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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Beto Murad
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    Eixo dianteiro (Dana 30) - aguenta esta configuração???




    Amigos Engeseiros,

    acabei de trocar o motor 4cc gasolina do meu Engesa FI por um motor Nissan TD-27 (115 cv), coloquei também a redução da toyband e pneus tork 265/70/16 (montados na carcaça dos pneus da L-200 Triton) que sao mais largos que os 265 tradicionais.

    Aqui no Acre fazemos trilhas muito pesadas, nosso solo predominante é argiloso, porém muito grudento e pesado.

    Visto o exposto anteriormente, os amigos acham que terei problema com o eixo dianteiro (Dana 30)? Acham interessante a substituição pelo Dana 44 próprio para Engesa vendido no mercado brasileiro?

    Com a certeza que irei receber ajuda dos amigos,
    agradeço antecipadamente,

    Beto Murad
    Engesa FI - Tucandeira - TD27 + Tcase ToyBand + Full Lock + 75% diant. + Work 15000 lb
    F-250 CS 4x4 2008
    Ex CJ-5 - X-Tudo

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Beto!

    Muitos te falarão que aguenta, outros te falarão que não aguenta.

    O grande problema do D30, no meu ponto de vista, não é a resistência, pois sairam muitas F75, Rural e Jeep, com canela fina, que é a mesma tubeira do D30 do engesa, mais sim a falta de relação no mercado.

    Para ter uma idéia, tem a da pampa 4x4, opala 4 e 6 cil.

    Para vc que trocou o motor, sentirá falta de uma relação um pouco mais longa.

    No meu caso específico, coloquei uma 11x45, e para tanto, efetuei a troca da bolota.

    O que ocorre, é que quando o pessoal troca a bolota, já faz um up no eixo, para deixa-lo putaqueparilzante!!

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Os Wanglers usam Dana 30 com pneuzão sem problemas ...
    O Cesar , aqui do Forum , tem um Wangler com pneus 35 e faz trilha pesada ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -480x_aup366796frente.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de Cabelo F1
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    Dana 30

    Eu tennho Dana 30 a no F1 a mais de 7 anos, nunca tive problemas!
    -Tenho Pneus 33"
    -Motor pesado maxion.
    -Guincho mecanico.


    Sempre que faço trilha onde os eixos ficam mergulhados em agua (lama) após a trilha eu troco o oleo do diferencial, principalmente o eixo da frente.

    Obs.: Estou ciente que o Dana 30 é um pouco menos resitente, por isto eu tiro a diferença no (pé), evito de dar tranços, desta maneira estou com ele a mais de 7 anos andando em afasto e fazendo trilha tipo (pamonha e outras...), eu acho que sabendo usar não não vai quebrar.
    No meu ponto de vista o Pneu 33" esta no limite maximo para esta configuração de eixo.

    sds
    Cabelo F1

  • #5
    Usuário Avatar de zeca_cj
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    Se sua tocada for bruta, solta a embreagem sem dó, dá tranco ao trocar de marchas, as chances de quebra sao enormes. até mesmo com o D44.

    Mas se for uma tocada tranquila, sem trancos na transmissão, é provavel que dure um tempinho.

    Segundo uma revista americana que li semana passada, o D30 é recomendado até 33'. D44 até 37' e a partir dai D60 ou maiores...
    Claro que isso depende do tipo de trilha e do pé do motorista..
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #6
    Usuário Avatar de JOÃO R.
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    Opa, Beto, poste fotos do seu Engesa pra gente conhecer, e tb do motor... eu não conheço este motor, ele saiu em que carro??

    Abraços.
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #7
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    Citação Postado originalmente por Cabelo F1 Ver Post
    Eu tennho Dana 30 a no F1 a mais de 7 anos, nunca tive problemas!
    -Tenho Pneus 33"
    -Motor pesado maxion.
    -Guincho mecanico.


    Sempre que faço trilha onde os eixos ficam mergulhados em agua (lama) após a trilha eu troco o oleo do diferencial, principalmente o eixo da frente.

    Obs.: Estou ciente que o Dana 30 é um pouco menos resitente, por isto eu tiro a diferença no (pé), evito de dar tranços, desta maneira estou com ele a mais de 7 anos andando em afasto e fazendo trilha tipo (pamonha e outras...), eu acho que sabendo usar não não vai quebrar.
    No meu ponto de vista o Pneu 33" esta no limite maximo para esta configuração de eixo.

    sds
    Cabelo F1
    Eu sempre tive Dana 30 na dianteira com pneus 35". Faz mais de 8 anos que estou com o Engesa e até hoje só tive um problema, e não foi por uso inadequado nem por fragilidade do eixo. A trava do pino da cx satélite soltou, o pino escorregou, quebrou e mastigou alguns dentes de 2 planetárias da caixa. Mais nada!
    É um eixo mais fraco que um Dana 44, mas sabendo dosar o pé aguenta bem na minha opinião.

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Gustavo , tb sou fã de pneus com cravos nas laterais ... o da foto parece ser um Maxxis MT , mas nem faço idéia que pneu é ... segue link com alguns pneus pra estudo ...
    http://www.pneusfacil.com.br/info/pneus_offroad.php

    Tb nunca tive nenhum problema com o Dana 30 , inclusive rodei 3 meses com Dana 30 em 4x4 atras de peças pro Dana 44 tras. que tinha quebrado coroa e pinhão , e andava na boa , 100 km/h , sem problema nenhum ... ja fiz muita trilha pesada e o que já quebrou 3 vezes foi o tras.
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Os Wanglers usam Dana 30 com pneuzão sem problemas ...
    O Cesar , aqui do Forum , tem um Wangler com pneus 35 e faz trilha pesada ...

    Eduardo

    Você sabe qual o modelo desses pneus do wrangler da foto que vc postou? Acho esses pneus muito bacana, será que tem algum pneu em nosso mercado com este desenho? seja recapado ou original?

    abs

    Gustavo
    Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos.

  • #10
    Usuário Avatar de Beto Murad
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Beto!

    Muitos te falarão que aguenta, outros te falarão que não aguenta.

    O grande problema do D30, no meu ponto de vista, não é a resistência, pois sairam muitas F75, Rural e Jeep, com canela fina, que é a mesma tubeira do D30 do engesa, mais sim a falta de relação no mercado.

    Para ter uma idéia, tem a da pampa 4x4, opala 4 e 6 cil.

    Para vc que trocou o motor, sentirá falta de uma relação um pouco mais longa.

    No meu caso específico, coloquei uma 11x45, e para tanto, efetuei a troca da bolota.

    O que ocorre, é que quando o pessoal troca a bolota, já faz um up no eixo, para deixa-lo putaqueparilzante!!

    Abraços.

    Kim.


    Grande Kim,
    é a primeira vez que conversamos, mas já faz uns 3 anos que venho acompanhando sua trajetória com os Engesas e tentando "copiar" algumas de suas experiências para o meu.

    O meu maior problema com o diferencial é a dúvida se vai aguentar cacete (cacete mesmo, sem dó). E aquela velha história.... bloqueio para o dana 30 só estes spool, que quebram até a alma, e eu preciso de um bloqueio na dianteira (penso no TRPC da Ensimec). Para o eixo traseiro estou pensando em por o Full lock fase 4 (Ensimec também) o que acha?

    A relação vou manter a original, pois ela "segura" meu pé no asfalto, e evita muita troca de marcha na lama.

    Acha que está correto o meu raciocínio? aceito opiniões. heeheheh

    Abraços,

    Beto Murad
    Engesa FI - Tucandeira - TD27 + Tcase ToyBand + Full Lock + 75% diant. + Work 15000 lb
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  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    Exclamation

    voce tem um engesa e usa 13x46 no dana 30 ...dianteiro correto...
    se mudar para 13x43 que é dos opalas 6 cilndros dana 30 (acha facil) e barato nos ferro velhos) e bom preço nas auto peças.... e o traseiro 13x43 se for dana 44 é da F1000 ou dana 46 é da F1000 4x4... novos é menos de 1000,00 e usados acho no mercado livre a vontade...pesquise e ai não precisa importar nada....
    tem 13x46 neste topico avenda...compra só a relação....
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...ml#post1386256
    4X4 Brasil

  • #12
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    Grande Leonardo,

    obrigado pela dica. Vou procurar esta relaçao 13x43 da F-1000(4x2) para o traseiro tambem, visto que é Dana 44 e 13x43 do opala 6cc para dianteira que é Dana 30.

    grande abraço

    Andre

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