naum concordo com outros naum ... de jeito nenhum...

E...pra peleia ser boa vou começar pelo que discordo... e vou postar o que concordo depois :

falar sobre energia térmica potencial
    bzzz...Que viagem...
    energia térmica potencial = temperatura, nada mais....
    mas... pra que simplificar se dá pra complicar um pouco...
    com esta filosofia, além de coçar a orelha direita com a mão esquerda... vc só pode ser engenheiro de alguma coisa...

choque térmico também implica em utilizar a base de tempo
    bzzzz....outra viagem....
    pra que? vamos medir o tempo da temperatura ou da rachadura?

Outra coisa, mesmo considerando que um determinado liquido de arrefecimento tenha lá sua influência, o dito está a milimetros (ou até centímetros) de distância da superficie da peça, logo não tem como impedir a ocorrência de uma rápida variação de temperatura (choque térmico) entre os milimetros (ou centímetros) que o separam da superficie.
    bzzz... mais outra viagem....
    Neste caso a realidade é exatamente o contrário.... isso é física básica....o fato da superfície ser fina só faz com que a troca de temperatura (oops energia térmica potencial, tenho de escrever bonito hoje...) seja mais rápida de forma a não permitir a ocorrência de um choque térmico...e sim apenas um esforço térmico dentro dos limites do material em questão...
    a distância dos veios do líquido de arrefecimento entre sí ou entre as supercies depende entre outros fatores da resitência a esforços térmicos do material de cada peça....
    além disso, rachaduras trincas e afins não ocorrem devido a rápidas variações de temperaturas e sim devido a grandes variações de temperatura em pontos distintos da mesma peça de forma a que a dilatação desta peça seja irregular a ponto da flexibilidade da mesma não suportar as diferenças de tamanho resultantes da dilatação irregular....

Bixo...espero que vc esteja voando TAM pois com tanta viagem nestes posts já deve dar pra você ganhar alguns trechos presentes ...

[]s editados para todos....

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Agradecimentos: 2
    Essa foi dez... deu dor na barriga de tanto rir...

O pessoal daqui do nordeste com certeza vai querer saber se tem alguma configuração baseada em Forró, seresta ou baião.... e se dá pra trocar o mel agrião por lambedor de mastruz com leite ou de cupim de cajueiro....
    []s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51
    3. tipos de corno
      Por Tatão no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/08/2005, 16:00

Permissões de Postagem