Não entendi bem a parte do "querendo passar marcha" mas há uma variação normal de uns 500rpm ao andar com o "motor leve" (vamos supor 110~120km/h em 6ª marcha com o motor na casa dos 1400~1800rpm), se vc pisar um pouco mais forte ou fraco no acelerador a variação poderá ser observada de forma mais acentuada.
Isso se deve ao acoplamento do conversor de torque que trabalha de maneira semelhante à embreagem em um carro mecânico e visa economia de combustível quando o conjunto motor/cambio não é muito exigido (principalmente terrenos planos e declives). Importante salientar que essa oscilação só acontece quando se faz um pouco mais ou menos pressão no acelerador e nunca por conta própria. Ao se acelerar firmemente (não é pé no fundo) para ganhar velocidade este comportamento não deve ocorrer de maneira alguma.
O valor médio de um terminal de direção no mercado paralelo gira em torno de R$150~200 dependendo do carro, acho que R$240 não é nada absurdo.
Recomendo dar uma olhada nesse ABS e no sistema 4x4. A minha acende a luz do ABS às vezes quando dou uma lavada mais caprichada com a lavadora de alta pressão, eventualmente na primeira saída após a lavagem a luz do ABS se acende mas basta desligar e ligar o carro que volta ao normal, deve ser apenas umidade em algum sensor após a lavagem. No seu caso convém dar uma investigada melhor.
Onde fica o aviso de erro do sistema 4x4 no painel? Eu só me recordo dos leds verdes do 4WD HI / 4WD LO quando o sistema é acionado..
Espero que você tenha pago um bom preço nessa viatura pois se houver algo muito sério com o ABS ou o sistema 4x4 a manutenção não costuma ser das mais baratas (leia-se concessionária ou alguma boa especializada que cobre por isso).
Boa sorte.
Abs,
Eduardo.