Postado originalmente por
d_fismann
cinglez e mauro sb boa noite,
algumas considerações por quem atualmente tb tem um forester xt e já passei por hilux 4x4 japonesa até azera.
sua necessidade é: carro que encare a buraqueira de sp sem sofrer tanto e eventualmente o uso em estradas de terra e praia. pelo jeito você não irá subir dunas e nem entrar em facões então não precisará de um autêntico 4x4 e sim todas e quaisquer versões light, claro que algumas são mais light ainda como captiva, crv etc, os crossovers urbanos 4x4 que nenhum proprietário usa o 4x4.
antes de comprar esse xt, testei santa fé e tive a mesma impressão do mauro, acrescento ainda, que me pareceu um landau. a direção não é direta e é lenta e mole demais e o motor era muito ruim, MAS, o carro mudou e, agora tem novo motor e deve ter recebido outros ajustes, então vale um teste d (TD).
andei de outlander e gostei. carro esperto, bom de dirigir, motor V6 que parece que ganhou uns cv agora (de 220 pra 240cv). o que eu não gosto na mit é a assistência pós venda (ruim e cara), prestada pelo grupo sr (souza ramos), que também cuida da marca suzuki no brasil, infelizmente.
tiguan não andei, então não posso falar.
não sei qual é a sua vontade financeira e alguns carros como os volvo, tribeca, sw4 diesel e V6 entre outros estão "fora" pois ultrapassam em muito tiguan, xt, outlander, santa fé, captiva, crv, ...
sobre o xt. consumo depende e muuito do seu pé, mas com andando tranquilamente e com pouco trânsito, acredite, mas consegue se fazer entre 9,5 e 10 km/L e na estrada, 12. em relação ao desempenho (motores) prefiro muito mais os motores subaru aos motores vw, tem muito carro da marca com mais de 300.000 km andando por aí. mas pelo jeito você troca de carro cada 2 ou no máximo 3 anos então não se preocupe com isso. as peças são caras? são. mas o carro não quebra, é muito forte. e sobre aceleração, retomada etc, não tenho certeza, mas ACHO que ele é melhor que todos os outros. é um carro que se você realmente acelerar / abusar precisa de um curso de pilotagem. a tração dele é 4x4 como os outros mas é integral, permanente, não precisa acionar e desligar. se não me engano a outlander também é, aliás um dos carros que gosto bastante (achei feia a frente da versão 2009, tipo tubarão, mas isso é pessoal por favor). você pode ver o desempenho do xt em vídeos na internet, que mostram que ele não é 4x4 tão light assim, mas como você nem vai passar por rios (precisará de um snorkel) e dunas fique tranquilo porque os outro também podem te atender. um detalhe. quando tirei o carro percebi um barulho na suspensão traseira, liguei e retornei. fui falar direto com o gerente da oficina. descobriram um amortecedor com defeito no auto nivelamento (quando se põe carga ele retorna à posição original sem ficar "empinado"). trocaram na hora e agora já está com quase 10mkm e logo irá para revisão, mas está perfeito.
freelander não é muito mais offroad que esses citados, mas, como se sabe, ele é mais beberrão por exemplo, mas um carro a ser considerado também. não sei quando chega o novo... precisa descobrir pra evitar perder $. off mesmo é a defender.
outra coisa. faz tempo que a subaru não faz recompra...
sobre a venda desses modelos é difícil saber qual desvaloriza mais ou menos. é um nicho específico e cada marca tem sua legião de fãs. vou usar como exemplo um carro que já tive: azera. todo mundo falou que o carro seria ruim de venda, que iria perder muito e isso e aquilo e perdi o que todo mundo perde: 15% como QUASE todo carro perde. se você comprou seu jetta em 08/09 saberá do que estou falando. seu carro era mais caro quando comprou do que agora e sei disso porque também pensei num jetta, mas acabei optando pelo azera.
espero ter ajudado.
abras