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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Beto Murad
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    27/01/2008
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    Eixo dianteiro (Dana 30) - aguenta esta configuração???




    Amigos Engeseiros,

    acabei de trocar o motor 4cc gasolina do meu Engesa FI por um motor Nissan TD-27 (115 cv), coloquei também a redução da toyband e pneus tork 265/70/16 (montados na carcaça dos pneus da L-200 Triton) que sao mais largos que os 265 tradicionais.

    Aqui no Acre fazemos trilhas muito pesadas, nosso solo predominante é argiloso, porém muito grudento e pesado.

    Visto o exposto anteriormente, os amigos acham que terei problema com o eixo dianteiro (Dana 30)? Acham interessante a substituição pelo Dana 44 próprio para Engesa vendido no mercado brasileiro?

    Com a certeza que irei receber ajuda dos amigos,
    agradeço antecipadamente,

    Beto Murad
    Engesa FI - Tucandeira - TD27 + Tcase ToyBand + Full Lock + 75% diant. + Work 15000 lb
    F-250 CS 4x4 2008
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  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Beto!

    Muitos te falarão que aguenta, outros te falarão que não aguenta.

    O grande problema do D30, no meu ponto de vista, não é a resistência, pois sairam muitas F75, Rural e Jeep, com canela fina, que é a mesma tubeira do D30 do engesa, mais sim a falta de relação no mercado.

    Para ter uma idéia, tem a da pampa 4x4, opala 4 e 6 cil.

    Para vc que trocou o motor, sentirá falta de uma relação um pouco mais longa.

    No meu caso específico, coloquei uma 11x45, e para tanto, efetuei a troca da bolota.

    O que ocorre, é que quando o pessoal troca a bolota, já faz um up no eixo, para deixa-lo putaqueparilzante!!

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Os Wanglers usam Dana 30 com pneuzão sem problemas ...
    O Cesar , aqui do Forum , tem um Wangler com pneus 35 e faz trilha pesada ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -480x_aup366796frente.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de Cabelo F1
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    Dana 30

    Eu tennho Dana 30 a no F1 a mais de 7 anos, nunca tive problemas!
    -Tenho Pneus 33"
    -Motor pesado maxion.
    -Guincho mecanico.


    Sempre que faço trilha onde os eixos ficam mergulhados em agua (lama) após a trilha eu troco o oleo do diferencial, principalmente o eixo da frente.

    Obs.: Estou ciente que o Dana 30 é um pouco menos resitente, por isto eu tiro a diferença no (pé), evito de dar tranços, desta maneira estou com ele a mais de 7 anos andando em afasto e fazendo trilha tipo (pamonha e outras...), eu acho que sabendo usar não não vai quebrar.
    No meu ponto de vista o Pneu 33" esta no limite maximo para esta configuração de eixo.

    sds
    Cabelo F1

  • #5
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Se sua tocada for bruta, solta a embreagem sem dó, dá tranco ao trocar de marchas, as chances de quebra sao enormes. até mesmo com o D44.

    Mas se for uma tocada tranquila, sem trancos na transmissão, é provavel que dure um tempinho.

    Segundo uma revista americana que li semana passada, o D30 é recomendado até 33'. D44 até 37' e a partir dai D60 ou maiores...
    Claro que isso depende do tipo de trilha e do pé do motorista..
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #6
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Opa, Beto, poste fotos do seu Engesa pra gente conhecer, e tb do motor... eu não conheço este motor, ele saiu em que carro??

    Abraços.
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #7
    Usuário Avatar de GH
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    O motor 2.7 da Nissan é bem tranquilo, pode usar o D30 sem medo.

    Claro que rebocar jipes atolados em marcha ré não é aconselhável com eixo nenhum (ou quase)
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #8
    Usuário Avatar de Beto Murad
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    Pessoal,
    agradeço a todos os esclarecimentos. A minha tocada é "Bruta", e as trilhas que faço também. Concluí que realmente devo trocar o eixo, para calçar um bloqueio, já que a relação 44x9 ficou perfeita pra mim (não quero andar mais que 80 Km/h no asfalto). Desse modo tenho um carro mais reduzido (melhor p/ barro) e que não me deixe puxar muito no asfalto. Além das trilhas uso O Engesa pra ir a fazenda no período chuvoso, são 20 Km de ramal (pior que a transamazonica), por isso preciso de um carro voltado mais ao barro que ao asfalto.

    Mais uma vez, agradeço a todos e me ponho a disposição dos amigos ao que precisarem.

    Beto Murad
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  • #9
    Usuário Avatar de Beto Murad
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Beto!

    Muitos te falarão que aguenta, outros te falarão que não aguenta.

    O grande problema do D30, no meu ponto de vista, não é a resistência, pois sairam muitas F75, Rural e Jeep, com canela fina, que é a mesma tubeira do D30 do engesa, mais sim a falta de relação no mercado.

    Para ter uma idéia, tem a da pampa 4x4, opala 4 e 6 cil.

    Para vc que trocou o motor, sentirá falta de uma relação um pouco mais longa.

    No meu caso específico, coloquei uma 11x45, e para tanto, efetuei a troca da bolota.

    O que ocorre, é que quando o pessoal troca a bolota, já faz um up no eixo, para deixa-lo putaqueparilzante!!

    Abraços.

    Kim.


    Grande Kim,
    é a primeira vez que conversamos, mas já faz uns 3 anos que venho acompanhando sua trajetória com os Engesas e tentando "copiar" algumas de suas experiências para o meu.

    O meu maior problema com o diferencial é a dúvida se vai aguentar cacete (cacete mesmo, sem dó). E aquela velha história.... bloqueio para o dana 30 só estes spool, que quebram até a alma, e eu preciso de um bloqueio na dianteira (penso no TRPC da Ensimec). Para o eixo traseiro estou pensando em por o Full lock fase 4 (Ensimec também) o que acha?

    A relação vou manter a original, pois ela "segura" meu pé no asfalto, e evita muita troca de marcha na lama.

    Acha que está correto o meu raciocínio? aceito opiniões. heeheheh

    Abraços,

    Beto Murad
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  • #10
    Usuário Avatar de Beto Murad
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    Citação Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    Opa, Beto, poste fotos do seu Engesa pra gente conhecer, e tb do motor... eu não conheço este motor, ele saiu em que carro??

    Abraços.

    Oi João,
    estou apanhando pra postar fotos, ainda não acertei, mas prometo que em breve eu consigo. heheheh
    Este motor saiu na Nissan Frontier japonesa, é um motor bem forte (não tanto quanto um Sprint), resistente, com engrenagem ao invés de correia dentada, e de manutenção muito barata (com R$1000,00 compro todas as peças pra retificá-lo todo) já que moro no Acre e fazemos fronteira com a Bolívia, onde temos uma zona franca de livre comércio.


    Abraços,

    Beto Murad
    Engesa FI - Tucandeira - TD27 + Tcase ToyBand + Full Lock + 75% diant. + Work 15000 lb
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  • #11
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Os Wanglers usam Dana 30 com pneuzão sem problemas ...
    O Cesar , aqui do Forum , tem um Wangler com pneus 35 e faz trilha pesada ...

    Eduardo

    Você sabe qual o modelo desses pneus do wrangler da foto que vc postou? Acho esses pneus muito bacana, será que tem algum pneu em nosso mercado com este desenho? seja recapado ou original?

    abs

    Gustavo
    Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos.

  • #12
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    27/05/2003
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    Bebedouro/SP
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    Citação Postado originalmente por Cabelo F1 Ver Post
    Eu tennho Dana 30 a no F1 a mais de 7 anos, nunca tive problemas!
    -Tenho Pneus 33"
    -Motor pesado maxion.
    -Guincho mecanico.


    Sempre que faço trilha onde os eixos ficam mergulhados em agua (lama) após a trilha eu troco o oleo do diferencial, principalmente o eixo da frente.

    Obs.: Estou ciente que o Dana 30 é um pouco menos resitente, por isto eu tiro a diferença no (pé), evito de dar tranços, desta maneira estou com ele a mais de 7 anos andando em afasto e fazendo trilha tipo (pamonha e outras...), eu acho que sabendo usar não não vai quebrar.
    No meu ponto de vista o Pneu 33" esta no limite maximo para esta configuração de eixo.

    sds
    Cabelo F1
    Eu sempre tive Dana 30 na dianteira com pneus 35". Faz mais de 8 anos que estou com o Engesa e até hoje só tive um problema, e não foi por uso inadequado nem por fragilidade do eixo. A trava do pino da cx satélite soltou, o pino escorregou, quebrou e mastigou alguns dentes de 2 planetárias da caixa. Mais nada!
    É um eixo mais fraco que um Dana 44, mas sabendo dosar o pé aguenta bem na minha opinião.

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