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Tópico: Tiguan, Forester

Hybrid View

  • #1

    Tiguan, Forester




    Olá. Sou novo no ramo. Compramos uma Outlander GT para uso de minha esposa (ela gosta de carros altos, e optamos pela V6). O carro é muito bom e potente, mas para meu uso acho um pouco desajeitado.

    Eu uso atualmente um Jetta, que gosto muito. No final do ano planejo adquirir uma Crossover para meu uso. Não planejo grandes trilhas, quero apenas um carro mais versátil, que não dê tanta pena nos buracos aqui de SP, e eventualmente umas estradas de terra mais "rústicas" na praia e interior.

    Valorizo muito a dirigibilidade, e sei que seria difícil uma Cross com as características do Jetta que tenho hoje, mas tenho lido que o Tiguan é muito similar no asfalto, e até mais veloz.

    Mas aí vem as dúvidas: um Tiguan seria realmente mais resistente a buracos do que um Jetta? Ou as únicas diferenças seriam uma altura um pouco maior e tração 4motion (fora o motor, claro).

    Uma outra opção numa faixa de preço similar seria a Forester XT turbo. É ainda mais veloz, mas a dirigibilidade no asfalto é boa? Tenho medo da CAOA tb, sei das histórias, mas existem oficinas especializadas como a GARAGE. Alguém já usou? É boa?

    Obrigado!

  • #2

    Exclamation ???

    Citação Postado originalmente por CINGLEZ Ver Post
    Olá. Sou novo no ramo. Compramos uma Outlander GT para uso de minha esposa.

    Eu uso atualmente um Jetta, que gosto muito... planejo adquirir uma Crossover para meu uso. Não planejo grandes trilhas, quero apenas um carro mais versátil, que não dê tanta pena nos buracos aqui de SP... eventualmente estradas de terra mais "rústicas"... praia e interior.

    Valorizo muito a dirigibilidade, e sei que seria difícil uma Cross com as características do Jetta... tenho lido que o Tiguan é muito similar no asfalto, e até mais veloz.

    Mas aí vem as dúvidas: um Tiguan seria realmente mais resistente a buracos do que um Jetta? Ou as únicas diferenças seriam uma altura um pouco maior e tração 4motion (fora o motor, claro).

    Uma outra opção numa faixa de preço similar seria a Forester XT turbo. É ainda mais veloz, mas a dirigibilidade no asfalto é boa? Tenho medo da CAOA tb, sei das histórias, mas existem oficinas especializadas como a GARAGE. Alguém já usou? É boa?

    Obrigado!
    Estranhei seu comentário CINGLEZ... Não sei o quanto você está usando o OUTLANDER, mas se usar mais ele e dirigir os outros da categoria vai ver que todos tem um comportamento muito similar !

    Uso o meu num misto cidade e estrada, e depois de ter me acostumado prefiro usá-la no dia a dia mais do que os outros carros da família, a dirigibilidade do Outlander é 10, o teto de alumínio baixa o centro de gravidade e ele gruda no chão, para estrada não vi nada igual, mas obviamente é diferente de uma SW ou outro carro de passeio que é por natureza mais baixo, e só uma correção se me permite... Não vai ser difícil não, vai ser impossível.

    Resistência maior que carro de passeio todos os Crossovers vão ter, foram projetados "TAMBÉM" para serem offroad e muitos deles são 4x4.

    Os outros da categoria dele que tem mais característica de carro do que de 4x4 além do Tiguan e o Forester que você citou, são Tribeca, XC60, RAV4, Santa Fé... Freelander 2 já está um pouco mais para offroad.

    Entre as tuas opções, o Tiguan é um belo carro com tecnologia de ponta, e é mais veloz que o Jetta, é um 2.0 Turbo contra um 2.5 aspirado, avaliei o Tiguan antes de escolher e já andei com o Jetta...

    Não comprei por que achei o porta malas pequeno e tenho dúvidas quanto à política de importação da VW Brasil que não acho muito confiável.

    Quanto ao aspecto, a traseira do Space Fox foi derivada dele e o Gol foi inspirado quase que 100%... Quando você olha pra ele na rua parece pequeno, parece um Gol bombado com traseira de Space Fox.

    Forester... Anda muito, principalmente a XT Turbo, o motor é o ponto alto do carro, bem ágil como você quer. Contras... Atendimento CAOA principalmente quanto à manutenção, design melhorou, mais ainda é 1/2 quadrado.

    Agora se gostar do carro e de SUBARU vai ter recompra garantida por parte deles na troca, mas aí é casar com a Marca.

    Teste tudo o que você puder na faixa de preço que pretende investir e boa escolha.

  • #3
    Olá, Mauro.

    Na verdade, tenho usado bem pouco a Outlander, pois é o carro de uso da minha esposa. Não me entenda mal, o carro é ótimo, apenas um pouco grande pro meu gosto e tenho a impressão (pode ser apenas impressão mesmo), que de o Tiguan e o Forester XT têm um comportamento mais "esportivo". Como ainda não os dirigi, posso mudar de opinião.
    Sempre gostei de VW, o que me desanimou um pouco é o despreparo das concessionárias, que, embora numerosas, por incrível que pareça desconhecem o produto, o que já me causou retornos desnecessários. Agora que o produto em si é bom (Tiguan), não tenho dúvida.
    E no Forester, me atrai exatamente o motor, além da fama de resistência. Minha esposa tinha uma Tucson, portanto conheço bem como funciona o grupo CAOA, no entanto, para serviços mais complexos não poderíamos lançar mão de outras oficinas, especializadas na marca, mesmo que não autorizadas?
    Quanto ao Tribeca e XC60, já ficam numa categoria superior de preço, já batem no X1 da BMW.

  • #4

    Reforço minha última frase

    Como te disse... Teste tudo que puder...

    Ande mais com o Outlander para ver se você se acostuma... Ao testar os outros vai ver que todos são parecidos quanto ao comportamento (Achei o Santa Fé com a suspensão mais mole, joga mais em curva por exemplo, mas no geral é parecido), não vai ser como num carro baixo... Isso esquece.

    Talvez você não se acostume com carro alto, mas sinceramente eu não conheço quem queira voltar para carro de passeio.

    Todas as conveniências num só você não vai encontrar... Questão do que se adequa ao seu estilo.

    Boa sorte !
    4X4 Brasil

  • #5

    suvs

    cinglez e mauro sb boa noite,

    algumas considerações por quem atualmente tb tem um forester xt e já passei por hilux 4x4 japonesa até azera.

    sua necessidade é: carro que encare a buraqueira de sp sem sofrer tanto e eventualmente o uso em estradas de terra e praia. pelo jeito você não irá subir dunas e nem entrar em facões então não precisará de um autêntico 4x4 e sim todas e quaisquer versões light, claro que algumas são mais light ainda como captiva, crv etc, os crossovers urbanos 4x4 que nenhum proprietário usa o 4x4.

    antes de comprar esse xt, testei santa fé e tive a mesma impressão do mauro, acrescento ainda, que me pareceu um landau. a direção não é direta e é lenta e mole demais e o motor era muito ruim, MAS, o carro mudou e, agora tem novo motor e deve ter recebido outros ajustes, então vale um teste d (TD).

    andei de outlander e gostei. carro esperto, bom de dirigir, motor V6 que parece que ganhou uns cv agora (de 220 pra 240cv). o que eu não gosto na mit é a assistência pós venda (ruim e cara), prestada pelo grupo sr (souza ramos), que também cuida da marca suzuki no brasil, infelizmente.

    tiguan não andei, então não posso falar.

    não sei qual é a sua vontade financeira e alguns carros como os volvo, tribeca, sw4 diesel e V6 entre outros estão "fora" pois ultrapassam em muito tiguan, xt, outlander, santa fé, captiva, crv, ...

    sobre o xt. consumo depende e muuito do seu pé, mas com andando tranquilamente e com pouco trânsito, acredite, mas consegue se fazer entre 9,5 e 10 km/L e na estrada, 12. em relação ao desempenho (motores) prefiro muito mais os motores subaru aos motores vw, tem muito carro da marca com mais de 300.000 km andando por aí. mas pelo jeito você troca de carro cada 2 ou no máximo 3 anos então não se preocupe com isso. as peças são caras? são. mas o carro não quebra, é muito forte. e sobre aceleração, retomada etc, não tenho certeza, mas ACHO que ele é melhor que todos os outros. é um carro que se você realmente acelerar / abusar precisa de um curso de pilotagem. a tração dele é 4x4 como os outros mas é integral, permanente, não precisa acionar e desligar. se não me engano a outlander também é, aliás um dos carros que gosto bastante (achei feia a frente da versão 2009, tipo tubarão, mas isso é pessoal por favor). você pode ver o desempenho do xt em vídeos na internet, que mostram que ele não é 4x4 tão light assim, mas como você nem vai passar por rios (precisará de um snorkel) e dunas fique tranquilo porque os outro também podem te atender. um detalhe. quando tirei o carro percebi um barulho na suspensão traseira, liguei e retornei. fui falar direto com o gerente da oficina. descobriram um amortecedor com defeito no auto nivelamento (quando se põe carga ele retorna à posição original sem ficar "empinado"). trocaram na hora e agora já está com quase 10mkm e logo irá para revisão, mas está perfeito.

    freelander não é muito mais offroad que esses citados, mas, como se sabe, ele é mais beberrão por exemplo, mas um carro a ser considerado também. não sei quando chega o novo... precisa descobrir pra evitar perder $. off mesmo é a defender.

    outra coisa. faz tempo que a subaru não faz recompra...

    sobre a venda desses modelos é difícil saber qual desvaloriza mais ou menos. é um nicho específico e cada marca tem sua legião de fãs. vou usar como exemplo um carro que já tive: azera. todo mundo falou que o carro seria ruim de venda, que iria perder muito e isso e aquilo e perdi o que todo mundo perde: 15% como QUASE todo carro perde. se você comprou seu jetta em 08/09 saberá do que estou falando. seu carro era mais caro quando comprou do que agora e sei disso porque também pensei num jetta, mas acabei optando pelo azera.

    espero ter ajudado.

    abras

  • #6

    SUVs

    d_fismann, de que cidade vc é? Tenho ouvido estórias tristes a respeito da assistência técnica da Subaru, em especial por fazer parte do grupo CAOA. O meu medo é precisar e o carro ficar meses parado por falta de peças.

    Quanto à qualidade do produto, creio que um teste entre XT e Tiguan tirarão minha dúvida. Vou procurar dirigir mais o carro da patroa tb. De qualquer forma, não compraria outra Outlander pra ficar com 2, rsrs.

    CRV? O motor não me atrai.

    Tucson? Já tivemos e não gostei. Acho fraco, molenga, e "pobre" de equipamentos / refinamento. Por ser Hyundai tb, tenho má impressão de Santa Fé. Fora que tem o mesmo fator CAOA.

    Captiva? DEUS ME LIVRE

    Como a assistência da VW não é lá uma maravilha tb, considero fortemente a XT. Mas acho que só testando mesmo. Ela me parece ser mais "maquina", enquanto o Tiguan parece ser mais refinado.

    Obrigado
    4X4 Brasil

  • #7

    Dá uma olhada nessa matéria, talvez te ajude...

    Aqui você não acha grandes comparativos, veja esse da Truck Trend... Tem um Mazda no meio mas a comparação é boa.

    http://www.trucktrend.com/roadtests/...en_tiguan.html

    d fismann, respeito sua opinião quanto ao carro, gosto não se discute... Mas pra te dar uma informação "quente" sobre SUBARU, um amigo meu acabou de trocar seu 3o. nesse esquema de recompra (Pagam tabela), só que obviamente envolvendo um zero.

  • #8
    Usuário Avatar de adrianoteles
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    29/07/2010
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    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por d_fismann Ver Post
    cinglez e mauro sb boa noite,

    algumas considerações por quem atualmente tb tem um forester xt e já passei por hilux 4x4 japonesa até azera.

    sua necessidade é: carro que encare a buraqueira de sp sem sofrer tanto e eventualmente o uso em estradas de terra e praia. pelo jeito você não irá subir dunas e nem entrar em facões então não precisará de um autêntico 4x4 e sim todas e quaisquer versões light, claro que algumas são mais light ainda como captiva, crv etc, os crossovers urbanos 4x4 que nenhum proprietário usa o 4x4.

    antes de comprar esse xt, testei santa fé e tive a mesma impressão do mauro, acrescento ainda, que me pareceu um landau. a direção não é direta e é lenta e mole demais e o motor era muito ruim, MAS, o carro mudou e, agora tem novo motor e deve ter recebido outros ajustes, então vale um teste d (TD).

    andei de outlander e gostei. carro esperto, bom de dirigir, motor V6 que parece que ganhou uns cv agora (de 220 pra 240cv). o que eu não gosto na mit é a assistência pós venda (ruim e cara), prestada pelo grupo sr (souza ramos), que também cuida da marca suzuki no brasil, infelizmente.

    tiguan não andei, então não posso falar.

    não sei qual é a sua vontade financeira e alguns carros como os volvo, tribeca, sw4 diesel e V6 entre outros estão "fora" pois ultrapassam em muito tiguan, xt, outlander, santa fé, captiva, crv, ...

    sobre o xt. consumo depende e muuito do seu pé, mas com andando tranquilamente e com pouco trânsito, acredite, mas consegue se fazer entre 9,5 e 10 km/L e na estrada, 12. em relação ao desempenho (motores) prefiro muito mais os motores subaru aos motores vw, tem muito carro da marca com mais de 300.000 km andando por aí. mas pelo jeito você troca de carro cada 2 ou no máximo 3 anos então não se preocupe com isso. as peças são caras? são. mas o carro não quebra, é muito forte. e sobre aceleração, retomada etc, não tenho certeza, mas ACHO que ele é melhor que todos os outros. é um carro que se você realmente acelerar / abusar precisa de um curso de pilotagem. a tração dele é 4x4 como os outros mas é integral, permanente, não precisa acionar e desligar. se não me engano a outlander também é, aliás um dos carros que gosto bastante (achei feia a frente da versão 2009, tipo tubarão, mas isso é pessoal por favor). você pode ver o desempenho do xt em vídeos na internet, que mostram que ele não é 4x4 tão light assim, mas como você nem vai passar por rios (precisará de um snorkel) e dunas fique tranquilo porque os outro também podem te atender. um detalhe. quando tirei o carro percebi um barulho na suspensão traseira, liguei e retornei. fui falar direto com o gerente da oficina. descobriram um amortecedor com defeito no auto nivelamento (quando se põe carga ele retorna à posição original sem ficar "empinado"). trocaram na hora e agora já está com quase 10mkm e logo irá para revisão, mas está perfeito.

    freelander não é muito mais offroad que esses citados, mas, como se sabe, ele é mais beberrão por exemplo, mas um carro a ser considerado também. não sei quando chega o novo... precisa descobrir pra evitar perder $. off mesmo é a defender.

    outra coisa. faz tempo que a subaru não faz recompra...

    sobre a venda desses modelos é difícil saber qual desvaloriza mais ou menos. é um nicho específico e cada marca tem sua legião de fãs. vou usar como exemplo um carro que já tive: azera. todo mundo falou que o carro seria ruim de venda, que iria perder muito e isso e aquilo e perdi o que todo mundo perde: 15% como QUASE todo carro perde. se você comprou seu jetta em 08/09 saberá do que estou falando. seu carro era mais caro quando comprou do que agora e sei disso porque também pensei num jetta, mas acabei optando pelo azera.

    espero ter ajudado.

    abras


    d_fismann, sua XT está fazendo 9,5, 10,0 km/l e 12,0 na estrada? me ensina, a minha é a 2.0 e faz 8,5 a 9,5, e na estrada (brasilia - pirenópolis: 120km) faz a mesma coisa, olha que eu nao ultrapassei os 4000rpm nos primeiros 2500km como manda o manual para amaciar o motor e atualmente ela está com 3500km. a sua sempre fez esse consumo ou melhorou depois de um certo ponto?

    abraço
    4X4 Brasil

  • #9
    Citação Postado originalmente por adrianoteles Ver Post
    d_fismann, sua XT está fazendo 9,5, 10,0 km/l e 12,0 na estrada? me ensina, a minha é a 2.0 e faz 8,5 a 9,5, e na estrada (brasilia - pirenópolis: 120km) faz a mesma coisa, olha que eu nao ultrapassei os 4000rpm nos primeiros 2500km como manda o manual para amaciar o motor e atualmente ela está com 3500km. a sua sempre fez esse consumo ou melhorou depois de um certo ponto?

    abraço
    Oi Adriano, a questão é que por incrível que pareça, nem sempre o carro mais potente é mais gastão, ou muito mais gastão. Um outro forista na pg anterior falou que a XT dele também faz 8,5, e também aqui em BSB.

    Aliás, o turbo então é muito bom nesse aspecto, se vc anda pianinho, ele consome como 2.5 aspirado. Mas se vc crava o pé ele bebe como 4.0, 5.0... Digo isso porque meu carro atual é turbo (audi a4) e esse mês, aqui em BSB, estou fazendo perto de 11km/l nele! Andando pianinho, claro, mas quando se precisa de torque, pise um pouco mais e ele dá um pulo!

  • #10
    Usuário
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    Bem amigo, somos parecidos, venho de Fusion e Jetta, Não pude pegar a XT mas fui de XS TOP, subaru sem duvida, estou impressionado com o carro, não pretendo mais sair da marca.
    Abraço.

  • #11
    AwLacerda, na XS TOP vc não sentiu falta de mais marchas? O desempenho te satisfaz, vindo do Jetta?

    Obrigado

  • #12

    Dúvidas para os donos de XT

    Pessoal, no site:

    http://www.nihoncar.com/en/review-48...ter+Turbo.html

    a XT aparece com alguns ítens que acredito que aqui no Brasil não existam. Fiquei interessado especialmente no SI-Drive, que aparentemente ajusta o módulo de injeção para necessidades mais esportivas ou econômicas. Outro item é a partida por botão.

    Pelo que vejo esta é uma especificação que nem nos EUA existe, parece ser Japão ou Austrália (o volante é do lado direito).

    Alguém tem alguma informação sobre o SI-Drive? Na XT que vende aqui realmente não tem né?

    O que é que chamam de "Sport Shift" aqui no site da Subaru - Br, é apenas a troca sequencial de marchas ou existe alguma função Sport, como no câmbio do Jetta?

    Mais uma coisa: é possível desligar o controle de tração / estabilidade?

    Abraço a todos.

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