x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50

Como preservar vossos cardãs :( Me salvei de uma bomba

Boa Noite caros amigos,

Como já eh de conhecimento de vcs, tenho um Ranger XLT 2002, a viatura tá com 161 Mil KM Rodados, e comprei ela com 150 MIL KM Rodados, pela primeira vez ela me deixou na mão

Fui para uma cidade do interior, onde tinha que passar por 18 KM de estrada de chão, acontece que estava chovendo muito e essa estrada tem fama de muitos ficarem atolados lá (Normalmente com carros de passeio), fiquei feliz, pois finalmente poderia colocar em uso o 4 X 4 da minha caminhonete, e realmente a estrada estava cheia de erosões e muitos atoleiros, onde o 4x4 da ranger, apesar de eu ter os pneus Scorpion AT da Pirelli cumpriu sua missão, mas ao sair da cidade ouvi um estalo na dianteira, logo parei e fui verificar, andei mais meio metro e deu o estalo novamente, acontece que era um estalo forte que ela nunca tinha feito antes, como fosse um dente do diferencial quebrado, acontece que ela fazia esse estalo tanto com a 4x4 ligada como desligada conclusão não quis forçar e acabei acionando o guincho da seguradora.

Na oficina segundo o mecanico, era problema no cardã da frente do (4x4) e que tinha que trocar, R$ 1600,00 original mais mão de obra, acontece que dai pedi pra eles tirarem o cardã (com problema) que andaria sempre 4x2 até resolver o problema, assim eles fizeram, dai olhei e realmente estava muito duro o rolamento etc, não me conformei em ter que trocar um peça que custa 1600 latinhas por causa de um rolamento, como nessa oficina trabalha um amigo meu pedi pra ele desmontar o dito cardã, (a parte do rolamento) pra mim avaliar, pois estava na esperança de poder trocar soh o sistema do rolamento etc.

Ele desmontou dai descobrirmos o problema, a coifa havia ressecado e entrado sujeira/agua etc dentro do rolamento, mas como eu não havia forçado, andado dando os estalos, estava bom o rolamento e tudo mais, depois de 1 hora e meia de serviço o mecanico havia desmontado todo o mecanismo e lavado com tinner (acho que eh assim que se escreve), e montado com a devida graxa etc, pronto pra por no lugar, depois de montado na caminhonete foi soh alegria, pegamos um barrinho e funcionou que eh uma blz, sem estalos e melhor de tudo, eu soh gastando 2 horas de mão de obra, e um saché de graxa (grafite) e uma coifa de não sei que homocinética que pegamos na seção de peças para adptar.

Então fica a dica, que todos ja sabem, mas não custa relembrar, sempre questione e tente metodos alternativos, acaba saindo bem mais em conta, e verifiquem a coifa das vossas viaturas para ver se não estão ressecadas e podem rasgar ocasionando um custo bem maior.
    E se ouvir/sentir algo diferente eh melhor parar do que forçar né

Um grande abraço a todos, acho que ficou meio longo o texto mas não pude deixar de compartilhar minha experiencia, pois pode ser util para vcs também, como as vossas experiencias me ajudaram também.

Um grande abraço a todos

Soh lembrando pessoal, eu uso regularmente o 4x4 da minha viatura, no entanto engato o 4x4 uma vez por semana soh pra não enferujar

Mas essa foi a primeira vez que usei o 4x4 por que realmente precisava, estava chovendo a 2 dias, e tava um lamaçal que dava gosto de ver.

Um grande abraço a todos

no manual da ranger não fala o periodo para ligar o 4x4 para fazer lubrificação qual seria o tempo ideal para ligar (kilomentragem,dia,mês) ou não precisa fazer ela se auto lubrifica ?

Esse procedimento é desnecessário se a Ranger for do ano 2000 em diante. Por não possuírem roda livre, todo o conjunto da tração esta em movimento todo o tempo independe de estar em 4x2 ou 4x4.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Esse procedimento é desnecessário se a Ranger for do ano 2000 em diante. Por não possuírem roda livre, todo o conjunto da tração esta em movimento todo o tempo independe de estar em 4x2 ou 4x4.
    Mas ainda sim seria interessante para o motorzinho elétrico, que após muito tempo de uso, pode aparecer uma crosta de sujeira entre os contatos, e quando ativado o 4x4, ele não dará contato. É interessante acionar 4x4 a 4x4LOW para fazer o disquinho girar e além disso, testar o engate elétrico.

[]s sem o motorzinho elétrico...

Certo. Poder ser com a Ranger parada mesmo. É só esperar as luzes acenderem e desligar em seguida...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Colega Julio Cesar, não que se vc não usar o 4 x 4, ele vai enferujar, isso foi figura de liguagem minha

O meu problema ocorreu por causa do rompimento da coifa, entrando sujeira barro/agua.

Mas eh bom vc sempre acionar pra ver se esta tudo ok, pois se não engatar a tração vc manda logo ver, isso seria desagradavel falhar no meio de um atoleiro.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    A coifa que referes é da homocinética do cardan dianteiro? Quando ela estraga o pessoal tem o costume de colocar uma cruzeta. Segundo o Walter ica com um pouco de ruido, porém o R$ compensa.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Ruído não, vibração...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    emerson,

Boa dica

Por isso é importante não ficarmos só nas maos dos mecânicos para manutençao básica ou corretiva, antes de levar o carro no meca verifico eu mesmo o defeito, acompanho o diagnóstico e após o serviço feito verifico o resultado, pelo menos uma vez por mês levanto o carro numa -troca de óleo- e vejo por baixo tudo o q poderia estar fora do lugar.

Com este método costumo ajudar o meca a diagnosticar o defeito, e nao foram poucas as vezes que evitei trocar peças desnecessariamente ou tive que voltar no meca com o mesmo defeito (nesse caso negocio a diferença de $$ do serviço anterior) e outras vezes também finalizo e faço o acabamento dos serviços em casa, isso pq em oficinas que tem um monte de carros esperando pros meca ganhar $$ eles costumam fazer o mínimo necessário e não dão muito acabamento.

Walter,

Mesmo o conjunto sendo balanceado num torneiro tem vibração?

valeu

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Agradecimentos: 0
    A minha eu pus cruzeta de jeep, mas tenho roda livre manual pra desativar tudo. Realmente a velocidades maiores (acima de 100) nota-se uma pequena vibração quando a roda livre ta ligada.

ALguém sabe dizer se o cardã da ranger 4x2 tem junta esférica? Alguém tem alguma foto do mesmo?

Obrigado.

[]'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem