Boa Noite caros amigos,
Como já eh de conhecimento de vcs, tenho um Ranger XLT 2002, a viatura tá com 161 Mil KM Rodados, e comprei ela com 150 MIL KM Rodados, pela primeira vez ela me deixou na mão

Fui para uma cidade do interior, onde tinha que passar por 18 KM de estrada de chão, acontece que estava chovendo muito e essa estrada tem fama de muitos ficarem atolados lá (Normalmente com carros de passeio), fiquei feliz, pois finalmente poderia colocar em uso o 4 X 4 da minha caminhonete, e realmente a estrada estava cheia de erosões e muitos atoleiros, onde o 4x4 da ranger, apesar de eu ter os pneus Scorpion AT da Pirelli cumpriu sua missão, mas ao sair da cidade ouvi um estalo na dianteira, logo parei e fui verificar, andei mais meio metro e deu o estalo novamente, acontece que era um estalo forte que ela nunca tinha feito antes, como fosse um dente do diferencial quebrado, acontece que ela fazia esse estalo tanto com a 4x4 ligada como desligada

Na oficina segundo o mecanico, era problema no cardã da frente do (4x4) e que tinha que trocar, R$ 1600,00 original mais mão de obra, acontece que dai pedi pra eles tirarem o cardã (com problema) que andaria sempre 4x2 até resolver o problema, assim eles fizeram, dai olhei e realmente estava muito duro o rolamento etc, não me conformei em ter que trocar um peça que custa 1600 latinhas por causa de um rolamento, como nessa oficina trabalha um amigo meu pedi pra ele desmontar o dito cardã, (a parte do rolamento) pra mim avaliar, pois estava na esperança de poder trocar soh o sistema do rolamento etc.
Ele desmontou dai descobrirmos o problema, a coifa havia ressecado e entrado sujeira/agua etc dentro do rolamento, mas como eu não havia forçado, andado dando os estalos, estava bom o rolamento e tudo mais, depois de 1 hora e meia de serviço o mecanico havia desmontado todo o mecanismo e lavado com tinner (acho que eh assim que se escreve), e montado com a devida graxa etc, pronto pra por no lugar, depois de montado na caminhonete foi soh alegria, pegamos um barrinho e funcionou que eh uma blz, sem estalos e melhor de tudo, eu soh gastando 2 horas de mão de obra, e um saché de graxa (grafite) e uma coifa de não sei que homocinética que pegamos na seção de peças para adptar.
Então fica a dica, que todos ja sabem, mas não custa relembrar, sempre questione e tente metodos alternativos, acaba saindo bem mais em conta, e verifiquem a coifa das vossas viaturas para ver se não estão ressecadas e podem rasgar ocasionando um custo bem maior.
E se ouvir/sentir algo diferente eh melhor parar do que forçar né

Um grande abraço a todos, acho que ficou meio longo o texto mas não pude deixar de compartilhar minha experiencia, pois pode ser util para vcs também, como as vossas experiencias me ajudaram também.
Um grande abraço a todos