Pessoal,
O texto que segue abaixo é um pouco longo mas pode interessar aos colegas quando chegar a hora de trocar a bateria da Mohave.
Assim como muitos peguei a minha (2010) usada há pouco mais de um ano e ela já não estava com a bateria original, veio com uma bateria de 100Ah de marca genérica (leia-se: pouco conhecida) que não parecia ser a correta mas que estava dando conta do recado. Há alguns meses tive algumas "panes" aleatórias na partida (principalmente à frio) e era apenas mal contato, resolvi fazendo uma limpeza e reaperto dos conectores nos pólos e deu certo.
Hoje pela manhã minha viatura ligou normalmente à frio e vindo para o trabalho resolvi parar para abastecer (coisa de uns 2~3km da minha casa) e para minha surpresa ao tentar ligar o carro novamente a bateria negou fogo, naturalmente a primeira coisa que fui checar foram os conectores e estavam bem firmes, mas só consegui ligá-la novamente após uma famosa "chupetinha". Ao longo do dia fiz algumas medições aleatórias com multímetro e dei a partida sem problemas mas creio estar chegando a hora de sair atrás de uma bateria nova, adequada e mais confiável.
Consultando o site da Moura existe uma área bem interessante onde vc coloca fabricante/modelo/ano/combustível do carro e ele retorna com a bateria indicada, no caso da Mohave o resultado é esse:
http://s18.postimg.org/pxohqu62h/Cap...s_14_49_21.png
(à principio a bateria é a mesma independente da motorização e caso alguém possua uma à Gasolina favor confirmar)
Agora vem a sacanagem:
Olhando as especificações dessa bateria (M90TD) vi que ia cair no mesmo problema que já enfrento com a minha bateria atual, que é uns 2~3cm mais alta que o "ideal" e encosta no forro interno no capô quase a ponto de rasgá-lo nos pólos e não tem o recorde mais rebaixado para eles. Além disso também há diferença no comprimento, há sobra de uns uns 4~5cm no compartimento (berço) da bateria da minha Mohave.
Imediatamente tratei de baixar o catálogo completo de baterias da Moura e naturalmente lá também está indicado que a bateria recomendada para a Mohave é a M90TD mas passeando pelo restante do catálogo creio que encontrei 2 opções que devem ser as realmente adequadas, conforme destaco abaixo:
http://s18.postimg.org/6az9spgl5/Cap...s_13_23_51.png
Observem as dimensões dos 3 modelos. A M90TD é a indicada pela Moura para a Mohave mas tenho quase certeza que a M95QD e a M100QD são as realmente corretas para ela, pois são um pouco mais baixas, mais compridas e têm o recorte adequado nos pólos.
Em tempo: A autorizada KIA aqui em Curitiba está cobrando R$804 pela bateria "original" (95Ah, mas não informam a marca), já as Moura encontrei na casa dos R$550~600 pela internet.
Peço desculpas pelo longo texto mas espero que seja útil para alguém futuramente :concordo:
Abraços,
Eduardo.